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Checklist: 10 dicas para escolher a melhor transportadora 

Para abrir uma empresa do zero ou atuar em uma gigante do mercado, é preciso pensar em um conceito super simples mas que nem sempre é fácil de colocar em prática: a satisfação do cliente em primeiro lugar. Se você está procurando formas de melhorar a experiência de compra do seu cliente você veio ao lugar certo. 

Já falamos aqui no blog de como a entrega do produto pode ser mais impactante do que o produto ou serviço em si. Hoje vamos ajudar a sua empresa a procurar a melhor transportadora do mercado, aquela que vai fazer o seu cliente entender que você tem um ótimo produto e um prazo de entrega melhor ainda. Continue a leitura que separamos dicas infalíveis para lhe ajudar. 

10 dicas para escolher a melhor transportadora

01: Investimento 

Descubra quais são as suas necessidades reais. Hoje a sua empresa precisa de uma frota própria ou terceirizada? Será que precisa ser um caminhão ou uma frota de vans é o suficiente? O seu investimento deve combinar com as suas necessidades. Antes de ir atrás de qualquer empresa, avalie a sua primeiro.

02: Qual transportadora é a ideal para meu negócio?

Para cada produto existe um tipo de veículo adequado para transportar a sua mercadoria com qualidade e agilidade. Primeiro passo é identificar transportadoras que tenham a frota adequada para o seu produto. Separamos alguns segmentos como exemplo.

  • Alimentos perecíveis: Procure por veículos que sejam de material liso, resistente, impermeável, atóxico e lavável. A cabine do condutor deve ser isolada da parte que contém os alimentos. Os caminhões deste produto devem conter baú para proteger e organizar caixas, sacos e fardos.
  • Medicamentos: Por ser um produto delicado, sensível e de alto valor, o transporte de medicamentos é mais regulamentado do que outros produtos. Os medicamentos são sensíveis a variações de temperatura, luminosidade e umidade por exemplo. Procure por veículos com capacidade de reduzir a temperatura e até mesmo com compartimento para congelamento. 
  • Sapatos, roupas e acessórios: Essa é a carga mais comum por não depender de refrigeração e geralmente já vem com a sua própria embalagem. O ideal é que o caminhão de carga seca tenha carroceria baú. O tamanho do veículo depende da área de circulação, do volume da carga e da distância percorrida.

03: Verifique as tecnologias que a transportadora utiliza

Pode parecer que para sua empresa isso não tenha tanto significado e nem impacto na operação, porém a tecnologia está presente em todos os momentos de uma entrega de qualidade. A melhor transportadora será aquela que conta com tecnologias básicas e avançadas. 

Pergunte como o transportador pretende lhe passar informações de entrega e como a sua empresa vai conseguir acompanhar as etapas da operação. E o mais importante é: como o seu cliente vai saber que a entrega está próxima de ser realizada? 

04: Como a transportadora vai entregar dentro do prazo?

Falando ainda em tecnologia não podemos deixar de falar de como a tecnologia tem impacto direto no prazo de entrega da sua mercadoria. Uma transportadora com sistemas arcaicos e manuais, dificilmente vai conseguir trazer agilidade na operação e diminuir os prazos de entrega e revisitas ao cliente final. 

Alguns sistemas que fazem a transportadora entregar mais rápido:

  • Roteirização;
  • Alerta de mensagem para o cliente;
  • Sistemas de gestão de entrega em tempo real.

05: Porte da transportadora

Se você tem um negócio pequeno de e-commerce que trabalha com pequenos volumes, as transportadoras express são as ideias para você, mas se você pensa em expandir o negócio e ter uma grande variedade de produtos, busque por uma transportadora que tenha a frota mais completa e variável possível. Você não vai trocar de transportadora a cada produto que entra no seu catálogo, correto?

06: Busque conhecer os clientes da transportadora

Informação é essencial para fechar qualquer contrato seguro e duradouro. No site da transportadora já é possível visualizar alguns clientes e tirar algumas conclusões valiosas sobre o atendimento do chat, SAC e modelo de negócio. Se o seu atendimento for ruim logo no início, o do seu cliente será pior.

07: Certificações e aprovações para efetuar o transporte de carga 

As certificações são essenciais para que aconteça o transporte das cargas com segurança e de forma eficaz. Existem algumas certificações simples e básicas, mas dependendo do seu produto, as certificações são mais específicas como medicamentos e cargas perigosas e o não comprimento pode causar danos sérios a mercadoria e a sua empresa. Busque saber qual certificação é essencial para o transporte da sua carga.

08: Comprovação da entrega

Não basta entregar, você precisa receber a comprovação de que a entrega foi feita, não é mesmo? 

Procure por transportadoras que enviem a comprovação da entrega em tempo real e se possível de forma digital. Muitas hoje em dia ainda fazem a comprovação com canhotos de papel, o que faz com que o retorno da comprovação para sua empresa seja apenas no fim do dia ou apenas no outro dia, quando o motorista decide escanear os comprovantes. Bem arcaico não é mesmo?!

Hoje, já existem outras formas de comprovação de entrega que garantem que a entrega foi realizada até juridicamente, confira:

  • Canhotos digitais: é possível ter a assinatura, a foto do local, e outras evidências personalizáveis.
  • Comprovação com certificação legal: essa é a forma mais segura para sua empresa, pois na hora da entrega o comprovante é selado com um carimbo ICP BRASIL – é um sistema nacional brasileiro de certificação digital. Temos um artigo bem completo falando sobre essa ferramenta, acesse aqui.
  • Comprovação por QR Code: ferramenta que surgiu no cenário da pandemia, mas que veio para ficar. O cliente recebe um QR Code no celular e o motorista também, a comprovação é feita cada um no seu celular sem a necessidade de contato físico entre eles.

09: Como acompanhar se a entrega foi feita

Além da comprovação em tempo real da entrega, é importante entender como a sua empresa vai poder visualizar as informações de entrega e coleta. O seu cliente vai entrar em contato com você para reclamar ou avisar que a entrega ainda não chegou, correto? Como vai ser o seu acesso para ver onde está o produto do cliente? Busque saber disso antes de fechar o contrato com a transportadora, ter visibilidade em tempo real de toda a operação é a chave para o sucesso das entregas.

10: A experiência de entrega é mais importante que o produto

Você pode ter o melhor produto do mercado, mas se o seu produto chegou atrasado, não chegou ou chegou com avaria, ser o melhor não vai ser um diferencial para o cliente. Experiência de compra e de entrega são os pilares que devem andar de mãos dadas no seu negócio. A melhor transportadora é aquela que possui os mesmo valores que a sua empresa. 

Gostou do post? Aproveite para ler também sobre como acompanhar o desempenho de grandes frotas.

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INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

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Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.