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Tempo durante as entregas e revisitas, saiba como diminuir!

Atire a primeira pedra aquele que nunca precisou visitar um cliente duas vezes (ou mais) para fazer uma entrega ou ficou esperando até ele aparecer. Claro que se você possui a ferramenta correta desde sempre, tenho certeza que você não precisou. 

Mas muitas empresas de logística não possuem ferramentas capazes de alertar o cliente quando as entregas serão realizadas e são pegas de surpresa ao bater na porta e ninguém abrir. 

Hoje vamos aprender como não passar por isso. Aqui, só entre nós, fica uma sensação de frustração não é mesmo? Não encontrar o cliente, ficar esperando até aparecer, ou pior, ter que voltar em outro momento, correndo risco de atrasar a agenda. Ninguém merece.

Uma simples pesquisa na internet e o que mais se vê são reclamações sobre entregas atrasadas, pesquisas sobre o que o código de defesa do consumidor e prazos de entrega. Então, continue a leitura para saber mais como diminuir o tempo durante as entregas e evitar revisitas ao cliente.

Como diminuir o tempo em que o motorista demora entre uma entrega e outra?

Você sabia que em 2019, cerca de 47% da população brasileira possuía um automóvel. Dentre carros, caminhões, caminhonetes, motocicletas, ônibus, a média de veículos do país passava de 97 milhões.

Com o trânsito caótico de grandes metrópoles, realizar entregas e coletas nem sempre é fácil. No momento de encontrar vaga para estacionar e realizar as entregas as dificuldades são enormes.

Atrasos e perdas na hora da entrega, causam problemas com o cliente, e podem afetar a confiança da relação. Optar por um transporte de qualidade é o que deve ser feito sempre, buscando ferramentas que tornam a logística mais eficiente.

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Problemas no tempo de entregas

Cada minuto a menos na hora de realizar a entrega, é um minuto a mais para fazer outras entregas no mesmo dia.

A Serbom, que atua há 12 anos com a logística em São Paulo, conhece muito bem os problemas com trânsito para realizar as entregas, o que gerava atrasos e insatisfação aos clientes.

Como o trânsito não é algo fácil de resolver e envolve muito mais que determinação da empresa, ela buscou uma maneira da operação ser mais ágil e fácil.

O que a Serbom precisava era de uma ferramenta que fizesse com que o desembarque ocorresse de forma muito mais rápida e que evitasse as tão temidas revisitas.

E foi com a ajuda do sistema AgileProcess que a empresa atingiu os resultados que queria. Uma das ferramentas do sistema é o AgileAlert, que alerta por SMS o andamento das entregas, sem precisar que o cliente instale aplicativos. 

entrega

Além disso, é possível relatar possíveis problemas na entrega e coletar uma pesquisa de satisfação após cada operação realizada.

Fábio Zerbinatti, Gerente Comercial na Serbom, foi um dos responsáveis por implantar o sistema na empresa. 

Para ele, “a implantação da ferramenta depende muito do engajamento da equipe, se existe um problema e a equipe que você tem em mãos consegue enxergar isso, a implantação acontece de forma muito rápida. Não tivemos problema em relação a isso, tanto a AgileProcess como a minha equipe estavam dispostos a solucionar o problema.”

Com a ajuda do AgileAlert, a operação da Serbom conseguiu diminuir o tempo durante as entregas. “Não precisamos mais ficar esperando o cliente vir até nós, quando chegamos ele já está esperando, isso faz com que a entrega seja muito mais rápida”, aponta Zerbinatti.

Em resumo, a Serbom conseguiu diminuir o tempo de desembarque na hora da entrega, além de que os motoristas e os clientes estão mais informados.

“Tivemos uma diminuição na operação na hora da entrega, imagine que se você economizar 5 minutos em cada parada para entregar, conseguimos fazer muito mais entregas em um dia. Foi algo muito benéfico para a Serbom”, completou.

Você sabia que existe uma lei sobre tempo de carga e descarga? 

Pois é, o artigo 15 da Lei 13.103/2015 aplica penalidades de cobrança adicional para o responsável, pela demora ao carregar ou descarregar.

A tecnologia é a melhor aliada na hora de entregar mais e entregar melhor. 

Uma comunicação clara entre toda a equipe é essencial para um bom resultado no trabalho, e nada melhor que uma ferramenta capaz de facilitar essa comunicação.

Todo o processo do transporte, como localização do veículo, atrasos, rotas erradas, paradas indevidas ou por muito tempo, são informações importantes para que o transportador possa corrigir qualquer problema com o motorista ainda na estrada.

É muito melhor fazer uma atualização no sistema e alterar a rota do motorista automaticamente do que fazer uma ligação enquanto ele dirige. 

Evitar revisitas ao cliente é possível

Da mesma maneira que é possível agilizar o tempo nas entregas e coletas, o sistema também facilita o trabalho do motorista ao enviar o SMS para o cliente avisando que a entrega ou coleta será feita em determinado horário.

Com a confirmação do cliente, o motorista vai até o local e realiza a entrega ou coleta conforme planejado. Se a resposta for #problema, o cliente evita a ida do motorista até o local sem necessidade.

Assim, sem dar de cara na porta, como costumam dizer, é possível organizar para realocar esse evento para outro dia, não interferindo na agenda do motorista. 

O sistema AgileProcess já ajudou clientes a diminuir o índice de revisitas de 20% para apenas 1%. Já imaginou quanto tempo as empresas ganham ao utilizar uma ferramenta simples de SMS, que evita todo o transtorno das revisitas? 

Código de Defesa do Consumidor

Você já ouviu falar na Lei da Entrega com Hora Marcada, ou Lei da Hora Marcada? Pois é, em 6 estados brasileiros essa lei obriga fornecedores de bens e serviços a fixar uma data e um horário para a entrega de produtos ou realização dos serviços. 

O fornecedor pode escolher o dia e o turno para receber o produto ou o prestador de serviços em casa. O período das entregas são divididos em três opções: manhã (7h às 12h), tarde (12h às 18h) e noite (18h às 23h). 

São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais são os estados que seguem a legislação. Mas em outros estados, o Código de Defesa do Consumidor garante esse direito aos consumidores, que devem ser informados de, pelo menos, o dia que será realizado o evento. 

Conclusão

Com um software adequado, é possível ter melhorias no processo de transporte de mercadorias em pouco tempo. Use as tecnologias disponíveis no mercado a favor do seu trabalho, da segurança das entregas e das pessoas envolvidas no processo.

Conheça o AgileAlert, a ferramenta certa para você economizar tempo e dinheiro na hora de realizar as entregas e coletas da sua operação. Entre em contato, faça parte do time AgileProcess e vamos juntos revolucionar a logística!

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INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.