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Como agregar valor aos serviços de transporte por meio do uso da tecnologia

Tempo de leitura: 4 minutos.

A transformação digital trouxe acessibilidade e agilidade, fatores que mudaram drasticamente o comportamento do consumidor e, consequentemente, o ritmo do mercado. Para atender essa demanda e acompanhar a velocidade de um mundo digitalizado, tornou-se indispensável investir em ferramentas que tornam o fluxo das operações logísticas e dos serviços de transporte mais ágil.

Trabalhar com ferramentas tecnológicas e acompanhar as tendências digitais é uma forma de conquistar seu espaço no mercado, manter-se competitivo e atender aos propósitos, exigências e expectativas do novo consumidor. Por isso, neste novo conteúdo, vamos mostrar para você como agregar valor aos serviços de transporte utilizando a tecnologia. Confira!

 

A tecnologia e sua importância nos serviços de transporte

Há pouco mais de uma década, o desenvolvimento tecnológico é constante no âmbito empresarial. Esse movimento está acontecendo porque as ferramentas digitais auxiliam no aprimoramento de operações e nos processos das empresas. 

No caso do setor logístico, essas ferramentas colaboram diretamente com a produtividade, a velocidade nas entregas dos produtos e a eficácia dos serviços de transporte

Confira quais são os cinco principais fatores com os quais a tecnologia colabora e nos quais auxilia as empresas que atuam no setor logístico:

Automação de tarefas;

 Gerenciamento de dados referentes a prazos, tabelas, informações de clientes, produtos e serviços;

 Integração de gestão, setores e serviços — tudo disponível para todos os envolvidos;

 Rastreabilidade de entregas;

 Confirmação de recebimento.

Dessa maneira, é possível, por meio do uso da tecnologia, favorecer a logística e aumentar a qualidade dos serviços de transporte que são entregues aos clientes. Entenda, a seguir, como isso pode ser aplicado também na sua empresa.

 

Como a tecnologia agrega valor ao serviços de transporte

Contar com uma plataforma de gerenciamento logístico influencia diretamente a produtividade e impacta positivamente a redução de custos em todos os setores envolvidos com os serviços de transporte.

O diretor executivo da Transville, empresa com quase 50 anos de atuação no setor logístico, Douglas Helton Arpini, explica o que motivou a companhia a procurar e investir em uma solução tecnológica que auxiliasse nos processos da companhia: “O grande foco da escolha de uma plataforma tecnológica para gerenciar os nossos serviços se baseou no aumento da produtividade e seu impacto na redução de custos operacionais. A otimização das rotas de entrega e o acompanhamento dos veículos em rota foram decisivos na hora de adquirir a solução”.

O efeito prático da adoção da tecnologia como apoio dos serviços de transporte é que muitos gargalos do processo logístico acabam sendo resolvidos a partir da sua implantação. “A roteirização foi o primeiro deles. Tínhamos um processo baseado no conhecimento do roteirizador, o que trazia uma série de ineficiências. Em sequência, o monitoramento dos carros em rota foi outro gargalo minimizado com a plataforma, diminuindo as ligações, sendo mais efetivo na comunicação com os motoristas e, por fim, destacaria a efetividade de entrega monitorada em tempo real”, explica Arpini.

Para os prestadores de serviços de transporte rodoviários, existem dois benefícios fundamentais que são percebidos com a adoção da tecnologia no processo logístico: a velocidade na troca de informações e a qualidade das entregas. 

Uma plataforma digital permite às empresas operarem com maior assertividade nas entregas, registrando uma menor quantidade de retorno de mercadorias não entregues e, principalmente, fornecendo acesso online para os clientes consultarem ou enviarem informações relacionadas aos produtos que estão em entrega.

Para Arpini, o uso de soluções digitais oferece uma série de benefícios, sendo três deles os de maior relevância: “O acompanhamento em tempo real dos veículos em entrega e coleta; a visão do desempenho dos veículos (comparativo); e o ganho tempo na velocidade que a informação chega ao cliente”.

Além dos benefícios comentados nos processos logísticos, o uso de plataformas digitais para gerenciar os serviços de transporte e de entrega também transformam organizacionalmente as empresas. Isso ocorre porque as rotinas e os procedimentos adotados acabam sendo muito bem especificados e simplificados com a adoção de soluções tecnológicas criadas especialmente para isso. 

“Tivemos redesenhos de funções e atribuições. Algumas tarefas foram extintas, alguns novos processos foram criados para acompanhamentos e análises de rotas. A bem da verdade, nossa equipe se tornou mais gestora e menos executora”, ressalta Arpini. 

Os resultados positivos da adoção da tecnologia nos serviços de transporte podem ser observados entre 3 meses a 1 ano a partir da adoção desse tipo de solução. Ainda segundo o diretor executivo da Transville, “o processo foi mais longo que o esperado por resistência da equipe. O processo de geração de resultados levou aproximadamente 1 ano, mas existiam filiais que com 3 meses já estavam obtendo bons resultados”.

 

A experiência da Transville utilizando a solução AgileProcess

A AgileProcess, solução adotada pela Transville e por outras companhias do setor de logística do País, vai além de um simples roteirizador. A tecnologia embarcada nessa solução foi desenvolvida para simplificar e otimizar todo o processo logístico que, a partir do uso desse produto, se torna muito eficiente do início ao fim.

A Transville escolheu o produto AgileProcess porque essa solução otimiza toda a frota da empresa, gera as melhores rotas e efetua um sequenciamento preciso e racional das entregas. Além disso, a solução auxilia cada um de seus motoristas com apoio de GPS e ainda faz a comprovação de recebimento das entregas no momento em que elas acontecem.

Conheça as funcionalidades que fazem parte do AgileProcess:

– AgileRoute: roteirizador de entregas;

– AgileDelivery: GPS Mobile;

– AgileProof: comprovador de entregas;

– AgileAlert: alerta por SMS;

– AgileControl: painel de indicadores.

 

Quer as especificações de cada uma dessas funcionalidades do AgileProcess? Tire todas as suas dúvidas com um de nossos especialistas aqui! Se você se interessa pelo setor de logística, confira outros conteúdos relacionados a essa área no nosso blog. 

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.