A logística na Black Friday e o movimento na economia nacional

As festas de fim de ano se aproximam. Novembro chegou e junto com ele uma das principais datas para o comércio. A Black Friday acontece tradicionalmente na quarta sexta-feira do mês de novembro, esse ano dia 29, marcando o início da temporada de compras natalinas. As estatísticas apontam um aumento de cerca de 20% nas vendas em comparação com 2018. A preparação para a logística na Black Friday começou com antecedência devido ao aumento no número de vendas. Mas você sabe o que a data representa na economia nacional?

Nos últimos anos, o aumento no valor arrecadado no período foi considerável. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), que representa o setor, em 2016 as vendas alcançaram a marca de 1,9 bilhões de reais. Em 2017 totalizaram 2,1 bilhões de reais, valor 10,3% maior que o ano anterior. E no último ano o aumento foi de 23% em comparação com 2017, faturando 2,6 bilhões e representando 4,6% do faturamento anual do comércio eletrônico, segundo a revista Exame. Para a edição deste ano, a Black Friday promete um faturamento 18% maior em comparação com o ano anterior, ou seja, 3,45 bilhões de reais.

Se o faturamento aumenta, o número de encomendas aumenta ainda mais. Em 2016 foram 3,3 milhões de pedidos, enquanto em 2017 houve 3,76 milhões. O ano passado atingiu 4,27 milhões de pedidos, 13% a mais que o ano anterior. A expectativa para esse ano é ultrapassar a marca dos 10 milhões, o que representa um aumento de 137% em comparação com o ano anterior.

Se nessa Black Friday o faturamento aumentará 18% e o volume de encomendas 137%, nunca se fez tão verdadeira e apropriada a pergunta: como fazer mais com o mesmo?

A logística na Black Friday é de suma importância para todo o processo de vendas, e para ser bem sucedida é necessário esforço e planejamento. A satisfação do consumidor ao receber a sua encomenda sem atraso ou extravio favorece a sua empresa. Com o apoio do roteirizador da AgileProcess, sua empresa faz um número maior de entregas sem necessariamente aumentar a quantidade de veículos, aumentando significativamente os resultados.

Este é o caso da Alfa Transportes, transportadora com três décadas de história que entrega em todo o sul do país. Durante o mês de novembro de 2018, a empresa aumentou em 25% o volume total de entregas. Esse aumento se manteve até a época da vendas natalinas. “Estamos otimistas em relação a este ano de 2019, muito embora a economia esteja retraída estamos apostando no bom cenário político e econômico de forma a superar nossos resultados de 2018”, apontou Guilherme Godinho, coordenador de TI na empresa. Com o roteirizador da AgileProcess, a empresa garante o resultado. “Conseguimos entregar a informação para o cliente em tempo real, comprovar se foi feita a entrega ou não, disponibilizar o comprovante, tudo integrado ao nosso site” completou. 

Atualmente, passam pelo sistema de roteirização da AgileProcess 278.000 entregas por dia, totalizando 8,3 milhões de entregas por mês. A expectativa para a Black Friday é dobrar esses números. Essa expectativa leva em consideração as vendas entre a quinta, 28 de novembro, e segunda-feira, 2 de dezembro, onde têm o aumento significativo das vendas. A expectativa é que o número de entregas por dia ultrapasse a marca de 450.000, somando um total de 2,2 milhões de entregas em apenas cinco dias.

Muitos números, não é mesmo? Mas ainda tem mais! Em números absolutos, estima-se que em 2019 passarão pelos sistemas da AgileProcess 22% de todas as entregas realizadas na Black Friday. Roteirizar as entregas, otimizar a frota e comprovar com agilidade (sem trocadilho) é a nossa missão! Vem com a gente revolucionar a logística! Nossos produtos estão prontos para também revolucionar a logística da sua empresa.

Separamos 4 dicas para facilitar a logística na Black Friday, confira:

1 – Planeje com antecedência

Apesar de se referir à sexta-feira, esse não é um processo de apenas um dia ou uma semana, o ideal é começar a planejar a data 2 meses antes. Planejamento é tudo, desde preparo da equipe de entregadores e separadores, organização e inventário do estoque até o empacotamento do produto, para chegar em boas condições ao consumidor.

2 – Cuide dos prazos

Uma das maiores reclamações no Reclame Aqui é referente ao não cumprimento de prazos na hora da entrega. É importante levar alguns pontos como margem ao calcular esses prazos, como o aumento considerável no volume de pedidos e a disponibilidade de veículos no mercado para que se possa aumentar a frota.

3 – Informe com clareza

Claro que todos os produtos da loja podem participar da Black Friday, mas nem todo comércio acata isso. Então cartazes com observações como “em produtos selecionados” fazem a diferença. Interpretação de texto pode passar despercebido pelo consumidor, mas ao esclarecer que não é toda loja pode facilitar a explicação em algum desentendimento. 

4 – Cuide dos custos, mas não sacrifique a qualidade

Além de reduzir os custos na logística, roteirizar as entregas é importante para também buscar a satisfação do cliente. A roteirização em geral é feita pelo próprio transportador, que divide as encomendas entre os motoristas. É ela, a transportadora, que também terá o contato direto com os clientes finais.

Se as rotas são feitas com o apoio de sistemas especializados, como roteirizadores, há economia dentro dos trajetos executados pelos motoristas, mesmo que existam questões como: cuidado com zona de restrição à circulação, horários de entrega com agendamento, valor de apólices de seguro, tempo total de jornada do motorista entre outros. Desta maneira, é realizado mais entregas com menos custos.

Depois de roteirizar é hora de entregar. Esse é um momento crucial. Toda a jornada de experiências do cliente pode ser “salva” ou “perdida” nesse único momento! Acompanhar essa fase é uma obrigação do transportador. Tenha a sua disposição sistemas que também lhe ajudem a executar aquilo que foi planejado pelo roteirizador. Veja, em tempo real, se os seus motoristas estão tendo dificuldade na execução das rotas, reorganize o trabalho se necessário colocando um veículo de apoio, ou permitindo que motorista e ajudante executem simultaneamente a mesma rota, mantenha o cliente final com o máximo nível de informações possíveis enviando SMS com live tracking das encomendas dele, dê ao seu cliente embarcador informações precisas e atualizadas de tracking e status (entregue, cancelado e afins) para que ele possa atualizar as ferramentas internas dele e se possível vá além, entregue essa informação de maneira integrada aos sistemas do seu cliente embarcador.

 

A sua empresa já está pronta para a logística da Black Friday 2019 ou outras datas importantes para o seu negócio? Quer contar com as inovações tecnológicas da AgileProcess para otimizar e acompanhar a logística da sua empresa? Fale com a gente e conheça as funcionalidades que o sistema oferece.