tudo-sobre-roteirizacao-de-entregas-e-coletas-agileprocess

Tudo sobre roteirização de entregas e coletas

Você tem dúvidas sobre roteirização? Sabe por que ela é tão importante para uma operação com mais de 10 veículos? Estamos falando sobre este assunto direto aqui no blog, a maioria dos nossos conteúdos é sobre roteirização. Então reunimos neste artigo as informações necessárias para tirar todas as suas dúvidas e entender como colocar em prática a roteirização na sua operação. 

Caso no fim da leitura ficar alguma pergunta, entre em contato que teremos o prazer de te ajudar a entender melhor e facilitar o seu trabalho. Além deste artigo, você pode conferir também nosso e-book sobre rotas de entrega e coleta e assistir o bate papo com especialista sobre roteirização

Sem enrolação, chegou a hora de desbravar o mundo da roteirização! 

O que é roteirização?

Roteirização é um processo que visa melhorar o planejamento dos eventos logísticos em um determinado tempo. Para roteirizar, algumas variáveis devem ser levadas em conta, como o tamanho da frota, o perfil dos veículos (tamanho, capacidade), quantas entregas e coletas os motoristas conseguem fazer em tal tempo e o trânsito.

Se procurar no dicionário, roteirização vem de roteirizar + ação: ação ou efeito de roteirizar. Elaborar e/ou criar um roteiro, seja de viagem, trabalho ou até mesmo texto. Na logística, a roteirização é a criação de rotas exatas que trazem melhores resultados para o transportador. 

É possível unir roteirização com separação de cargas. A diferença entre as duas é que enquanto separação distribui os produtos entre os melhores veículos, a roteirização sequencia as entregas da melhor forma possível.

Além disso, a roteirização é aliada do gestor quando é preciso criar rotas com vários endereços. Com ela é possível agrupar as entregas por CEP ou através da geolocalização, e direcionar para um veículo as entregas daquela região. 

Qual o objetivo da roteirização?

Você sabe para que serve a roteirização? Em muitas empresas é comum ter uma pessoa responsável por organizar as entregas e coletas em rotas manuais e passar para os motoristas. A partir do CEP nas notas, o roteirista, como é chamado, avalia as melhores opções segundo o seu conhecimento. 

Os motoristas saem do CD (Centro de Distribuição) sem ter certeza que todas as entregas do dia serão feitas, isso porque aquelas variáveis que citamos da roteirização nem sempre são levadas em consideração quando as rotas são manuais. Já é possível imaginar as revisitas que estão por acontecer. 

O objetivo da roteirização automática neste caso, além de diminuir o trabalho manual, é gerar as rotas mais assertivas possíveis e, com isso, trazer redução de gastos para o transportador. 

Quais são os tipo de roteirização?

O gestor deve escolher qual é a melhor maneira de traçar as rotas, levando em consideração as vantagens de cada técnica. As principais técnicas de roteirização são divididas em:

  • Separação manual: por CEP ou rota, sendo o motorista quem sequencia e faz as rotas;
  • Separação semi-automática: o sistema faz uma primeira separação baseada em um cadastro de CEP ou rota, e alguém opera e faz os ajustes adicionais;
  • Separação e Roteirização semi-automática: um roteirista seleciona quais atendimentos vão para cada veículo e o sistema gera a rota e coloca os atendimentos na melhor ordem de entrega possível;
  • Roteirização automática: sistema separa e sequencia toda a massa de entregas e coletas, utilizando a geolocalização, que traça uma rota muito mais assertiva e o roteirista apenas confere no fim do processo. 

O que é um sistema de roteirização? 

Um sistema de roteirização, ou um software de roteirização, é a ferramenta que facilita a vida de todo gestor de entregas. A tecnologia da ferramenta é eficaz na hora de traçar as melhores rotas e entregar agilidade e economia para a operação.

Com um sistema de roteirização, é possível ter vantagens que não se encontram na roteirização manual, por exemplo. A maioria das vantagens colabora para a redução de custos e o aumento da produtividade da frota de veículos. 

Os benefícios da roteirização se resumem em:

    • Melhoria no uso da frota e na separação das cargas;
    • Redução de gastos com manutenção do veículo;
    • Redução média de 30% com custos logísticos;
    • Encurtar distâncias e km desnecessários;
    • Diminuir o tempo ocioso da operação;
    • Maior assertividade na rota traçada;
    • Acompanhamento de motorista;
    • Economia de combustíveis.

Como fazer roteirização?

O processo de roteirização, quando feito de forma manual principalmente, consiste em algumas etapas. O primeiro passo é estudar o percurso que será feito, encontrar as rotas que se tornem mais fáceis e compreendam todas as entregas que serão feitas. 

É importante considerar fatores como condições das estradas, trânsito, veículos que serão utilizados e suas capacidades e características, entre outros. Colocar todos esses detalhes no papel a partir do CEP das entregas pode levar bastante tempo. 

Quando traçadas as rotas manualmente, o motorista não tem noção de como estará o trânsito se não seguir um GPS ou algo similar. Imagine o trabalho de atualizar em cada entrega um endereço novo. Ou se o motorista for dos mais antigos, com certeza preferirá o famoso mapa de papel para tentar se localizar.

As principais preocupações na hora de roteirizar são:

  • Que veículo entrega o que e quando?
  • Será que vou atender o nível de serviço do meu cliente?
  • Quais são as variáveis que tenho para roteirizar?
  • Tem regiões perigosas ou restritas para entrega? Como fazer?
  • E os cuidados com as apólices de seguro? Como vou passar por algumas regiões?

As dúvidas do gestor são muitas. E só nesse processo, montando as rotas de cabeça, os resultados que a operação precisa alcançar podem ser prejudicados. Sem contar os gastos exagerados com combustível, os perigos que as estradas podem oferecer e a demora para entregar a encomenda do cliente, o que gera insatisfação. 

Um roteirizador, nesta etapa, é fundamental. Imagine contar com a tecnologia para facilitar todo este trabalho, pensar pelo roteirista e entregar a rota mais assertiva em poucos minutos. Além disso, a roteirização pode reduzir a ociosidade da frota, de veículos que rodam quase vazios que podem aproveitar entregas para fazer coletas ou agrupar os eventos logísticos de uma região em um só veículo. 

Parâmetros para roteirização

Para criar a rota perfeita ao utilizar um roteirizador especialista, o transportador pode apresentar alguns parâmetros e variáveis para a roteirização, que levam em consideração pontos importantes do trajeto. 

  • Dimensões dos veículos para a separação da carga: peso (kg), cubagem (cm³), valor (R$), paletização, entre outros;
  • Veículo com melhor custo benefício;
  • Regiões perigosas e zonas de restrição;
  • Entregas prioritárias: quando determinados clientes só recebem as mercadorias em horários específicos, comuns em restaurantes e supermercados;
  • Rota aberta ou fechada: veículo precisa voltar ao centro de distribuição após o término da rota;
  • Jornada do motorista;
  • Rotas de N dias: rotas de mais de um dia;
  • N rotas dia: mais de uma rota no dia para o mesmo veículo.

Como escolher um software de roteirização

O primeiro passo para escolher o software de roteirização ideal é entender a necessidade da operação. Se a complexidade das rotas não é muito grande e a operação possui poucos veículos, um software simples pode atender bem. 

Alguns sistemas ERP contam com um módulo de roteirização para a criação de rotas para as entregas. Esse módulo costuma ser utilizado principalmente por empresas menores, pois consegue atender de forma mais fácil um número menor de entregas.

Porém, quando falamos de rotas mais complexas, com mais parâmetros e mais veículos, um software especialista deve ser a escolha. Ele permite criar janelas de horário específicas para atender determinados clientes. Por exemplo, para atender um estabelecimento localizado em uma avenida principal, que o horário de carga e descarga é entre 6h e 8h da manhã, o roteirizador precisa ter a opção de janela de entrega para encaixar a entrega nesse local dentro dos horários especificados. 

Vejamos algumas informações que devem ser consideradas na hora de escolher o roteirizador ideal: 

  • Qual o nível de complexidade das entregas da minha operação?
  • Um sistema simples consegue me atender?
  • Esse sistema possui os critérios que preciso para criar as rotas?
  • Permite criar janelas de entregas?
  • Permite definir zonas e regiões de risco?
  • Qual a quantidade de veículos da minha operação?

Roteirista: quem faz a roteirização de transporte

A pessoa encarregada de organizar as rotas, seja na mão ou com ferramenta, é conhecida também como roteirizador ou até roteirista (nesse caso, nada a ver com cinema). A função do roteirista é programar todo o processo dos eventos logísticos, manualmente ou com a ajuda de um sistema de roteirização.

A vida do roteirista é muito mais fácil quando a operação adota a roteirização automática. Com a ferramenta, é possível deixar de lado o trabalho manual de criar as rotas, pensar nas variáveis e se preocupar em como será feito as entregas, além de passar as rotas para os motoristas, receber as confirmações, digitalizar os canhotos e fazer os relatórios. Tudo é automático. Sem contar a facilidade que a tecnologia entrega na hora de traçar as rotas mais assertivas.

É uma peça fundamental para uma logística de sucesso. Com as rotas traçadas, o roteirista busca os melhores percursos, muitas vezes também responsável pelos fretes e a otimização dos processos. Cargos relacionados que podem ocupar a mesma função são de analista de frota ou transportes, assistente de frota ou transportes e auxiliar de frota ou transportes. 

Exemplos de roteirização

É preciso entender que a roteirização não entrega necessariamente o caminho mais curto, com a menor distância. Ela entrega o caminho mais eficiente, que será feito com menos custos. Sabendo disso, vamos trazer um exemplo clássico, confira. 

O veículo fará uma entrega saindo da cidade A, onde está o CD, para a cidade E, sendo possível fazer duas rotas para chegar lá: a primeira com trechos de estrada de chão e a segunda totalmente asfaltada. 

A diferença entre uma rota e outra é de pouco mais de 25 km, sendo a mais longa a rota totalmente asfaltada, porém na estrada de chão, o veículo consome mais combustível. Na primeira rota, o valor gasto em combustível chega a R$ 190,00, fazendo uma média de 4,5 km/l. Enquanto na segunda, o valor gasto em combustível é de R$ 165,00, com uma média de 6 km/l.

Se não for colocar no papel todos os detalhes, a primeira opção logo é escolhida, por ser menor a distância. Mas levando em consideração os trechos de estrada de chão e consequentemente os gastos com combustível, a melhor rota para se fazer é a segunda. 

Este é um exemplo básico, mas é possível colocar em qualquer situação. Um roteirizador é programado para levar em conta informações como essas, automaticamente, facilitando o trabalho e o tempo em planejar as rotas.

10 razões para sua empresa usar um roteirizador de entregas

Agora que você sabe tudo sobre roteirização, vamos apresentar 10 vantagens da roteirização para quem trabalha com entregas e coletas. Você pode conhecer os detalhes de cada item aqui.

  • Redução de custos;
  • Otimização de tempo e aumento de produtividade;
  • Eficiência e pontualidade;
  • Sequenciamento de entregas;
  • Uso de janela de entregas;
  • Gestão de frota e de equipe;
  • Monitoramento;
  • Relacionamento com o cliente final;
  • Análise e tomada de decisão;
  • Aumento da segurança.

Maturidade da frota

Aproveite para entender um pouco mais sobre o momento atual da sua operação com um quiz que preparamos sobre maturidade da frota. É rapidinho, confira:

Agora que você sabe tudo sobre roteirização de entregas e coletas, converse com um especialista para colocar em prática na sua operação também. A AgileProcess também conta com acompanhamento em tempo real, integração, comprovação digital, separação e muito mais. Revolucione a sua logística com o sistema AgileProcess.

fale-conosco-agileprocess-logistica

Roteirização é um dos assuntos mais falados aqui no blog, confira outros artigos que preparamos para você!

wordpress plugins nulleddownload wordpress themeswordpress plugins nulledfree download lynda coursewordpress plugins crackedwordpress plugins nulledudemy course free downloaddownload wordpress pluginsfree download udemy tutorialdownload wordpress plugins

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

acompanhar-entregas-em-tempo-real

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.