fbpx
consumo de combustível na logística

6 hábitos que aumentam o consumo de combustível

Combustível é um assunto que está sempre em pauta. O sobe e desce dos preços deixam todo gestor atento. Mas mesmo com todos os detalhes, cuidando de todos os gastos, como já falamos em outro artigo, são necessários alguns cuidados especiais, principalmente dos motoristas.

Um motorista, principalmente que está a muito tempo na estrada, costuma ter certas manias pensando que irá economizar tempo e muitas vezes dinheiro. Mas nem sempre é assim. Muitas vezes ele não percebe o que está fazendo, mas são pequenos erros que trazem danos desnecessários aos veículos e podem colocar vidas em risco.

Separamos seis hábitos que aumentam o consumo de combustível, para o gestor e o motorista estarem atentos sempre. Continue a leitura para saber mais.

6 hábitos que aumentam o consumo de combustível

Combustíveis ruins

Escolher o melhor posto de combustível nem sempre é uma tarefa fácil. Infelizmente, muitos postos entregam combustíveis de baixa qualidade ou até mesmo adulterados. E nada como um combustível ruim para dar problema no motor do veículo. 

Para garantir um combustível de qualidade, preste atenção em alguns fatores. Se for abastecer gasolina, logo na saída do posto é possível perceber o problema: o motor perde a potência, o acelerador parece mais pesado.

No caso do uso de etanol, dê preferência para postos que possuem o densímetro ao lado da bomba. O densímetro é uma ferramenta utilizada para testar a densidade dos combustíveis.

Em carros flex, que podem usar tanto gasolina quanto álcool, os fabricantes recomendam que ambos os combustíveis podem ser utilizados juntos. Mas é importante saber que quando misturados, a injeção do veículo leva mais tempo para processar o combustível, o que consequentemente, consome mais combustíveis. Para melhor desempenho, utilize um tanque de cada vez, ou seja, espere esvaziar para colocar outro combustível.

Rotas de cabeça

Um dos fatores que mais aumenta o consumo de combustível é rodar e rodar na hora de fazer as entregas e coletas, sem ter uma rota traçada. Deixar para o motorista fazer as rotas de cabeça por ele conhecer a região, é uma prática que traz prejuízos para a operação.

Além do gasto de combustível desnecessário, fazer as rotas de cabeça faz o motorista perder tempo, aumenta os riscos de segurança e pode direcionar para estradas indesejadas. É crucial que nesse momento, o gestor tenha o auxílio de um roteirizador de entregas e coletas que faz a separação das cargas de maneira ideal e otimiza a frota da operação.

Rotas feitas com o apoio de sistemas especializados trazem economia dentro dos trajetos executados. O roteirizador traça a melhor rota, mesmo que existam questões como zona de restrição à circulação, horários de entrega com agendamento, jornada do motorista, entre outros. 

E na hora de entregar, depois de utilizar o roteirizador, é possível fazer uso de outros sistemas inteligentes que auxiliam o transportador e garante a melhor experiência do cliente final. Acompanhar em tempo real as entregas, as dificuldades dos motoristas na execução, reorganizar o trabalho se for necessário, utilizando um veículo de apoio, manter o cliente final com o máximo de informações possíveis enviando SMS com atualizações das encomendas dele, são algumas ações que sistemas especializados fazem e auxiliam o transportador na busca de mais economia. 

Pneus descalibrados

Andar com o pneu murcho pode trazer inúmeros problemas, tanto para o veículo quanto para a empresa. Além de forçar o motor e aumentar o consumo de combustível, força também a suspensão e o sistema de direção do carro. Sem contar que a vida útil dos pneus cai por terra, literalmente. 

Com os pneus calibrados, o motorista evita a perda de aderência e instabilidade, não força o motor nem aumenta o consumo de combustível, não aquece demais os pneus e evita a emissão de maiores quantidades de CO2.

Calibrar os pneus é rápido e na maioria dos postos de combustíveis, gratuito. A calibragem recomendada pela montadora está indicada no manual do proprietário e, em alguns casos, no lado de dentro da tampa do bocal de combustível, ou na parte interna da carroceria, na porta do condutor. É importante saber que a pressão correta varia conforme o peso do veículo, então preste atenção nos valores para vazio ou cheio. 

A calibragem deve ser feita a cada 15 dias, sempre com os pneus frios para garantir que o ar fique por mais tempo no pneu. Então, antes de sair para realizar as entregas e coletas, é importante garantir que os pneus dos veículos estejam calibrados para não correr riscos desnecessários.

Caso seja necessário fazer a calibragem dos pneus em menos tempo que os 15 dias, é possível que outros fatores estejam interferindo e seja necessário uma revisão para saber mais. 

Direção desalinhada

Você com certeza já ouviu falar em alinhamento e balanceamento do carro. Muitas vezes sentimos o carro puxando mais para a direita ou para a esquerda. Isso quer dizer que as rodas estão desalinhadas e a causa do problema normalmente, são os buracos nas rodovias. 

Um veículo com a direção desalinhada só traz uma coisa: gastos. O consumo de combustível aumenta devido ao esforço do motor e a vida útil dos pneus diminui mais rápido. Sem falar no esforço dobrado do próprio motorista para deixar o veículo na pista.

Para que isso não aconteça, é indispensável respeitar o prazo do fabricante ou a cada 10.000 km fazer o alinhamento da direção, das rodas, e o balanceamento da suspensão, distribuindo o peso do veículo corretamente sobre os pneus. 

Ar-condicionado

Vidros abertos ou ar-condicionado ligado? Essa é uma questão que todo motorista precisa avaliar. Em dias mais quentes, é normal optar pelo ar-condicionado. Mas utilizar o aparelho em potência máxima aumenta o consumo de combustível do veículo. 

Já deixar os vidros abertos também não é a melhor opção. Isso porque com os vidros abertos, principalmente em alta velocidade, a resistência do ar dentro do veículo exige mais do motor e aumenta o consumo do combustível. Sendo assim, a melhor opção para poupar combustível é utilizar o ar-condicionado de maneira moderada e optar por estacionamentos com cobertura ou sombreados. 

Não fazer a revisão

Para preservar a saúde, você provavelmente faz um check up periodicamente. Com os veículos não é diferente. 

Fazer a revisão dos veículos da frota é essencial para manter a qualidade das entregas e coletas. É importante deixar a manutenção em dia para prevenir problemas futuros, afinal, nada melhor que a prevenção.

Uma revisão completa faz o diagnóstico de todo o carro, desde alinhamento e balanceamento, água no radiador, filtros de combustível, de ar do motor e do ar-condicionado, velas de ignição, freios e pneus. É realmente um check up completo.

O mais indicado, é fazer a revisão a cada 6 meses ou a cada 10.000 km rodados. Pequenos gastos com revisões programadas podem evitar grandes prejuízos, como água e óleo nos reservatórios podem evitar um motor superaquecido e consequentemente, sua perda.

Então, fique atento às orientações do fabricante. E fale com seus motoristas para que qualquer problema com os veículos seja reportado e corrigido. A manutenção dos veículos periodicamente e a revisão em dia trazem economias para a empresa e preserva a segurança de todos os motoristas. 

Bônus: Curiosidade

Você sabia que no painel de muitos veículos, ao lado do marcador de combustível, existe um ícone indicando o lado em que está a tampa do tanque?

consumo de combustível

Pode parecer uma imagem qualquer ou uma ajuda desnecessária, mas em muitas situações, como ao dirigir veículos alugados ou emprestados, essa indicação facilita na hora de parar no posto e abastecer o carro.

Conclusão

Muitos desses hábitos não são feitos de propósitos. A pressa do dia a dia, o trânsito e as estradas em condições precárias são alguns dos principais motivos que causam problemas nos veículos e acabam aumentando o consumo de combustível. 

O principal passo para diminuir o consumo de combustível é estar sempre atento às condições dos veículos. E aliar isso com o uso de tecnologias que facilitam o trabalho, trazem redução de custos e melhoram o desempenho da operação é a peça chave para uma frota de qualidade e uma empresa com resultados.

Aposte nas tecnologias certas para ajudar a sua empresa a conseguir fazer mais e sempre melhor. Fale com um de nossos especialistas e busque revolucionar a logística com a AgileProcess.

entre-em-contato-agileprocess-logística

lynda course free downloaddownload wordpress themesfree download wordpress themeswordpress plugins nulledwordpress plugins nulledfree download udemy coursefree download lynda coursewordpress themes nulleddownload wordpress pluginswordpress themes cracked

Já vai? Que tal fazer um teste GRÁTIS no software antes?

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.