Entenda como a automatização dos processos pode intensificar o dia a dia de uma operação e melhorar os resultados.
No dia a dia corrido de uma cidade grande como São Paulo, entregar uma encomenda ou um pacote do escritório pode levar a dores de cabeça. Para evitar depender dos Correios, pela demora, ou de fornecedores pequenos por não conseguir atender a demanda, é necessário contar com uma solução que atenda entregas urbanas com maestria. A partir disso surgiu a Entrega Já, startup pensada para melhorar a experiência do pequeno empreendedor.
A Entrega Já iniciou em 2018, com uma estratégia voltada para o e-commerce e trabalha com cargas leves e last mile, com mais de 250 motoristas, e faz parte do grupo de mesmo nome – Entrega Já, que conta com mais de 30 anos de experiência no mercado. O principal diferencial da empresa é a entrega de qualidade, seguido pelos prazos de entrega curtos que são atendidos dentro do previsto.
Aumento na demanda e falta de automatização dos processos
Com a chegada da pandemia, o crescimento do e-commerce atingiu a empresa – as entregas saíram de 500 para mais de 3 mil por dia, e por isso precisou buscar alternativas para continuar atendendo com a mesma qualidade. Em um ano e com um crescimento de 200% nas entregas, a Entrega Já ainda contava com muito trabalho manual, o que tornava os dias de trabalho mais longos, uma vez que as rotas para o dia seguinte, eram criadas a mão após o horário.
Na busca por automatização dos processos, a empresa encontrou na AgileProcess um aliado para simplificar o trabalho e continuar entregando com ainda mais rapidez e qualidade. “A empresa tinha um processo manual e a gente não enxergava o quanto de benefício poderia ter com automatização. Por isso, fomos buscar uma ferramenta para entender se a gente estava fazendo correto, se tinha como otimizar, e encontramos a Agile para nos auxiliar”, comenta André Vieira Rocha, Gerente de Operações da Entrega Já.
Uma Black Friday sem problemas
Desde a implantação da ferramenta de roteirização da AgileProcess, a empresa vem ganhando em agilidade e redução de custos. Criar as rotas para as mais 3 de mil entregas é um processo muito mais simples atualmente, o que resultou num ganho de 4 a 5 horas para a operação. Isso ocorre principalmente pela fácil integração do roteirizador com o TMS transportador e o sorter que já era utilizado pela empresa.
Segundo André, a melhoria imediata após a implantação foi relacionada ao número de veículos. “A gente tinha 2 mil notas para fazer a rota e precisava procurar o CEP para agrupar, somente depois de fazer esse trabalho manual que conseguíamos separar os veículos e ter um número estimado de veículos que precisaríamos no dia seguinte. Hoje eu sei a quantidade exata de veículos que vamos utilizar no dia seguinte para realizar as entregas assim que o sistema cria as rotas, em questão de minutos”, completa.
Durante o período da Black Friday 2021, época em que os pedidos aumentam em até 30% e costuma ser de muito trabalho, a Entrega Já não teve complicações devido a automatização do trabalho. Com a agilidade na criação das rotas e a facilidade em trabalhar com a ferramenta por parte dos motoristas, a empresa ganhou eficiência e até agilizou as premiações para os motoristas, por ter relatórios em tempo real sobre as entregas.
No ano anterior, a empresa teve que contar com um número maior de funcionários para atender as demandas da Black Friday e continuar entregando com qualidade. Com a automatização dos processos, a redução de custos com trabalho manual resultou em menos braços para a operação, mas não interferiu nos resultados, muito pelo contrário. “Em 2020, tivemos muito mais trabalho durante a Black Friday, e em 2021, mesmo com o aumento da demanda, a operação conseguiu fluir de um jeito muito tranquilo, sem termos dor de cabeça, pois diminuímos o trabalho manual e melhoramos a roteirização”, pontuou o gerente.
Além da Black Friday, André destaca que a ferramenta tem ajudado a empresa a reter motoristas. Devido à fácil usabilidade do aplicativo destinado aos motoristas, o trabalho durante as entregas também é fácil e intuitivo. “O motorista sabe que para finalizar a entrega é só dar o ok, e caso não for possível entregar, tem o botão de negativo bem a vista”, completa André.
Entrega sustentável
Além de contar com gestão própria de uma frota de veículos 100% adequada à legislação de transporte de cargas da cidade de São Paulo, a Entrega Já busca para 2022 uma entrega sustentável, desde o embarque da carga até o destino final. Diminuir a pegada de carbono também foi um dos motivos que fez com que a empresa buscasse uma solução de roteirização.
Uma vez que as entregas são realizadas em rotas mais assertivas, além da economia para a operação, a queima de combustíveis também é reduzida, diminuindo a emissão de carbono na atmosfera. A empresa busca se adaptar e encontrar uma forma de atender com qualidade mas pensando no meio ambiente.
“O embarcador quer vender, o consumidor quer entrega rápida, mas o meio ambiente está no meio. Será que pagar um pouco mais caro e receber um dia depois do que eu quero, como consumidor, pode ajudar na parte sustentável?”, indaga André, reforçando que a empresa tem buscado entender como aplicar isso na operação sem afetar diretamente o consumidor.
Além da parceria com a AgileProcess, a empresa também pretende apostar em veículos elétricos para fazer entregas expressas no last mile e outros projetos voltados para sustentabilidade e continuar apostando na automatização dos processos.
O futuro
A Entrega Já faz parte de um grupo, de mesmo nome, formado por outras duas empresas focadas em entregas maiores. Até o momento, a ferramenta da AgileProcess está auxiliando apenas a Entrega Já, mas os planos para o futuro são expandir para as outras empresas do grupo em busca de automatizar os processos e ganhar mais eficiência.
Os benefícios encontrados até aqui com o uso da ferramenta estão sendo analisados para validar a expansão, além da busca pela sustentabilidade já citada. O futuro do last mile deve condizer com os objetivos da empresa e o crescimento contínuo das entregas online garante que a automatização precisa ser uma realidade para todos que buscam por melhores resultados.
Em pouco tempo, as vantagens de um sistema de roteirização vão surgindo e os principais desafios vão ficando para trás. Atender as demandas do embarcador ou cliente final com eficiência já é uma realidade com a automatização dos processos. Como a Entrega Já, a sua empresa pode fazer muito mais com o auxílio do sistema AgileProcess. Fale agora mesmo com um especialista para entender o momento da sua operação e como podemos ajudar.
free download udemy tutorialdownload wordpress pluginswordpress plugins crackedwordpress plugins crackeddownload wordpress themeswordpress themes nulledwordpress themes nulledfree download wordpress pluginsfree download lynda courselynda tutorial free download