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Após a greve, tecnologia auxilia transportadoras na entrega de mercadorias

Tempo de leitura: 3 minutos.

Com o fim da greve dos caminhoneiros, a maior preocupação das empresas é fazer com que os produtos cheguem em segurança, com a maior rapidez e economia de combustível possível

Após dez dias de paralisação, a vida parece começar a voltar ao normal no Brasil. Caminhoneiros de todo País já estão retomando suas atividades, mas o que as empresas e a população se perguntam é: e agora? Para onde vão esses caminhões? Qual o tempo estimado para as mercadorias chegarem em seus destinos? E, principalmente, com os postos de combustível ainda longe da normalidade no abastecimento, como garantir e economizar diesel para conseguir atender as demandas?

Segundo Geraldo Knorr, diretor de logística na Cassol Materiais de Construção, a expectativa é de que a regularização das entregas ocorra 48h após a desmobilização. “Esta recuperação rápida é fundamental para garantir a retomada das vendas e do atendimento dos nossos clientes. A gestão dos recursos está sendo feita com cuidado, pois mesmo com os efeitos da greve estamos otimistas e acreditando no crescimento do mercado.”

Segundo Marcos Bagnolesi, diretor comercial da Sequoia, a expectativa é de que a situação se estabilize ao longo desta semana. “Desde o começo da greve a empresa vem trabalhando em planos de contingência para que consiga escoar as mercadorias com a maior eficiência, o mais rápido possível. Faz parte deste plano a inteligência de otimização de cargas de acordo com suas origens e destinos, o acompanhamento do backlog de acordo com o tempo de expedição e a negociação com postos parceiros para abastecimento de Diesel atrelado ao monitoramento dos veículos em tempo real através de nossa torre de controle, a fim de garantir que todas as mercadorias cheguem aos destinos com segurança, conforme planejado e com a maior velocidade possível”, afirma.

Com milhares de caminhões e carretas nas rodovias, um dos pontos mais importantes é ter informações sobre a situação de cada um deles e de suas cargas. De acordo com Evilásio Garcia, CEO da AgileProcess, startup que desenvolve softwares especializados para logística, com o sistema é possível manter o controle sobre a operação, obtendo dados precisos sobre a situação dos veículos e das cargas.

Para ele, em momentos críticos como o atual, tão importante quanto a criação de um bom plano de contingência, é o acompanhamento do mesmo. Novos problemas devem ser tratados de imediato. “Minimizar o retorno de mercadorias é o objetivo que deve ser perseguido. Reentregas e revisitas significam mais prejuízos e afetam, ainda mais, a já comprometida capacidade de reação das operações. A dica é: considere o máximo de variáveis que você puder no momento da formação das cargas (horário de recebimento dos clientes, tempo de atendimento, velocidade de deslocamento e capacidade de carga dos veículos) para evitar que mercadorias embarcadas retornem ao depósito. O mantra deve ser: embarcou, entregou”.

Outro ponto importante, segundo Evilásio, é que com as vias liberadas, mais do que nunca é preciso um planejamento logístico para realizar as entregas e tentar economizar ao máximo combustível até que a situação se normalize. “Para isso, temos toda uma tecnologia que utiliza Inteligência Artificial para otimizar o uso da frota e gerar as melhores rotas para as entregas, para assim garantir a economia de tempo e combustível. O sistema tem a capacidade de ‘auto calibrar’ seus parâmetros mantendo informações sempre atualizadas, além de auxiliar cada motorista, mostrando o percurso com apoio de GPS”, afirma o CEO.

A rastreabilidade das entregas é feita em caminhões das transportadoras, mas também em outras terceirizadas. “A nossa solução permite que, de forma centralizada, a empresa tenha a viabilidade de acompanhamento de todas as suas entregas como se trabalhasse com uma transportadora apenas”, destaca Garcia.

Toda essa tecnologia facilita também a vida de quem está ansioso à espera de mercadorias. “Hoje, o consumidor é atualizado via SMS de cada trecho em que o caminhão percorre, sendo notificado desde o início do transporte até 15 minutos antes de a mercadoria chegar a porta da sua casa”, finaliza.

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INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.