fbpx
transporte de alimentos, logística AgileProcess

Transporte de alimentos: principais cuidados no foodservice

Tudo que é consumido passa, em algum momento, pelo transporte rodoviário. Realizar o transporte de alimentos é uma tarefa que muitas vezes requer cuidados. Desde o armazenamento adequado ao veículo correto para transporte.

Muitas empresas se especializam nesta categoria de transporte, já que os veículos utilizados não podem realizar o transporte de outros materiais, principalmente tóxicos. Mas para isso, é necessário alguns cuidados maiores tanto com a carga quanto com o veículo em si.

Além de todos os cuidados com a higiene dos veículos e dos produtos transportados, quando se trata de transporte de alimentos é imprescindível realizar o transporte rápido e eficiente. Por isso, a empresa pode contar com serviços tecnológicos que auxiliam em todo o processo de entrega, otimizam a frota e separam as cargas para os veículos adequados. 

A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre as boas práticas no transporte de alimentos e os principais cuidados na hora de realizar este transporte, desde a fiscalização até o veículo adequado. 

Boas práticas no transporte de alimentos

As boas práticas no transporte de alimentos começa logo após o seu preparo. Nos cuidados na escolha da embalagem correta, que impede o vazamento dos alimentos, contato com umidade ou outros fatores que podem causar estragos. 

É importante frisar que não é permitido o transporte de matéria-prima ou alimentos crus junto de alimentos prontos para o consumo, caso exista risco de contaminação; transportar cargas perecíveis junto com outros alimentos, pessoas e animais; e transportar dois ou mais produtos caso algum deles oferecer risco de contaminação.

E as boas práticas de trânsito também são essenciais. Como não trafegar em alta velocidade ou realizar manobras que podem soltar ou danificar os produtos dentro do veículo. As leis estão aí para serem cumpridas, seja de trânsito ou dos cuidados com o transporte de alimentos.

Fiscalização e legislação de transporte de alimentos

Quem fiscaliza o transporte de alimentos no Brasil é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. O objetivo é a criação de normas, regras e soluções para a padronização, segurança e eficiência do transporte de alimentos no Brasil. 

A ANVISA possui portarias que regulamentam o transporte de alimentos. A Portaria SVS/MS n° 326/1997 é a principal. Ela contém as condições para boas práticas de higiene, manipulação, desinfecção e conservação dos alimentos durante o transporte, de forma que não comprometa sua validade e que impeça sua contaminação. 

O controle da ANVISA vai além dos produtos industrializados. A fiscalização também passa pelos alimentos in natura, que ainda contam com a supervisão do Ministério da Agricultura. Mas, cada estado e município brasileiro pode apresentar órgãos e normas complementares (nunca mais importante que as estabelecidas pela ANVISA).  

5 cuidados no transporte de alimentos

O transporte de alimentos é feito todo dia, em todo o país e muitas vezes, de forma irregular. Isso pode acontecer pela falta de conhecimento e cuidados em armazenagem e transporte de alimentos ou até mesmo pela pressa em entregar quantidade, não qualidade. Para que o transporte seja feito de forma segura e os alimentos entregues ao consumidor em boa qualidade, é importante tomar alguns cuidados básicos, acompanhe. 

Validade dos produtos

Transportar produtos vencidos é ilegal e pode resultar em grandes problemas ao transportador. Então manter-se atento às datas de validade dos produtos que serão transportados é fundamental. 

Sempre confira as datas em busca de uma margem de segurança, visto que imprevistos acontecem e podem comprometer o prazo de entrega. Em casos onde os produtos transportados estão com a data de validade próxima, é recomendado buscar por outras opções de transporte mais rápidas, como aéreas.

Cuidados com a temperatura ideal

Quando se trata de produtos alimentícios, muitos exigem cuidados e manutenção de uma temperatura certa para o transporte. Como é o caso de laticínios e derivados, frutos do mar em geral, derivados de carnes, peixes, aves e demais alimentos congelados. Por isso, a transportadora que realiza essa modalidade de transporte precisa contar com veículos adaptados e um controle de temperatura durante todo o transporte. 

Não esqueça de ter no interior do veículo um termômetro, para facilitar os cuidados com a temperatura ideal. Assim, é possível garantir que o produto chegará ao cliente final apto para o consumo, mesmo após todo o trajeto percorrido.

Veículo transportador de alimentos 

Além da validade e da temperatura ideal, o transporte de alimentos deve ser realizado em um veículo compatível com as características do produto. Vale ressaltar aqui a importância da cabine do motorista estar isolada do compartimento de carga, para evitar contaminação. 

Segundo a Portaria CVS 5 – 2003, um veículo transportador de alimento é aquele que realiza o transporte de ingredientes, matérias primas e embalagens alimentícias, e de alimentos industrializados ou manipulados, prontos ou não para o consumo.

Na Seção VII, sobre Transporte de Alimentos, é apresentado as características técnicas dos veículos transportadores de alimentos:

I – ao tipo de compartimento de carga, cujo revestimento interno deve ser liso, impermeável, atóxico e resistente aos procedimentos de higienização, para transportar alimentos manipulados prontos ou não para o consumo;

II – ao tipo de controle térmico existente no compartimento de carga, conforme o tipo de produto alimentício transportado.

Documentos em dia

Além da documentação do veículo, é importante que o motorista tenha em mãos os documentos necessários referente à carga que está transportando. Os documentos variam conforme o Estado em que está transitando e o tipo de carga. 

Embarque e desembarque

Infelizmente, é comum danos à carga acontecer durante o processo de carregamento ou descarga da carga. Para evitar estes incidentes, ainda mais com cargas de alimentos, é recomendado criar alguns procedimentos para guiar a equipe. 

Organizar o empilhamento máximo das caixas, evitando o tombamento é um deles. Isso por que as caixas com peso em cima permanecem seladas durante todo o trajeto, o que evita contaminação. 

Evitar abrir o compartimento da carga sem necessidade também. É como uma geladeira, se não vai pegar nada, não precisa abrir ela a cada 5 minutos (quem nunca?). Assim, a temperatura dentro do compartimento mantém e os alimentos permanecem frescos. 

Dica extra

Quer saber mais sobre logística para alimentos? Confira nosso e-book com todas as informações que você precisa saber! Baixe aqui!

confira nossos e-books gratuitos-04.png

Conclusão

O sistema de roteirização da AgileProcess conta com geolocalização, para traçar a rota mais assertiva em menos tempo. A separação das cargas conforme característica dos veículos selecionados é a ideal na hora de transportar alimentos em grande quantidade, sem riscos de estragar os produtos em veículos não adaptados. 

A comprovação das entregas pode ser realizada através do canhoto digital, no próprio celular do motorista. Essa solução elimina o papel na hora de comprovar as entregas, otimiza o processo (visto que é enviado em tempo real ao transportador a confirmação) e reduz gastos nas entregas.

Realize a logística de alimentos de forma rápida e segura. Converse com um de nossos especialistas para conhecer mais sobre as funcionalidades da AgileProcess e faça parte da logística digital você também!

entre-em-contato-agileprocess-logística-roteirização

download wordpress pluginslynda course free downloadudemy course free downloaddownload wordpress themeswordpress themes crackedwordpress themes nulledudemy course free downloadwordpress themes crackedfree download wordpress pluginsdownload wordpress plugins

Já vai? Que tal fazer um teste GRÁTIS no software antes?

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.