5 passos para aumentar a produtividade dos motoristas

Quem trabalha com o trânsito brasileiro sabe que nem sempre tudo são flores. E com o passar do tempo, é comum ver as pessoas desmotivadas, principalmente em relação ao trabalho. No caso dos motoristas, isso pode ser até mais frequente e prejudicar a sua produtividade.

Em função disso, é natural que as empresas apresentem algumas vantagens ou benefícios para os colaboradores. Mas além de um salário adequado, existem outras maneiras de potencializar a motivação da equipe, aumentar a produtividade dos motoristas e a força de trabalho no trânsito.

A seguir, vamos conhecer algumas formas de aumentar a produtividade dos motoristas e conseguir bons resultados para a empresa. Continue a leitura para saber mais.

5 formas de aumentar a produtividade dos motoristas

A seguir você irá conferir informações simples para que ajudarão a aumentar a produtividade dos motoristas da sua frota, confira.

Fazer treinamentos frequentes

Um bom gestor já deve saber, mas não custa repetir: treinamento para a equipe nunca é demais! Muitas vezes a atenção dos gestores está focada nos problemas maiores da operação, esquecendo que um treinamento é capaz de alinhar o motorista com os objetivos da empresa. 

Com os avanços das tecnologias, os produtos que a empresa possui para facilitar o trabalho são atualizados constantemente. Além de fazer este alinhamento, os treinamentos colaboram para que o motorista aprenda, ou relembre, as regras de trânsito e uma boa condução, os cuidados que deve ter com os veículos, os objetivos e normas da empresa, e muito mais. 

Uma pesquisa da Confederação Nacional de Transporte (CNT), sobre o perfil dos caminhoneiros, apontou a necessidade dos treinamentos para os motoristas, que reconhecem a falta de qualificação como uma ameaça para a profissão. Dos 1.066 motoristas entrevistados, mais de 60% não fazem nenhum tipo de curso ou reciclagem. 

Assim, com as tecnologias cada vez mais aplicadas na área, é possível que muitos desses motoristas não sejam contratados ou acabam ficando para trás. Mas essa é uma questão amplamente debatida, visto que os caminhoneiros autônomos possuem maior dificuldade em tirar um tempo para fazer qualificações.

Manter o motorista motivado

Em qualquer ambiente de trabalho, ter uma motivação torna as coisas mais simples e prazerosas. Isso não quer dizer, necessariamente, dinheiro, pois existem diversas formas de tornar o trabalho do colaborador mais fácil.

No caso dos motoristas, a empresa consegue motivar a equipe ao entregar um local de trabalho agradável, limpo e seguro, trazer feedbacks positivos e construtivos de forma clara, mostrando reconhecimento pelos bons resultados. E claro, recompensas são motivadoras, sempre, mas se a empresa não tem condições, é possível buscar por outras soluções. 

Outra opção para aumentar a produtividade dos motoristas é fazer desafios saudáveis que geram prêmios. Por exemplo, rankings com os motoristas que mais economizam combustível ou que atingem determinado número de entregas e coletas em um período. Uma competição saudável sempre cai bem. 

Manutenção da frota em dia

E nada melhor para manter o motorista motivado do que o veículo de trabalho em bom funcionamento. A manutenção da frota é um dever da empresa que preza pela segurança dos seus motoristas e a redução de gastos indesejados. 

Cada veículo possui sua peculiaridade e um determinado período entre uma manutenção e outra. Mas é crucial prestar atenção nos detalhes, principalmente pelo fato de que a maioria das estradas brasileiras estão em situações precárias, sendo comum desviar de um buraco para cair. Os problemas que isso causa são inúmeros, então o melhor é ficar de olho em cada veículo.

Conferir o endereço das entregas antes de sair

Imagine sair com o veículo cheio de produtos e os endereços que o motorista tem na mão não são os certos e toda a viagem foi perdida. Voltar para a empresa é um gasto que pode ser evitado com uma simples conferência dos produtos antes de sair para realizar as entregas. Ou utilizar sistemas inteligentes que facilitam na hora de separar e otimizar a frota. Ninguém gosta de retrabalho por erros de gerenciamento, não é mesmo?

Uso de tecnologia para facilitar o trabalho

Quem não quer uma ajuda para tornar o trabalho mais simples? Esse é o papel da tecnologia na logística. Seu principal objetivo é tornar o trabalho mais eficaz e reduzir custos. Engana-se quem pensa que será trocado por uma máquina. 

Com os avanços tecnológicos, inúmeras outras formas de trabalhar surgem no mercado. E o uso dessas tecnologias para o motorista, por exemplo, reduz o número de revisitas aos clientes, diminui o tempo entre uma entrega e outra, faz as rotas automaticamente e entrega as informações em tempo real para o transportador.

Uma de suas principais vantagens é a redução de tempo entre as entregas e enquanto espera o cliente. Com o auxílio de um sistema de alertas, por exemplo, é possível realizar as entregas e coletas e finalizar as rotas de maneira mais rápida, o motorista tem a possibilidade de voltar mais cedo para casa, descansar e aproveitar sua família. 

Além disso, em situações de distanciamento social, como durante a pandemia, o uso da tecnologia nas entregas e coletas auxilia ao reduzir o contato físico entre o cliente final e o motorista, preservando a saúde de ambos. Saiba mais neste outro artigo

A pesquisa da CNT também apontou que apenas 9,9% dos 1.066 motoristas entrevistados utilizam roteirizador na hora de realizar as entregas e coletas. Para as empresas que buscam aumentar os resultados e a produtividade dos motoristas, esse é um número que precisa aumentar.

Conclusão

Faça da sua empresa um bom lugar de trabalho, que deixa os colaboradores motivados e a par dos objetivos almejados. É a melhor maneira de trazer bons resultados e manter a produtividade dos motoristas em alta. 

E quando for apostar em tecnologia, confie em softwares com diferenciais como a Inteligência Artificial e que possuem uma boa usabilidade, com tecnologias amigáveis para os motoristas. Conheça as vantagens do sistema AgileProcess e faça parte da logística digital também!

fale-conosco-agileprocess-logistica

lynda course free downloadfree download udemy coursefree download wordpress themeswordpress plugins nulledwordpress themes nulledwordpress plugins crackedfree download wordpress themeswordpress plugins crackeddownload wordpress pluginsfree download lynda course

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

acompanhar-entregas-em-tempo-real

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.