fbpx
Black Friday 2018

Black Friday 2018: 8 dicas para se preparar para uma das datas mais importantes do varejo

Tempo de leitura: 6 minutos.

Faltam cerca de 50 dias para a Black Friday 2018 e o mercado do varejo já se prepara para essa que é a segunda data mais importante para o setor – atrás apenas do Natal. Só para se ter uma ideia da relevância desse evento, a Black Friday movimentou R$ 2,1 bilhões no Brasil em 2017, um faturamento 10% maior que no ano anterior.

A data representa também um dos maiores desafios logísticos do mercado do e-commerce. Afinal, só no ano passado foram 3,76 milhões de pedidos enviados para todo o Brasil. Diante desses números – que devem crescer ainda mais neste ano -, como gerenciar o estoque deste volume de mercadorias? Qual a melhor maneira de facilitar a experiência do consumidor durante a Black Friday? Como garantir que todas essas encomendas cheguem rapidamente ao seu destino?

Listamos a seguir algumas dicas sobre como a sua empresa pode otimizar as diversas etapas da cadeia logística e se preparar para a Black Friday 2018, que será realizada no dia 23 de novembro. Confira:

 

1. Planeje suas ações

Da garantia de que o site vai suportar o aumento dos acessos à gestão do estoque, passando pela definição da política de frete e a estruturação das ações de marketing… Todos os aspectos da operação logística e de vendas devem ser planejados para que a sua empresa tenha competitividade no mercado durante a Black Friday e que possa atender os clientes da melhor maneira possível.

Antes da Black Friday, certifique-se por meio de testes e de ajustes técnicos que sua loja possui as condições necessárias para atender o consumidor nessa data. E paralelamente a isso, coloque em prática as estratégias de marketing que serão responsáveis por gerar  interesse, sensação de urgência, e claro, garantir que o cliente compre na sua loja.

 

2. Prepare sua equipe para a Black Friday

Para que as ações planejadas funcionem, é fundamental que a sua equipe esteja preparada para a Black Friday. Por isso, é crucial que todos os colaboradores estejam envolvidos no processo, cientes do seu papel na operação logística e de vendas, e principalmente, preparados para evitar falhas e lidar com problemas durante a Black Friday.

Além de garantir maior eficácia no trabalho, a capacitação da equipe ajuda na melhoria do atendimento ao consumidor durante esse período que é tão importante para a reputação da sua marca perante o mercado.

Para isso, é  preciso planejar e organizar escalas de uma forma que sua equipe consiga atender a demanda da Black Friday. Neste sentido, também cabe avaliar a necessidade da contratação de colaboradores ou serviços terceirizados durante o período.

 

3. Fique atento ao controle de estoque

A Black Friday vai representar, sem dúvida, um pico nas suas vendas – sejam elas por e-commerce ou até mesmo em lojas físicas. Para atender esta demanda, a gestão do seu estoque torna-se ainda mais complexa, afinal, problemas como o risco de vender produtos que não estão mais no estoque, por exemplo, podem surgir e causar sérios danos ao seu negócio.

Por isso, é fundamental que a sua empresa esteja preparada para a data. Fatores com automação, integração e sincronização dos canais merecem atenção especial, principalmente para quem trabalha com e-commerce. Além disso, é crucial que a gestão do inventário seja  feita em tempo real.

Os dados atualizados e a organização não contribuem apenas para garantir que você tenha o número certo de produtos em seu estoque. A Black Friday também pode ser uma oportunidade perfeita para vender produtos que estão “encalhados” no estoque e otimizar o espaço para armazenamento de mercadorias.

 

4. Crie ofertas realmente competitivas – para sua marca e para o cliente

“Black Fraude”, “Black Friday Fake”…  Preços maquiados e descontos mínimos sempre foram algumas das reclamações mais recorrentes dos consumidores na edições dos últimos anos na Black Friday no Brasil. Esse cenário levou inclusive à criação de “listas negras” com sites que devem ser evitados na data, além de gerar muitas menções negativas nas redes sociais.

Você certamente não quer que sua marca esteja associada a essa imagem negativa. Por isso, crie ofertas que sejam competitivas com o mercado e realmente atrativas para o consumidor. Afinal, ele precisa ver valor no desconto que você está oferecendo na Black Friday.

 

5. Estude a possibilidade de frete grátis

A oferta de frete grátis durante a Black Friday costuma ser adotada por muitas lojas e é um fator crucial na decisão de compra do consumidor. Por isso, analisar o seu negócio e estudar a possibilidade de oferecer frete grátis são alguns dos pontos centrais na hora de planejar suas estratégias para a data.

Você também pode oferecer o frete grátis mediante algumas condições como para compras acima de determinado valor, ou em um horário ou localidade específica. No caso do valor, por exemplo, não pagar o frete pode ser decisivo na hora de colocar mais itens no carrinho. É importante lembrar que os consumidores costumam gastar mais na Black Friday – em 2017 o ticket médio foi de R$562,00.

 

6. Garanta opções de entrega rápidas e seguras

A etapa de entrega costuma ser uma das principais fontes de reclamações dos consumidores do e-commerce, e com o aumento das vendas, isso pode se agravar na Black Friday. Para evitar que sua loja tenha esse tipo de problema, certifique-se de que a logística de envio esteja preparada para a data.

Em primeiro lugar, garanta que o prazo definido seja executável pela sua empresa e que as expectativas dos clientes em relação a isso estejam alinhadas por meio de um sistema eficiente de cálculo de frete e de prazo.

Para o transporte em si, independentemente do tipo de transporte utilizado (frota própria ou serviço terceirizado), é importante estar atento ao uso de ferramentas logísticas, como roteirizadores de entregas, por exemplo, que vão garantir que as encomendas cheguem ao consumidor final de maneira rápida e segura.

Além disso, você também pode apostar nas estratégias de Omnichannel, para garantir entregas mais rápidas, além, é claro, de oferecer outras opções ao consumidor, como a retirada na loja, por exemplo.

 

7. Ofereça a melhor experiência ao consumidor

A Black Friday é um momento perfeito não apenas para fortalecer o relacionamento da sua marca com o consumidor e consolidar reputação no mercado, mas também para conquistar um público ainda maior para a sua marca.

Mas, para que isso aconteça, é preciso que sua marca ofereça sempre a melhor experiência ao consumidor, garantindo que ele receba um atendimento personalizado e principalmente que possa fazer suas compras de forma rápida e segura.

Entre as ações que contribuem para uma boa experiência do consumidor durante a Black Friday estão:

  • oferecer informações claras que geram mais confiança no seu negócio;
  • garantir que sua loja passe a segurança necessária ao cliente;
  • ter agilidade e usabilidade da plataforma para facilitar o processo de compra;
  • trabalhar a integração com marketplaces;
  • alinhar as expectativas dos clientes por meio de opções de rastreamento;
  • possuir comprovação de entregas transparente e segura.

 

8. Preste atenção no mobile

Estar preparado para o mobile já é um pré-requisito básico para quem trabalha com vendas online e na Black Friday isso não é diferente. Na edição do ano passado, quase 30% dos pedidos foram feitos por dispositivos móveis, um aumento de 81,8% em relação a 2016.

Por isso, é fundamental que a sua plataforma funcione adequadamente em smartphones e tablets e que todas as opções de pagamento e frete, por exemplo, possam ser facilmente acessadas nesses dispositivos.

 

Aproveite

Se você trabalha com e-commerce, não há desculpas para não aproveitar a Black Friday 2018 para gerar mais vendas e renovar os estoques. Afinal, esta é uma data que atrai não apenas quem já compra pela internet, mas também novos clientes. A expectativa é de que 370 mil pessoas comprem pela primeira vez nesta edição da Black Friday.

No entanto, para obter bons resultados na data, é fundamental que a sua empresa tenha um planejamento estruturado e estratégias de otimização de toda a cadeia logística. Dessa forma, é possível fazer uma gestão adequada do estoque, criar ofertas atrativas e oferecer as melhores opções de frete e de entrega para o consumidor. Além disso, também é preciso estar atento às tendências do mercado, como o Omnichannel e a compra por dispositivos móveis, por exemplo.

_______

Gostou das nossas dicas? Esperamos que o conteúdo seja útil para a sua empresa e que você possa alcançar os melhores resultados na Black Friday 2018.

Confira também o nosso Guia da Logística para E-commerce.

download wordpress pluginsfree download wordpress themesdownload wordpress themesfree download udemy tutorialudemy course free downloadfree download wordpress themeswordpress plugins crackedfree download lynda tutorialwordpress themes nulleddownload wordpress plugins

Já vai? Que tal fazer um teste GRÁTIS no software antes?

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.