Como a tecnologia auxilia na segurança de transporte de carga

A busca por soluções para gerenciamento de riscos e reforço na segurança é uma preocupação constante de quem trabalha com logística e transporte de cargas. E essa preocupação do mercado não é a toa.

A crescente criminalidade nos grandes centros urbanos tem elevado o custo da logística de entregas em 11,73%. No Rio de Janeiro, por exemplo, o roubo de carga cresceu mais de 300% de 2010 a 2017.

E é aí que a tecnologia pode ser uma grande aliada de empresas e transportadoras, uma vez que oferece soluções para um gerenciamento de risco mais eficiente, garantindo que as mercadorias cheguem não só cada vez mais rápido, mas também com segurança e custos reduzidos.

Ferramentas de roteirização de entregas e de acompanhamento por GPS, por exemplo, ajudam a evitar que determinadas áreas sejam roteirizadas e auxiliam a definir a se cargas e/ou regiões específicas precisam de uma escolta armada.

O suporte e acompanhamento dos motoristas também é um ponto importante, já que, além do apoio de GPS e da comprovação de entregas, sistemas mobile ajudam a registrar automaticamente tudo o que ocorre no dia a dia.  Dessa forma, o motorista recebe informações sobre a melhor rota, as áreas de risco e as ocorrências que podem dificultar a entrega. Além disso, o sistema permite informar a central sobre imprevistos no trajeto.

Na hora de resolver operações logísticas que envolvem o transporte de carga, o uso da inteligência artificial permite ainda o gerenciamento do valor monetário das mercadorias transportada em áreas de risco.

Contar com o apoio da tecnologia ajuda a garantir que sua carga chegue ao destino em segurança, além de dar mais dinamismo e segurança ao mercado logístico e aumentar a produtividade e a eficácia das entregas realizadas.

Quer saber mais sobre como as ferramentas de roteirização e de apoio por GPS auxiliam a segurança na logística? Converse com a gente.