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Como ser um transportador destaque no mercado

Em qualquer trabalho, se destacar no mercado não é uma tarefa fácil. Muitas vezes leva anos, outras depende de investimentos e assim vai. Mas quem trabalha como transportador sabe que, para se destacar, é preciso muitas vezes fazer além do esperado. 

Segundo um levantamento de abril de 2022 de transportadores inscritos no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas, existem mais de 777 mil empresas ativas no Brasil, transportadoras e frotas registradas, entre autônomos, empresas e cooperativas, somando quase 2 milhões de veículos. Em um segmento que cresce ano após ano, o que a sua empresa está fazendo para ir além dos seus concorrentes?

Como ser um transportador destaque no mercado

Se o objetivo da sua transportadora é se destacar no mercado, separamos a seguir alguns pontos importantes que você deve avaliar e considerar para receber esse reconhecimento, confira:

  1. Defina o perfil do seu cliente
  2. Cumpra com o SLA
  3. Entregue dentro do prazo
  4. Analise e conheça os concorrentes
  5. Utilize tecnologias
  6. Tenha sua tabela de frete
  7. Aposte no marketing

Defina o perfil do seu cliente

Já ouviu falar que quem faz tudo não faz nada? Então, para ser um transportador destaque, é preciso definir o perfil dos seus clientes e suas principais dores, com base no que você consegue oferecer para eles. Dessa forma a sua transportadora conseguirá se comunicar de maneira mais clara e eficiente com o público e, consequentemente, fará ótimas parcerias.

Após definir o seu cliente ideal, não esqueça de cultivar um relacionamento com seus clientes para garantir novas oportunidades de fretes. Trate-os com cordialidade, pois a fidelização deles pode gerar indicações valiosas da sua empresa para o mercado. 

Cumpra com o SLA

O SLA  (Service Level Agreement) é o acordo de nível de serviço estabelecido entre fornecedores e clientes para definir os processos e analisar o serviço prestado. No caso de transporte, ele se torna uma ferramenta eficaz para reduzir riscos e aumentar a segurança tanto do transportador, quanto do contratante, por conter detalhes de como será realizado o serviço e até mesmo medidas para cancelar o contrato. 

Uma vez que a sua transportadora estabeleceu esses acordos com os fornecedores e com os clientes, é preciso garantir que tudo ocorra como previsto. Utilizar ferramentas para entregar dentro do prazo, embalagens resistentes e veículos com capacidade para carregar tais mercadorias, garantindo a qualidade do produto, dentre outros detalhes. 

Dessa forma, ao cumprir com o combinado pelo SLA, sua transportadora será vista com bons olhos por seus clientes, que poderão indicar o seu serviço para outras empresas e, assim, aumentar ainda mais suas entregas. 

Entregue dentro do prazo

Reforçamos esse tópico por sua importância. Além de garantir a satisfação do cliente, entregar dentro do prazo está diretamente ligado com o cliente do seu cliente, ou seja, o consumidor final. Ao realizar uma compra online, geralmente o e-commerce disponibiliza várias opções de frete, que chegam mais rápido ou que são mais em conta, por exemplo. 

O consumidor escolhe a opção que mais será mais favorável para ele. Digamos que a compra é de um vestido para uma festa que irá acontecer em 15 dias. Se um dos prazos de entrega é de 10 dias e o outro de 20, certamente ele irá escolher a primeira opção.

Logo, se o transportador atrasar a entrega estará comprometendo um evento importante para o consumidor, mesmo sem saber. Com isso, o consumidor irá avaliar a transportadora de forma negativa, o que pode afetar significativamente os negócios se for algo corriqueiro.  

Por isso, estabeleça alternativas para entregar dentro do prazo e esteja preparado para eventuais imprevistos. Mantenha uma comunicação eficaz e atualizada com o consumidor para avisá-lo caso aconteça qualquer atraso, pelo menos assim ele estará ciente. 

Analise e conheça os concorrentes

Estar por dentro do mercado que está inserido é uma estratégia importante para entender tendências, conhecer os pontos fortes e fracos de seus concorrentes e como utilizá-los a seu favor. Lembra que quem faz tudo não faz nada? Então conheça as dores dos seus concorrentes e aposte em formas de não trazê-las para o seu negócio. Assim, além de você entregar um bom trabalho, também poderá alcançar entregas que são mais difíceis para outros transportadores. 

Utilize tecnologias

Existem atualmente inúmeras tecnologias disponíveis para auxiliar o transportador a entregar melhor, mais rápido e mais em conta. Para ser um transportador destaque no mercado, você precisa conhecê-las e aplicá-las em sua operação, para melhorar os processos e atingir melhores resultados. 

Destacamos aqui algumas tecnologias:

  • Roteirizador de entregas: a ferramenta ideal para quem busca criar roteiros de entregas econômicos e eficientes. Com o auxílio de um roteirizador especialista, você poderá diminuir os quilômetros rodados no mês como a Copapel, entenda aqui.
  • Comprovantes digitais: comprove suas entregas no momento exato em que foram recebidas pelo cliente. A comprovação digital, além de diminuir os custos com papel, traz mais agilidade para a operação.
  • Gestão de entregas: depois de criar os roteiros de entregas, acompanhe em tempo real o andamento e a performance de cada motorista com um painel atualizado para a gestão de entregas. Com mais visibilidade para a operação, maior o controle e menor a chance de imprevistos para o transportador. 

Tenha sua tabela de frete

Enviar valores de frete para os clientes sem muitas explicações não é a maneira certa para se destacar no mercado. O transportador deve levantar algumas informações importantes que alcancem os objetivos de quem irá contratá-lo, como os varejistas por exemplo. 

Uma tabela de frete deve conter informações como:

  • Modelo do veículo;
  • Cubagem;
  • Prazo de entrega;
  • Distância percorrida;
  • Combustível (que deve ser atualizado constantemente para evitar erros);
  • Taxas e impostos. 

Para saber mais sobre tabela de frete e evitar erros ao criá-la, confira mais informações aqui.

Aposte no marketing

Por último, mas não menos importante, apostar em marketing levará sua transportadora a outros patamares. Uma divulgação ampla será responsável por trazer novos clientes e melhorar a imagem da empresa no mercado. 

Com a modernização, o potencial cliente certamente estará presente no digital e por isso ter estratégias de marketing se torna ainda mais importante para aumentar a visibilidade da marca e atingir mais pessoas. Felizmente, utilizar estratégias de marketing estão cada vez mais acessíveis, além de não envolver, necessariamente, altos custos.

Conheça algumas estratégias que podem fazer a diferença para a sua transportadora:

  • Crie um site  otimizado: não basta apenas ter um site na internet, é preciso que ele seja otimizado para as buscas de pesquisa, como o Google. Dessa forma, quando o seu cliente pesquisar por transportadora na sua cidade, por exemplo, você poderá aparecer em primeiro lugar.
  • Tenha redes sociais que agradam: com o sucesso de muitas redes sociais, é importante estar inserido nelas, de forma positiva e abrangente. Conheça qual rede social seu público mais utiliza e crie campanhas para atrair mais seguidores qualificados e aumentar as suas vendas.
  • Invista em anúncios: o Google disponibiliza uma ferramenta importante para quem possui orçamento e quer atingir um público mais específico. Investir em anúncios e palavras-chaves que fazem sentido para o seu negócio fará com que a sua empresa apareça em destaque quando um usuário pesquisar por esses termos. 
  • Não esqueça do marketing boca a boca: mesmo com tudo digital, indicações geralmente valem mais do que uma busca no Google. Por isso, tenha um bom relacionamento com os seus clientes para que estes indiquem a sua transportadora, tanto pelo serviço prestado quanto pelo atendimento no geral. 

Agora é com você: seja uma transportador destaque no mercado

Temos certeza que, ao aplicar as dicas que apresentamos neste artigo, a sua transportadora ganhará mais reconhecimento no mercado. Por isso, não deixe de avaliar as necessidades e os pontos de melhoria para alcançar os objetivos ainda neste ano.

Não esqueça que, ao pensar em ferramentas para rotas de entregas mais eficientes, a AgileProcess é referência em otimização de entregas e visibilidade em tempo real. Fale agora mesmo com um especialista e entenda mais.

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INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

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Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.