fbpx

Custos logísticos: como reduzir e melhorar o orçamento anual

Tempo de leitura: 3 minutos.

Que empresa não sonha com uma logística bem planejada, executada e controlada, que gera bons frutos e resultados positivos? Para alcançar essas práticas e evitar gastos que podem pesar no orçamento e gerar dores de cabeça, existem opções simples para reduzir os custos logísticos e melhorar o orçamento da organização, mantendo a qualidade do serviço.

Para começar, é muito importante que a empresa entenda a fundo seus custos logísticos essenciais, para buscar formas de polir esses gastos e encontrar alternativas que não comprometam a qualidade do serviço.

Já listamos anteriormente aqui no blog algumas dicas para criar um orçamento logístico mais assertivo e ágil. A partir das experiências que a AgileProcess adquiriu ao longo dos projetos, essas orientações são simples e rápidas de serem colocadas em prática, independentemente do porte da empresa ou setor de atuação. Mas você sabe como funciona a gestão dos custos logísticos e o que os constituem? Nesta leitura você vai entender como otimizar os custos do seu orçamento logístico para 2020. 

 

O que constituem os custos logísticos?

A logística engloba todos os processos que ocorrem na cadeia de suprimentos, desde o envio pelo fornecedor, a produção, até chegar no cliente final. Os custos logísticos variam de empresa para empresa e dependem de uma série de fatores, mas as etapas mais comuns são: transporte, estoque, armazenagem e administrativo. Vamos entender como funcionam estas etapas:

Transporte: gastos relacionados à venda de produtos e à sua transferência entre pontos de armazenagem, unidades de distribuição, operadores e cliente final.

Estoque: custo financeiro; seguro; obsolescência; depreciação; perdas e danos.

Armazenagem: manuseio de cargas nos armazéns; acomodação e conservação do produto.

Administrativo: custos com a estrutura administrativa da logística.

Quando somados, os gastos com a logística podem pesar no orçamento. Em muitos casos, pode acontecer do gestor cortar custos logísticos e acabar não trazendo o resultado que gostaria, o que faz com que reduzir sem planejamento não é uma opção. Aquela famosa história que o barato pode sair caro. Então é possível melhorar o orçamento sem ter problemas com o consumidor final, como atrasos na entrega e revisitas, usando meios práticos e eficientes, como a tecnologia.

 

Melhores práticas

Para facilitar a gestão, existem boas práticas que podem ser seguidas para auxiliar na redução de custos. Separamos algumas dicas que quando seguidas, ajudam a reduzir e otimizar o seu orçamento, de forma que o orçamento da empresa não cause dores de cabeça no fim do ano. Confira:

1- Conheça seus custos

Como montar um orçamento se você não tem conhecimento sobre o que vai gerar gastos? Conheça seus gastos para buscar melhorias em lugares que podem ser poupados. Crie metas e objetivos que tornam a gestão mais controlada.

2- Fornecedores

Um bom relacionamento com os fornecedores é essencial para receber o material dentro do prazo com o melhor custo-benefício e não atrasar os próximos passos da cadeia. Focar em fornecedor comprometidos gera fidelidade, que pode resultar em descontos nos produtos.

3- Tecnologia

Uma das melhores técnicas para reduzir custos logísticos é a automação dos processos. Bem utilizada, a tecnologia adotada reduz a complexidade da operação e simplifica o processo. Já falamos dos benefícios de sistemas como roteirizador de entregas que são ótimos aliados na redução de custos e trazem agilidade na hora de entregar. 

4- Mapear processos

Todo processo pode sofrer falhas. É importante identificar e corrigir rapidamente, transformando-as em oportunidades de melhorias. Assim, mapear os processos para saber o que será feito é uma maneira de não ter surpresas e agir rapidamente quando necessário.

5- Gestão de estoque

Utilize a curva ABC para gerir melhor o estoque da empresa. Produtos parados não dão lucros e é um dinheiro que pode ser investido em outra coisa. Entenda melhor sobre a curva ABC

6- Equipe preparada

Um profissional capacitado rende mais e é mais ágil, invista em cursos e capacitações para melhorar o rendimento e a qualidade dos funcionários.

 

Quais são as práticas que a sua empresa utiliza para reduzir os custos do orçamento de logística? Compartilha com a gente para ajudar outras pessoas também. Continue acompanhando nosso blog e qualquer dúvida entre em contato.

 

2 responses to “Custos logísticos: como reduzir e melhorar o orçamento anual

  1. Prezado Evilásio,
    As práticas por você citadas sempre fizeram parte do nosso dia a dia quando eu trabalhava em outra empresa da qual era Diretor Executivo de suprimento e logística, tínhamos um controle de custos de todo o processo desde a importação no porto do fornecedor no exterior até a entrega em nossos clientes nos vários estados brasileiros.
    Tínhamos uma equipe especialmente dedicada ao despacho aduaneiro, bem como uma equipe que tratava de todos os trâmites com os agentes financeiros envolvidos inclusive os bancos financiadores.
    Fazíamos controle de estoque permanentemente e não apenas um inventário de final de ano.
    Primávamos pelo controle do tempo de desembaraço pois precisávamos ser ágeis para atender a demanda crescente.
    Entre 1994 e 1998 fomos por 2 vezes o maior importador do estado de Santa Catarina.
    Durante todo esse período só tivemos um acidente no transporte rodoviário no Brasil sem maiores perdas.

    1. Olá Luis!
      Trouxemos como sugestões para se organizar, mas com certeza são práticas que devem ser levadas para o dia a dia mesmo! Uma logística bem planejada faz toda a diferença sempre, muito bacana o seu relato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *