Como a Inteligência artificial ajuda pequenas e médias empresas a aumentar a eficiência e reduzir custos

Obter destaque no mercado e ter a chance de competir com grandes companhias são alguns dos principais desafios de pequenas e médias empresas. Para alcançar esses objetivos, muitas marcas têm investido no uso de automação de processos. A tecnologia, na chamada “indústria 4.0”, visa tornar os negócios mais ágeis, garantindo o aumento de produtividade, qualidade e redução de custos.

No mercado da logística, o principal desafio das empresas é fazer com que a mercadoria chegue ao consumidor de forma rápida e segura. E para isso, é preciso inovar.  Nesse sentido, a roteirização, a otimização da frota e a comprovação de entregas são algumas das aplicações de automação para o setor.

Quando essas aplicações logísticas têm como aliadas a tecnologias de IA,  é possível personalizar, monitorar, detectar problemas e realizar ações de aprendizagem automáticas para promover uma experiência de entrega excelente ao usuário final.

Com a Inteligência Artificial, as soluções de otimização para a logística possuem  a capacidade de “auto calibrar” seus parâmetros mantendo informações como janelas de horário dos atendimentos, tempos de atendimento e trânsito sempre atualizadas, o que possibilita que o sistema gere rotas cada vez mais eficientes.

Esse processo facilita não só a vida das transportadoras e das empresas de produtos e serviços, mas também a do consumidor final, que não precisa mais ficar preso em casa das 8h às 18h esperando o produto sem saber ao certo que horas ele vai chegar. Ou seja, é possível evitar desperdício de tempo e  ainda melhorar a percepção do cliente em relação ao seu serviço.

Dessa forma, a inovação impacta também na gestão e estratégia das empresas, garantindo mais competitividade para o seu negócio. Isso acontece porque a Inteligência Artificial aumenta as capacidades humanas, mas também elimina o trabalho de rotina, o que permite mudar o foco da força de trabalho na logística para um trabalho mais significativo, estratégico e de maior valor.

Além de garantir mais dinamismo ao mercado logístico, as soluções de Inteligência Artificial ajudam a aumentar a produtividade e a eficácia das entregas de marcas de todos os tamanhos. Cabe a sua empresa avaliar as ferramentas e opções mais adequadas ao seu negócio.

Quer saber mais sobre como a solução AgileProcess pode beneficiar a logística da sua empresa com o uso de Inteligência Artificial? Converse com a gente.