Inteligência Artificial promete resolver problemas relacionados à logística nas empresas


De acordo com a consultoria Gartner, a Inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que emula o desempenho humano, tendo como  principal característica a capacidade de aprendizagem e chegando às conclusões por conta própria –  inclusive sobre conteúdos complexos relacionados à logística.

Em uma interface do tipo chat, por exemplo, ela é capaz de simular diálogos naturais com pessoas por meio da computação cognitiva.

A Inteligência Artificial também pode auxiliar pessoas na execução de tarefas rotineiras, como dirigir veículos autônomos, reconhecimento automático de fala, entre outros.

Para o setor de Logística, a Inteligência Artificial tem as mais diversas aplicações, como para otimizar a frota, roteirizar, entregar e comprovar entregas, enviar alertas e todas as outras ações que até então eram exercidas por seres humanos.

Além disso, a tecnologia de IA quando associada à Logística permite  o uso de diversas aplicações para personalizar, monitorar, detectar problemas, realizar ações automáticas e aprender com a experiência do usurário.

Com isso, os operadores logísticos e transportadores podem oferecer  mais agilidade e eficiência no transporte. Tais características serão entendidas como vantagens competitivas para atrair mais clientes e ainda demonstra a autoridade da empresa em soluções inovadoras de logística.

A influência da Inteligência Artificial na Logística

Conforme estudo recente divulgado pela Forrester Research, até 2025 sistemas de IA (softwares cognitivos, chatbots, assistentes virtuais ou autômatos) substituirão 7% dos empregos nos Estados Unidos, incluindo aqueles relacionados à logística.

Os principais setores afetados pelo uso de Inteligência Artificial são os de transporte e sistemas de roteirização em geral. Isso porque a inteligência artificial está por trás da maioria das soluções inovadoras do mercado, incluindo cadeias de suprimentos inteligentes que utilizam sistemas de aprendizado de máquina.

Em outras palavras, muitas tendências baseadas em IA serão desenvolvidas nos próximos anos para entregar compras no local e horário estipulado pelos clientes. Por sua vez, o aumento da produção causará descentralização, que envolverá mudanças rápidas nas cadeias de fornecimento.

AgileProcess para logística

Otimização do transporte

A aplicação da Inteligência Artificial no setor de transporte logístico (principalmente no cenário internacional) já é realidade nos dias atuais e muitas empresas se beneficiam com esta tecnologia.

A solução AgileProcess, por exemplo, faz uso da IA na otimização do gerenciamento da frota, gerando as melhores rotas. A tecnologia é aliada e não elimina o fator humano, pois depende dos usuários para aprender e oferecer resultados melhores toda vez que for utilizada.

“Enquanto é utilizado e auxilia para o sucesso de cada entrega, o sistema coleta informações e as usa para gerar rotas cada vez mais eficientes. Aprendendo sozinha, a ferramenta melhora expressivamente a performance da logística e reduz a necessidade de intervenção humana para o refinamento dos dados”, comentou Evilásio Garcia, CEO da AgileProcess.

Utilizando Inteligência Artificial para gerar as rotas mais eficientes e fazer a melhor sequência de entregas, a plataforma AgileProcess com cinco módulos, também auxilia o motorista com o apoio do GPS e registra a comprovação das entregas no momento em que estas são concluídas.

  • AgileRoute: Assim que extrai todas as informações sobre as entregas e coletas do sistema de gestão da empresa, o AgileRoute usa a  geolocalização de cada endereço para indicar rotas otimizadas. Os romaneios são gerados e, após a finalização do processo, todas a informações são enviadas ao celular do motorista. Tudo isso em poucos minutos.
  • AgileDelivery: Com o uso do GPS integrado ao sistema, o motorista realiza a entrega sem erros ou perda de tempo. Este módulo também informa ao SAC a posição do veículo na rota planejada.
  • AgileAlert: Aqui a empresa pode enviar mensagens via SMS para manter o cliente informado sobre seu pedido ou que ele reporte qualquer problema.
  • AgileProof: O sistema, neste módulo, exigirá uma foto do canhoto da nota, assinatura do cliente, leitura de algum código de barras ou informação extra para comprovar a entrega ou coleta. A baixa no sistema é feita automaticamente.
  • AgilePainel: Interface que demonstra toda a situação da entrega ou coleta, por meio de gráficos gerenciais que são atualizados em tempo real.

Quer entender mais sobre esta tendência? Converse agora mesmo com um de nossos especialistas na aplicação de Inteligência Artificial com a logística.