Como a geolocalização é utilizada por um roteirizador de entregas

Você sabe como funciona um sistema de geolocalização ou georeferenciamento? Essa tecnologia se tornou muito popular nos últimos anos e está mais presente no seu dia-a-dia do que você imagina.

 

Os sistemas de geolocalização permitem que um software identifique remotamente onde você está utilizando seu smartphone ou computador conectado à internet e esta informação é ouro para uma infinidade de aplicações.

Atualmente vários setores fazem uso desse recurso, mas aqui vamos saber como a geolocalização tem revolucionado à logística.

O que é e como funciona um sistema de geolocalização?

A geolocalização é a identificação (ou estimativa) da localização geográfica (longitudinal e latitudinal) de um objeto. Esse objeto pode ser o seu celular, seu computador ou, no caso da logística, um caminhão.

sistema de geolocalização AgileProcess
Sistema de Geolocalização da AgileProcess

Os smartphones são os grandes destaques no uso desta tecnologia, pois trazem um dispositivo GPS integrado que se conecta a uma rede de satélites que rodeiam a Terra, devolvendo para o aparelho as coordenadas de sua localização. Esta tecnologia foi disponibilizada para os consumidores comuns na década de noventa e está cada vez mais eficiente e precisa.

Uma vez que diferentes dispositivos podem ser localizados a qualquer momento, um novo universo de aplicações se abriu revolucionando muitas áreas de negócios e entre elas a logística.

Quais são as tecnologias envolvidas nos sistemas de geolocalização?

Para dispositivos como o PC, é preciso que você esteja conectado à internet. Com a conexão estabelecida, é possível acessar o endereço de IP que é a identificação do computador na internet que chega a este computador por um dispositivo de transmissão Wifi ou diretamente por cabo. Assim é possível localizar o dispositivo e determinar o país, estado, cidade e até o CEP de onde ele está localizado.

No caso dos smartphones, quando você ativa a função de GPS, ele coleta a localização diretamente da rede de satélites e envia estas informações, em tempo real para sistemas de gestão e monitoramento. No entanto, para que este envio ocorra é importante que o celular esteja conectado a internet via Wifi ou pacote de dados, como 3G ou 4G.

Como dito,  muitas são as aplicações que utilizam as informações de georeferenciamento para oferta de algum tipo de serviço. Hoje, você pode conhecer pontos turísticos e restaurantes que estão a sua volta utilizando o Google Maps, obter previsão de clima, com o aplicativo Clima Tempo, acessar informações de trânsito com o Waze e muito mais.

São muitas aplicações e, para cada uma, há um grande número de opções de diferentes fornecedores.

Como a geolocalização está sendo usada por empresas para otimizar entregas e criar alertas?

Agora, um dos usos que a geolozalização se mostra extremamente eficiente e lucrativa é na otimização e acompanhamento de rotas de entregas. Inúmeras companhias já utilizam essas tecnologias para tornar seu processo logístico muito mais eficiente, econômico e seguro.

As novas tecnologias que unem GPS e Internet  aplicados à logística tiraram a “última milha” da escuridão e desvendaram o que ocorre com cada veículo entre a doca e o destino final de cada entrega ou coleta. Hoje é possível acompanhar todo o processo logístico minuto a minuto, até que cada operação de entrega ou coleta seja concluída, permitindo uma gestão eficiente e, consequentemente, uma melhoria considerável na qualidade dos serviços prestados.

Conheça as principais aplicações do georeferenciamento no dia-a-dia da logística:

  • Localização exata no mapa de cada entrega ou coleta. Este processo pode ser totalmente automático.
  • Condução do motorista no seu trajeto até cada endereço georeferenciado.
  • Acompanhamento, em tempo real, de todos os veículos, identificando sua localização e até mesmo sua velocidade.
  • Envio de fotos e relatórios com confirmação do local exato de onde a operação está ocorrendo. Como a comprovação instantânea de uma entrega, por exemplo.
  • Envio de mensagem ao cliente final, informando que o veículo se aproxima com sua encomenda, agilizando o processo de entrega.

Enfim,  são muitos os recursos que estão à disposição e que entregam valor para a operação logística.  Cada  empresa deverá identificar o momento adequado para aderir as novas tecnologias e dar mais este salto em sua competitividade, na qualidade de sua operação e certamente nos seus resultados.

Quer conhecer na prática? Entre em contato com a AgileProcess e conheça nossa tecnologia de geolocalização.