Muitas tecnologias surgem diariamente com o intuito de auxiliar as empresas a fazer uma gestão mais eficiente e assertiva dos processos logísticos. Presente em todos os setores, e também na logística, as tecnologias auxiliam na redução de custos, na produtividade dos colaboradores e na experiência do consumidor.
A automatização, por exemplo, está presente no planejamento das rotas, na integração com outros setores ou entre fornecedores, no armazenamento e em muitos outros processos. Transformar as demandas operacionais em automáticas é uma tendência que auxilia as empresas a se posicionarem mais competitivas no mercado.
Segundo o estudo Diagnósticos da automação no Brasil, produzido pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, sistemas de gestão estão presentes em 53% das empresas estudadas. Outras ferramentas mostram bons resultados, como é o caso do CRM (Customer Relationship Management), presente em 31% das empresas, os sistemas Business Intelligence (BI), em 29%, e o WMS (Warehouse Management System) em 16% dos casos.
Como automatizar os processos logísticos
Diferentes ferramentas podem auxiliar na automatização dos processos logísticos para tornar a logística da empresa mais eficiente, produtiva e lucrativa. Confira 5 ferramentas a seguir:
1 – ERP
Um ERP é um sistema de gestão empresarial que integra as atividades de uma empresa e auxilia nos processos internos, ainda automatiza as operações manuais e guarda as informações em um banco de dados. Ele envolve diversos setores, tornando-se um centralizador das informações do trabalho, alinha a comunicação entre todas as áreas e facilita a tomada de decisão.
O termo é a sigla de Enterprise Resource Planning, que significa Planejamento dos Recursos da Empresa. Um dos exemplos mais práticos sobre as vantagens de utilizar um ERP é a possibilidade do setor financeiro avaliar como o dinheiro está sendo gasto e, principalmente, qual receita está entrando para a empresa, e assim tomar decisões rápidas se for preciso e destinar verba corretamente.
A troca automática de todas as informações com o uso do ERP aumenta a produtividade e reduz o risco de erros gerenciais e operacionais. O ERP da Omie, por exemplo, tem um serviço completo de emissão de nota fiscal, gestão financeira, vendas e marketplace, compras, estoque, produção e muito mais. Saiba mais aqui.
2 – WMS
Warehouse Management System ou Sistema de Gerenciamento de Armazém é a ferramenta ideal para quem busca mais agilidade nas operações logísticas. Ele otimiza o espaço utilizado no armazém ou centro de distribuição e facilita a gestão do estoque, sendo possível controlar processos como recebimento, armazenagem, separação de pedidos, inventário de materiais e expedição.
Controla a entrada e saída de mercadorias, entrega relatórios sobre o status de cada mercadoria estocada, fornece informações que auxiliam na tomada de decisão de diversas áreas da empresa, melhora a comunicação interna e reduz custos por perda ou extravio das mercadorias.
Se assemelha ao ERP, mas enquanto esse possui uma abordagem focada em atender e integrar mais de um setor da empresa, o WMS auxilia apenas as equipes que trabalham com a parte de armazenamento.
3 – TMS
Um sistema TMS – Transportation Management System, ou, na tradução, Sistema de Gerenciamento de Transporte, é um software completo para gerenciamento das entregas em uma empresa. Automatiza os processos e garante agilidade, segurança e produtividade em toda a cadeia de suprimentos.
Ele concentra as informações e facilita o controle e a tomada de decisão a partir de todas as operações logísticas. Reduz os erros, entrega agilidade e controle, acompanha o andamento de entregas e administra os custos de cada operação.
Pode se integrar a um ERP, facilitando o controle de todo o fluxo logístico da empresa. O TMS é dividido em módulos, que podem ser adquiridos de acordo com a necessidade do negócio.
A Intelipost, por exemplo, possui um TMS embarcador que auxilia as empresas no controle e agilidade em suas atividades, após a produção e consolidação da venda. Saiba mais sobre as funcionalidades do TMS aqui.
4 – Planejamento das rotas
Planejar as rotas aumenta a eficiência e também auxilia na satisfação do cliente. A roteirização automática, a partir de um roteirizador, separa e sequencia os eventos logísticos próximos, destinando as entregas daquela região para um determinado veículo. E vai além: ao traçar a melhor rota, reduz gastos com combustível e manutenção dos veículos, diminui o tempo ocioso da operação, acompanha e aumenta a produtividade dos motoristas e pode trazer uma redução de até 30% nos custos.
A roteirização leva em consideração uma série de variáveis e parâmetros, como tamanho e capacidade dos veículos, janelas de entrega, jornada dos motoristas, valor de apólices de seguro e restrições por regiões. Na busca pela economia, são realizadas mais entregas com menor custo.
Depois de roteirizar, é hora de colocar em prática e entregar. A jornada de experiência do consumidor pode ser salva ou perdida nesse momento. Por isso, é importante acompanhar de perto o que foi planejado. Ter visibilidade em tempo real dos processos permite auxiliar caso o motorista esteja com dificuldade na execução das rotas, reorganizar o trabalho e manter o cliente final com o máximo de informações possíveis sobre a sua entrega.
A roteirização pode contar com o apoio de geolocalização, separação das cargas, Inteligência Artificial e muito mais. Saiba tudo sobre roteirização de entregas e coletas aqui.
5 – Integração entre parceiros e fornecedores
Ferramentas de integração são fundamentais para manter a comunicação com os parceiros alinhada, principalmente para empresas que atuam com várias transportadoras ao mesmo tempo. Através de conexões seguras com os softwares das transportadoras, a ferramenta traduz todas as informações sobre as entregas – como atrasos e não entregas, por exemplo – para trazer mais controle, agilidade e automatização para o processo de comprovação das entregas.
As principais vantagens de uma ferramenta de integração é a visibilidade sobre toda a operação logística, que aumenta a supervisão sobre os prestadores de serviço e terceirizados. Ela padroniza as informações de diversos parceiros em um único sistema e em um único formato. E ainda simplifica o reconhecimento de receita, que é realizado no momento em que o produto foi devidamente entregue, fornecendo as informações de forma transparente e reduzindo custos com automatização dos processos.
Chegou a hora de automatizar os processos
Automatizar os processos logísticos com as ferramentas certas aumenta a credibilidade da empresa no mercado, reduz o risco de erros para a operação, aumenta a produtividade dos colaboradores e melhora a tomada de decisão. Além disso, é possível ter um controle maior sobre os processos logísticos com uma ferramenta de integração, que permite simplificar a comunicação com os fornecedores e prestadores de serviço.
A sua empresa está com o processo de automatização da logística alinhado? As ferramentas que citamos fazem parte do seu dia a dia? Se a resposta for não, conheça as ferramentas do sistema AgileProcess, que são desenvolvidas para automatizar os processos logísticos e simplificar o dia a dia da operação. Fale agora mesmo com um especialista:
Gostou? Compartilhe com seus colegas para que a automação dos processos também torne a sua empresa mais tecnológica e competitiva no mercado.
free download lynda coursewordpress themes nulledfree download wordpress pluginswordpress themes nulledfree download wordpress pluginsudemy course free downloadfree download udemy coursewordpress themes crackedfree download wordpress pluginswordpress themes cracked