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Qual o papel da roteirização na satisfação do consumidor?

  • maio 24, 2022
  • 10:00 am

Quando o consumidor realiza uma compra, ele espera que o produto tenha a qualidade prometida e que o prazo de entrega seja cumprido, certo? Além disso, muitos também aguardam por informações sobre o status do pedido para acompanhar de perto caso aconteça alguma alteração. Você sabia que a roteirização está diretamente ligada com a satisfação do consumidor nesse caso? 

Sim! A roteirização é um dos processos mais importantes durante a entrega de um produto. Ela define a melhor rota entre um ponto e outro, considerando as variáveis mais importantes para a operação. E também pode selecionar o veículo mais adequado, com base nas características necessárias, como tamanho, capacidade, refrigeração, plataforma elevatória, entre outros. 

Mas afinal, como esses fatores interferem na satisfação do consumidor?

Primeiro passo: roteirização

Para entender a influência da roteirização na experiência do consumidor, primeiro vamos relembrar como a roteirização ocorre:

  • Planejamento
  • Análise de variáveis
  • Características de produtos e veículos
  • Separação das entregas
  • Roteiro atualizado para os motoristas
  • Monitoramento e gestão de entregas

Em cada etapa citada, a roteirização vai aproximando a entrega do seu destino final e, consequentemente, ajustando a experiência do consumidor. E para que essa seja positiva, alguns fatores precisam de uma atenção maior do transportador. Confira.

Roteirização e satisfação do consumidor

Prazo de entrega

Ao realizar uma compra, o cliente busca selecionar o frete que mais faz sentido para o momento, seja pelo valor ou pelo tempo de entrega. Geralmente um fator anda com o outro, quanto menor o período, maior o custo. Então a escolha é bem específica: se o valor pago é para 3 dias, é preciso respeitar e entregar dentro deste período.

Em situações em que não são cumpridos os prazos de entrega, no primeiro momento quem sofre é o e-commerce, por ter seu nome como referência. Mas para o transportador, um atraso ou mais pode significar perda de negócios.

O SLA (Service Level Agreement) ou acordo de nível de serviço é um acordo entre prestadores de serviços, nesse caso o transportador, e o e-commerce. É uma ferramenta eficiente para reduzir riscos e aumentar a segurança de ambas as partes, uma vez que ele pode conter detalhes sobre como será realizado o serviço até medidas para cancelamento de contrato.

Logo, se o transportador não cumprir com o prazo de entrega, estará descumprindo também com o acordo fechado anteriormente e o e-commerce pode não fechar novas entregas com esse transportador. Aliás, um dos marketings que mais funciona na logística é o boca a boca, as indicações, e se um fornecedor não cumprir com suas atividades, certamente não será indicado para parceiros e outras empresas.

Então, foque no prazo de entrega para, além de alcançar a satisfação do consumidor, também conseguir novas possibilidades de serviços. E a roteirização é a maior aliada nesse cenário, uma vez que com ela as rotas são mais eficientes, rápidas e econômicas. 

Separação de carga 

Outro ponto importante da roteirização é quando ela possui a capacidade de separar a carga conforme as características dos produtos e dos veículos disponíveis. Isto é, cargas refrigeradas para veículos refrigerados, cargas com dimensões grandes para veículos grandes e assim por diante. 

Além disso, o transportador deve acondicionar os itens no caminhão corretamente, para evitar danificar a embalagem – que deve ser a correta para o produto – ou ainda danificar o próprio produto durante o transporte. Nesse caso, quando o cliente recebe algo danificado, são grandes as chances de reclamar sobre quem realizou o transporte. Se a separação da carga é feita da melhor forma, diminui a possibilidade de avaliações negativas sobre o transporte e favorece a satisfação de quem recebe o produto em perfeito estado.

Logística reversa

Seguindo na linha de trocas e devoluções, a logística reversa é um componente importante do pós-venda. As empresas que disponibilizam essa opção no e-commerce, por exemplo, estão dando ao consumidor uma segurança maior sobre a qualidade do serviço prestado. Mas, se existir a necessidade de devolver algum produto, a logística reversa é acionada. 

O papel do transportador nessa etapa é criar estratégias para mesclar as entregas e as coletas da reversa sem aumentar os custos, considerando a capacidade de cada veículo e os prazos de entrega. A roteirização surge para auxiliar o transportador a ter mais eficiência e realizar os processos dentro do tempo esperado, não interferindo na experiência do cliente final. 

Logística reversa para transportadoras é tema de um e-book da AgileProcess. Baixe agora no formulário a seguir e confira!

Visibilidade para o cliente sobre localização

O status do pedido deve ser atualizado frequentemente na operação, para que o próprio transportador acompanhe de perto as atualizações de entrega. Mas o cliente final também deve receber informações sobre a localização de seus produtos. 

É comum que, ao realizar uma compra, a pessoa confira de tempos em tempos onde o seu produto está, isso porque muitas vezes a entrega pode ser adiantada, então é melhor estar prevenido. Outras podem atrasar, por inúmeros motivos. Imprevistos acontecem e ter alternativas para realizar a entrega dentro do tempo previsto é um bom meio de cumprir com o SLA. 

Em situações que não podem ser contornadas, o transportador deve enviar informações atualizadas – através dos alertas de entrega, sobre o status do pedido. Assim, mesmo que ocorra o atraso, o consumidor estará ciente e atento a novas previsões de entrega.

Ferramentas de alerta e previsões de entrega podem ser adquiridas junto com a roteirização. Ao aliar as ferramentas, o transportador garante uma experiência positiva de entrega. 

Preço 

Por fim, lembra que falamos sobre a roteirização criar as rotas mais eficientes e econômicas para um determinado trajeto? Essa economia é refletida diretamente no valor do frete. Rotas melhores diminuem os custos logísticos envolvidos na entrega e assim é possível oferecer um valor de frete mais competitivo. 

E junto com a roteirização, a comprovação digital também valoriza o frete do transportador, garantindo mais receita para a empresa. Quer saber mais? Confira este outro artigo aqui.

A ferramenta de roteirização da AgileProcess pode ser uma grande aliada na busca da satisfação do consumidor e na redução de custos da operação. Converse com um especialista no assunto para entender as necessidades da sua transportadora e como a roteirização pode te ajudar! 

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INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

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Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.