Tecnologia e informação para a logística: como a análise de dados beneficia a tomada de decisão

Nós já falamos várias vezes aqui no blog sobre como a tecnologia auxilia o setor da logística tanto na otimização de processos quanto na redução de custos. Mas os benefícios das inovações tecnológicas vão além. E impactam também na análise de dados e, consequentemente, na tomada de decisões estratégicas para o seu negócio.

A análise é uma etapa fundamental em um software de gestão logística. Afinal, são os dados e estatísticas gerados ao longo do processo de armazenamento, transporte e entrega que vão ajudar os gestores a mensurar e avaliar resultados, além de identificar o que precisa ser readequado para que a logística da empresa seja mais eficiente.

Mas como funciona a análise de resultados?

Para que uma ferramenta de análise funcione é fundamental que ela esteja integrada a outros recursos do software de gestão logística, como roteirizadores e comprovadores de entrega. Assim, é possível extrair e organizar as informações geradas em todas as etapas da cadeia logística.

Ferramentas como o AgilePainel, por exemplo, possuem painéis de indicadores que exibem informações sobre a situação de cada evento. São informações que permitem a avaliação de operações rotineiras como o monitoramento de cada veículo e o status de cada entrega.

Além disso, as plataformas de análise também trazem uma série de funcionalidades que contribuem para aumentar a eficiência das operações logísticas e a produtividade da sua equipe:

  • Informações centralizadas em uma plataforma unificada que garante mais rapidez no acesso e facilita o acompanhamento dos dados em tempo real;
  • Dados mais confiáveis, já que a automação de rotinas elimina processos manuais e permite a definição de permissões e backups que aumentam a segurança da informação;
  • Emissão de relatórios que facilitam a avaliação de todas as etapas do processo logístico e a mensuração dos resultados.

Importância estratégica da análise de dados

A análise dos indicadores logísticos, no entanto, não se restringe às questões operacionais. Além de facilitar a identificação de falhas e gargalos e a readequação de processos, a organização dos dados também permite a visualização da cadeia logística como um todo. Com isso, os gestores podem tomar decisões mais ágeis e assertivas, além de desenvolver novas estratégias para o crescimento do negócio.

Quando uma empresa não faz uma análise de resultados adequada, as decisões acabam sendo baseadas em suposições e hipóteses, o que tende a gerar resultados distantes do ideal. Com o uso de ferramentas de análise, essa situação muda, já que as estratégias passam a ser embasadas por dados concretos.

A avaliação dos resultados deixa de ser baseada em questionamentos como “temos problemas de atraso de entregas” e passa a ser orientada por dados como “a taxa de entregas realizadas fora do prazo foi de 10%”. Com isso, fica mais simples cruzar essas informações com dados sobre as rotas utilizadas naquele período – por exemplo, identificar os fatores que causaram os atrasos e traçar estratégias para minimizar a situação.

Dessa forma, o uso da tecnologia para análise de dados ajuda a logística da sua empresa a aumentar a produtividade, otimizando rotinas e processos, além de contribuir para que o seu negócio tenha um planejamento estratégico consolidado e ganhe maior competitividade no mercado.

Quer conhecer melhor o AgilePainel e saber como as funcionalidades do AgileProcess otimizam a análise do processo logístico da sua empresa? Converse com a gente.