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Como o transporte influencia na experiência do consumidor

O boom nas compras online modificou o perfil dos consumidores que estão mais críticos e informados sobre as possibilidades do mercado. Além de uma longa pesquisa de preço, muitos conferem as avaliações do produto e da loja, usabilidade do site, prazo de entrega, valor do frete e as facilidades para pagamento.

A experiência do consumidor e a logística estão diretamente ligadas com a decisão de compra no e-commerce. Além de buscar uma experiência completa a partir do momento que entra no site até o checkout, o consumidor busca no e-commerce mais vantagem que as lojas físicas, como o conforto em não sair de casa, a facilidade em avaliar os produtos, a agilidade na entrega e os preços baixos do frete. 

Deste modo, a logística, mais precisamente o transporte e os prazos de entrega, devem entregar uma experiência positiva e diferenciada aos clientes, uma vez que são fatores fundamentais a serem avaliados pelo consumidor. 

Transporte e experiência do consumidor

Confira a seguir como o transporte influencia na experiência do consumidor e o que pode ser feito para garantir a fidelização do cliente final. 

Frete: prazos e valores

Segundo um levantamento realizado pelo Reclame AQUI, 63,9% das pessoas que já abandonaram um carrinho de compras, foi devido ao valor cobrado pelo frete. Ainda, 18,6% das pessoas desistem da compra em razão do prazo de entrega ser muito grande. 

Esses dados apontam diretamente para a logística e são fatores que influenciam nos custos do transporte. Logo, para reduzir os valores que são apresentados ao consumidor, o transportador deve buscar alternativas que não elevem os custos logísticos e garanta bons resultados para a operação. 

Uma das soluções é a aposta na automatização dos processos para torná-los mais eficientes e econômicos. Seja na cotação ou auditoria do frete, no planejamento das rotas ou no acompanhamento das entregas, o transportador conta com ferramentas disruptivas capazes de tornar os processos mais assertivos, reduzindo o trabalho manual e o tempo para realizar as ações.

Embalagem e armazenamento

Garantir que o produto chegue em boas condições ao consumidor é um dever do transportador. Nos armazéns ou centros de distribuição, os produtos são acondicionados conforme as especificações dos fabricantes e assim devem seguir dentro dos veículos durante o trajeto ao cliente final. 

Por isso é importante que os veículos escolhidos para o transporte sejam corretos, contendo as peculiaridades necessárias para o bom armazenamento. Por exemplo, produtos refrigerados devem ser transportados em veículos equipados com sistemas de refrigeração adequados. Os caminhões frigoríficos garantem a temperatura ideal e conservação dos produtos, além de facilitar a manutenção durante o transporte.

Como citado anteriormente, a decisão de compra e experiência do consumidor é baseada também nas avaliações dos outros consumidores no site ou aplicativo. Logo, ao constatar avaliações negativas em relação a como o produto chegou ao destinatário, certamente buscará outras opções de lojas para realizar suas compras. Lembre-se também que o famoso marketing boca a boca pesa quando o assunto é e-commerce e as notícias na internet se espalham rapidamente. 

Logo, o manuseio correto desde o momento que o produto saiu do armazém e a embalagem adequada, evitam que o produto chegue com avarias para o consumidor, o que pode facilitar a fidelização do cliente final. E ainda diminui as chances de ocorrer a logística reversa, que acaba sendo um custo a mais para o transportador.

Logística reversa

O processo de devolução de uma compra online é garantido pelo Código de Defesa do Consumidor. Logo, é importante que as empresas que realizam o transporte das lojas online estejam preparadas para atender a demanda de logística reversa quando acontecer. Na maioria das vezes o processo é rápido para o cliente final, garantindo uma experiência positiva com a marca. Mas do lado da empresa e do transportador o processo deve ser planejado com antecedência para garantir a mesma eficiência da entrega.

A reversa envolve os processos e meios para recolher os materiais que já foram usados no processo produtivo ou pelo consumidor final, e faz o reaproveitamento ou descarte apropriado dos resíduos. Esse processo é dividido em três etapas básicas: primeiro o consumidor devolve o produto para o comerciante; depois o comerciante repassa para o fabricante e por último o fabricante dá a destinação adequada.

Receber os produtos defeituosos ou que geraram alguma insatisfação do cliente auxilia na identificação de falhas no processo de produção e transporte e melhora a gestão de qualidade da marca. E dar o suporte ao consumidor de forma ágil e adequada durante o processo ajuda a garantir a satisfação do cliente e aumenta a chance de novas vendas. 

Para saber mais sobre logística reversa, confira esse material gratuito.

Entrega perfeita, consumidor fidelizado

O e-commerce está em crescente expansão e o trabalho da logística e transporte não para. Por isso, está sendo fundamental que as transportadoras e distribuidoras apostem na automatização para redução de custos e no atendimento humanizado para fidelizar o cliente e garantir que a experiência do consumidor seja excelente.

Para garantir a entrega perfeita é possível contar com o apoio de ferramentas que entregam resultados assertivos e reduzem os custos sem prejudicar a experiência do consumidor. Converse agora mesmo com especialistas da AgileProcess e saiba como aumentar a eficiência e garantir boas entregas. 

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INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

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Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.