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As 3 Habilidades fundamentais de um Gerente de Logística

Tempo de leitura: 3 minutos.

Prazos, gestão da intralogística, agilidade no picking, movimentação correta de cargas, embalagens resistentes e redução de custos são (ou deveriam ser) preocupações básicas de qualquer gerente de logística.

Por isso, é bastante comum que o gerente de logística seja sobrecarregado com expectativas e exigências relacionadas a um “cargo de confiança”, que influencia o comportamento (e consequentemente) a eficiência de dezenas – ou até centenas – de colaboradores.

Como se destacar como um Gerente de Logística?

O setor de logística se desenvolve rapidamente e sua importância influencia, cada vez mais, os resultados conquistados pelas empresas brasileiras. Isso explica uma demanda crescente por profissionais qualificados e dispostos a assumir a gestão logística de empresas de médio e grande porte.

Mas afinal, quais são as habilidades fundamentais que todo gerente de logística precisa desenvolver para se manter competitivo no mercado?

1. Conhecimento do negócio como um todo

Todo negócio tem suas particularidades e conhecer o cerne do segmento com o qual se trabalha é fundamental para desenvolver estratégias efetivas.

Isso porque somente um conhecimento profundo do segmento de atuação fomentará posturas que otimizarão a Supply Chain (Cadeia de Suprimentos), equilibrará a oferta e a demanda, ajudará a manter um bom relacionamento com fornecedores e clientes, definirá os melhores processos de armazenagem e entrega de pedidos.

Por exemplo, trabalhar com a movimentação de alimentos refrigerados demanda uma série de medidas que não são necessárias no caso de produtos enlatados.

Quanto mais dados o gerente de logística tiver, mais fácil será detectar as fragilidades da cadeia e evitar uma quebra dos elos que a mantém unida.

Uma postura mais analítica também evitará o atraso na entrega de algum insumo pela transportadora – que pode ser interna ou terceirizada – e ainda auxilia na previsão da demanda, que quanto mais assertiva, mais efetiva será no combate à falta de estoque.

2. Capacidade de encontrar alternativas em caso de imprevistos

O gerente de logística deve ser capaz de antecipar problemas que possam surgir no processo de transporte de itens para encontrar alternativas com agilidade. Para isso, ele precisa compreender a rotina de outras áreas, ficar atento ao clima, procurar informações sobre a rota de entrega e saber o quanto elas interferem em suas tarefas.

Contar com um sistema de gerenciamento de fretes e rotas é uma forma de driblar problemas de infraestrutura rodoviária, custos desnecessários, falta de padrão nos processos, baixa performance dos colaboradores, entre outros fatores que causam um entrave na entrega de pedidos.

Outra situação que pode ocorrer é a falta de colaboradores para atender a um pico de demandas em épocas de grande movimentação, como o Dia das Mães ou o Natal.

Nestes casos, saber discernir entre alternativas como contratar profissionais temporários ou terceirizados é um feeling que todo o gerente de logística deve ter.

3. Relacionamento com os clientes

Ao mesmo tempo em que os consumidores estão cada vez mais exigentes, os prazos estão mais apertados e a possibilidade de imprevistos nunca é descartada. Por isso o gerente de logística deve saber como conversar com seus clientes, deixando-o a par da situação, transmitindo segurança e fornecendo informações completas.

Além, é claro, dos contratempos internos, como cancelamentos e falta de colaboradores.

Deixamos de citar alguma habilidade importante para ser um gerente de logística qualificado e competitivo? Deixe seu comentário abaixo e vamos continuar conversando!

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INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.