Redução de custos é sempre um tema frequente para quem cuida da logística, seja com combustível, cuidados com o motor, peças do veículo, e principalmente, com tecnologias que trazem vantagens e facilitam o trabalho do gestor e do motorista. Chegou a hora de explicar na prática como otimizar a frota com a quantidade de veículos que a empresa já possui, garantindo um resultado mais eficiente.
Saiba mais sobre otimizar a frota, roteirizar, geolocalizar e reduzir custos, fazendo mais com menos.
Planejamento das rotas
Para que a empresa consiga acompanhar o passo a passo de toda operação logística, é necessário fazer o planejamento das rotas de entrega e coleta. Com ele, é possível reduzir os prazos, diminuir o consumo de combustível, optar por rotas mais assertivas e eficientes e aumentar a produtividade da operação.
Além de fazer todo o planejamento, é possível roteirizar as entregas e colocar na prática o que foi planejado. Acompanhar os motoristas em tempo real, saber onde cada um dos veículos da empresa se encontra e ter uma comunicação com o cliente final são fatores fundamentais para a organização. Isso tudo é possível com uma ferramenta de gestão de entregas completa.
Neste e-book, você vai ficar por dentro de tudo sobre rotas de entregas e coletas. Confira:
Roteirização para ociosidade de frota
Manter um veículo parado ou rodando vazio (ao fazer uma entrega e retornar sem carga para o CD) só traz prejuízos para a empresa. A roteirização é aliada do transportador ao organizar a distribuição das cargas entre os veículos e impedir a ociosidade da frota. Através do roteirizador são realizados os cálculos corretos das rotas e itinerários, de forma que a capacidade de carga dos veículos seja otimizada.
A otimização começa neste ponto. As habilidades podem ser inúmeras. Por exemplo, é possível cadastrar habilidades como tamanho, capacidade, equipamentos existentes nos veículos (como a plataforma elevatória), valor máximo de carga e outras características. A roteirização observa as configurações do sistema, separa as cargas e sequencia as rotas observando a frota disponível e suas características, diminuindo a ociosidade da frota.
Podem ser feitas calibragens de habilidades no sistema, que direcionam os motoristas para fazer entregas ou coletas da maneira mais rápida, levando em consideração os sentidos das vias, mesclando ou não, entregas e coletas.
Outra opção é habilitar regiões e zonas de restrição, para que o sistema não coloque pontos de entrega e coleta nessas regiões em determinados períodos, além de configurações que calibram cada veículo pelo valor da carga, peso e volume total, e na hora de roteirizar, a soma das notas ou o peso das mercadorias não passem de determinado valor, contribuindo também com a gestão de risco.
Também é possível levar em consideração a distância entre o CD e a própria casa dos motoristas. Assim, as rotas são feitas de maneira eficiente, para não diminuir a produtividade do motorista e ter entregas e coletas otimizadas e realizadas.
Com o uso da roteirização, o transportador pode planejar e executar as rotas de entrega e coleta buscando a melhor maneira de ocupar a frota e trazendo resultados concretos para a empresa. E, na busca de ser mais assertivo com os endereços, o uso da geolocalização pelo roteirizador é essencial.
Geolocalização
A geolocalização surgiu em tempos de guerra, para auxiliar na localização das tropas. Com o tempo, migrou para outras áreas. E hoje está presente no dia a dia, muito mais do que imaginamos. As principais formas de geolocalização são por Wi-fi (wireless), radiofrequência (GSM – sistema global para comunicações móveis) e GPS (sistema de posicionamento geográfico) ou a versão mais incrementada, A-GPS (GPS assistido).
Um dos diferenciais do sistema AgileProcess é utilizar a geolocalização na hora de fazer as entregas e coletas. Com as coordenadas geográficas de cada ponto, é possível ter mais assertividade na momento de levar o motorista até o cliente. O sistema é capaz de memorizar e adequar as localizações automaticamente.
Como a roteirização pode otimizar a frota e reduzir veículos?
Com estas dicas, é possível rodar com menos veículos fazendo as mesmas entregas ou até mais. Seja aproveitando o mesmo veículo para fazer entregas e coletas, calculando a capacidade dos veículos com o tamanho das cargas ou direcionando o motorista para as entregas de uma mesma região, otimizar a frota utilizada nos eventos logísticos é a chave na busca por redução de gastos.
Pense na sua operação hoje: os seus motoristas estão fazendo as rotas mais assertivas? Já pensou em utilizar uma ferramenta que mostra que você não precisa gastar com a compra de mais um veículo? Você pode fazer muito mais com o que já tem.
Além da roteirização, o sistema AgileProcess possui acompanhamento por GPS, alerta por SMS, comprovação de entregas e painel de indicadores. Tornando o processo logístico mais eficiente, do início ao fim. Fale com um especialista para saber mais.
lynda tutorial free downloadfree download lynda coursewordpress themes nulledwordpress plugins nulleddownload wordpress pluginsdownload wordpress pluginsfree download udemy tutorialfree download wordpress pluginswordpress plugins crackedfree download wordpress themes