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Terceirizar ou não? Saiba quais são os benefícios e as desvantagens do outsourcing

Tempo de leitura: 3 minutos.

Investir em uma frota própria ou terceirizar o serviço de transporte? Essa é uma das decisões mais importantes na hora definir as estratégias da logística da sua empresa. Alguns gestores optam pelo uso de veículos próprios que demandam maior investimento, mas oferecem maior controle. Outros, por sua vez, apostam no outsourcing, ou seja, na utilização de recursos e serviços de terceiros para otimizar a gestão logística.

Mas afinal, vale a pena terceirizar as operações de transporte ou não?

Essa é uma questão que depende das especificidades do seu negócio e, principalmente, da relação entre os custos e o valor do serviço prestado. Para ajudar os gestores na hora de escolher o modelo mais adequado para sua empresa, listamos a seguir o potencial e as limitações da frota própria e da terceirização.

Vantagens e desvantagens de possuir uma frota própria

Para as empresas que realizam o serviço de transporte com uma frota própria, uma das principais vantagens está no controle do processo logístico como um todo. Como as operações estão centralizadas, o modelo facilita a visualização ampla de todas as ações.

O uso de frota própria também permite mais flexibilidade e oferece maior possibilidade de ajustes nas operações de transporte. O modelo possibilita ainda que você aproveite a capacidade total dos seus veículos.

Utilizar veículos próprios para o transporte também contribui para que sua marca ganhe visibilidade. Afinal, é a identidade visual da sua empresa que vai estar circulando pelas estradas. E isso aumenta ainda mais a proximidade com o cliente final, que sabe que seus produtos estão sendo entregues por uma marca que ele já conhece.

Apostar em uma frota própria, no entanto, pode não ser a melhor saída para algumas empresas – sobretudo as menores. Isso acontece porque o modelo exige um investimento grande tanto na aquisição dos veículos quanto na manutenção da frota.

Além disso, crescem as demandas da gestão logística, como o recrutamento e contratação de motoristas, e a atenção aos regulamentos relacionados aos veículos e leis de trânsito, por exemplo.

Vantagens e desvantagens de terceirizar os serviços

Os altos custos de manutenção e gerenciamento de uma frota própria fazem com que muitas empresas terceirizem os serviços com transportadoras. Um modelo que, assim como o de frota própria, apresenta benefícios e limitações.

Uma das principais vantagens de terceirizar os serviços é, de fato, a redução de custos, uma vez que o uso do outsourcing elimina a necessidade de fazer a gestão da frota. Dessa forma, é possível minimizar os gastos com combustível e manutenção de veículos, um ponto crucial para empresas que não podem ou não querem ter serviços próprios de logística.

A terceirização também elimina demandas de gestão de processos, pois reduz as  responsabilidades relacionadas à contratação de profissionais e os processos operacionais, o que possibilita que os gestores possam direcionar esforços, tempo e pessoal para questões mais estratégicas para o seu negócio, como a melhoria dos serviços e o investimento em inovações tecnológicas, por exemplo.

Além disso, outro benefício do uso de transportadoras é o de demonstrar profissionalismo perante o mercado e os seus clientes. Isso acontece porque ao contratar uma empresa especializada, a sua marca mostra preocupação em oferecer um serviço eficiente e transparente.

Mas para que a terceirização traga os melhores resultados para o seu negócio, é crucial que se tome muita atenção na hora de escolher a transportadora, buscando sempre as melhores opções do mercado. Afinal, a reputação da sua marca e o bom relacionamento com os clientes vão depender da eficiência e da qualidade do serviço prestado pela empresa contratada.

Essa perda do controle total das operações é, inclusive, uma das desvantagens do modelo de terceirização. Assim como a possibilidade de restrições para determinados tipos ou tamanhos de mercadoria.

Conclusão

A opção pelo modelo de frota própria ou pela contratação de transportadoras depende das demandas da sua empresa e precisa ser avaliado cuidadosamente tendo em mente os recursos disponíveis e os objetivos do seu negócio.

Em ambos os casos, no entanto, é fundamental levar em conta que o serviço de transporte precisa estar devidamente integrado ao processo logístico, e adequado às necessidades do seus clientes. Para isso, certifique-se de utilizar – tanto com frota própria ou com serviços terceirizados – ferramentas de roteirização e rastreamento que otimizam operações e garantem maior transparência para o cliente final, além de recursos para monitoramento da frota.

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Gostou do conteúdo? Esperamos que as informações sejam úteis para sua empresa e lembramos que durante o mês de julho vamos continuar falando sobre terceirização aqui no blog da AgileProcess. Na próxima semana o tema é a terceirização de entregas por região. Até lá!

Nós também falamos um pouco sobre terceirização no Guia da logística para e-commerce. Ainda não conferiu o material? Baixe agora.

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INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
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  • Tenha maior controle sobre os motoristas.