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5 soluções para automatizar os processos logísticos

Muitas tecnologias surgem diariamente com o intuito de auxiliar as empresas a fazer uma gestão mais eficiente e assertiva dos processos logísticos. Presente em todos os setores, e também na logística, as tecnologias auxiliam na redução de custos, na produtividade dos colaboradores e na experiência do consumidor. 

A automatização, por exemplo, está presente no planejamento das rotas, na integração com outros setores ou entre fornecedores, no armazenamento e em muitos outros processos. Transformar as demandas operacionais em automáticas é uma tendência que auxilia as empresas a se posicionarem mais competitivas no mercado. 

Segundo o estudo Diagnósticos da automação no Brasil, produzido pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, sistemas de gestão estão presentes em 53% das empresas estudadas. Outras ferramentas mostram bons resultados, como é o caso do CRM (Customer Relationship Management), presente em 31% das empresas, os sistemas Business Intelligence (BI), em 29%, e o WMS (Warehouse Management System) em 16% dos casos. 

Como automatizar os processos logísticos

Diferentes ferramentas podem auxiliar na automatização dos processos logísticos para tornar a logística da empresa mais eficiente, produtiva e lucrativa. Confira 5 ferramentas a seguir:

1 – ERP 

Um ERP é um sistema de gestão empresarial que integra as atividades de uma empresa e auxilia nos processos internos, ainda automatiza as operações manuais e guarda as informações em um banco de dados. Ele envolve diversos setores, tornando-se um centralizador das informações do trabalho, alinha a comunicação entre todas as áreas e facilita a tomada de decisão.

O termo é a sigla de Enterprise Resource Planning, que significa Planejamento dos Recursos da Empresa. Um dos exemplos mais práticos sobre as vantagens de utilizar um ERP é a possibilidade do setor financeiro avaliar como o dinheiro está sendo gasto e, principalmente, qual receita está entrando para a empresa, e assim tomar decisões rápidas se for preciso e destinar verba corretamente.

A troca automática de todas as informações com o uso do ERP aumenta a produtividade e reduz o risco de erros gerenciais e operacionais. O ERP da Omie, por exemplo, tem um serviço completo de emissão de nota fiscal, gestão financeira, vendas e marketplace, compras, estoque, produção e muito mais. Saiba mais aqui.

2 – WMS

Warehouse Management System ou Sistema de Gerenciamento de Armazém é a ferramenta ideal para quem busca mais agilidade nas operações logísticas. Ele otimiza o espaço utilizado no armazém ou centro de distribuição e facilita a gestão do estoque, sendo possível controlar processos como recebimento, armazenagem, separação de pedidos, inventário de materiais e expedição. 

Controla a entrada e saída de mercadorias, entrega relatórios sobre o status de cada mercadoria estocada, fornece informações que auxiliam na tomada de decisão de diversas áreas da empresa, melhora a comunicação interna e reduz custos por perda ou extravio das mercadorias. 

Se assemelha ao ERP, mas enquanto esse possui uma abordagem focada em atender e integrar mais de um setor da empresa, o WMS auxilia apenas as equipes que trabalham com a parte de armazenamento. 

3 – TMS

Um sistema TMS – Transportation Management System, ou, na tradução, Sistema de Gerenciamento de Transporte, é um software completo para gerenciamento das entregas em uma empresa. Automatiza os processos e garante agilidade, segurança e produtividade em toda a cadeia de suprimentos.

Ele concentra as informações e facilita o controle e a tomada de decisão a partir de todas as operações logísticas. Reduz os erros, entrega agilidade e controle, acompanha o andamento de entregas e administra os custos de cada operação. 

Pode se integrar a um ERP, facilitando o controle de todo o fluxo logístico da empresa. O TMS é dividido em módulos, que podem ser adquiridos de acordo com a necessidade do negócio.

A Intelipost, por exemplo, possui um TMS embarcador que auxilia as empresas no controle e agilidade em suas atividades, após a produção e consolidação da venda. Saiba mais sobre as funcionalidades do TMS aqui.

4 – Planejamento das rotas

Planejar as rotas aumenta a eficiência e também auxilia na satisfação do cliente. A roteirização automática, a partir de um roteirizador, separa e sequencia os eventos logísticos próximos, destinando as entregas daquela região para um determinado veículo. E vai além: ao traçar a melhor rota, reduz gastos com combustível e manutenção dos veículos, diminui o tempo ocioso da operação, acompanha e aumenta a produtividade dos motoristas e pode trazer uma redução de até 30% nos custos.

A roteirização leva em consideração uma série de variáveis e parâmetros, como tamanho e capacidade dos veículos, janelas de entrega, jornada dos motoristas, valor de apólices de seguro e restrições por regiões. Na busca pela economia, são realizadas mais entregas com menor custo.

Depois de roteirizar, é hora de colocar em prática e entregar. A jornada de experiência do consumidor pode ser salva ou perdida nesse momento. Por isso, é importante acompanhar de perto o que foi planejado. Ter visibilidade em tempo real dos processos permite auxiliar caso o motorista esteja com dificuldade na execução das rotas, reorganizar o trabalho e manter o cliente final com o máximo de informações possíveis sobre a sua entrega.

A roteirização pode contar com o apoio de geolocalização, separação das cargas, Inteligência Artificial e muito mais. Saiba tudo sobre roteirização de entregas e coletas aqui.

5 – Integração entre parceiros e fornecedores

Ferramentas de integração são fundamentais para manter a comunicação com os parceiros alinhada, principalmente para empresas que atuam com várias transportadoras ao mesmo tempo. Através de conexões seguras com os softwares das transportadoras, a ferramenta traduz todas as informações sobre as entregas – como atrasos e não entregas, por exemplo – para trazer mais controle, agilidade e automatização para o processo de comprovação das entregas.

As principais vantagens de uma ferramenta de integração é a visibilidade sobre toda a operação logística, que aumenta a supervisão sobre os prestadores de serviço e terceirizados. Ela padroniza as informações de diversos parceiros em um único sistema e em um único formato. E ainda simplifica o reconhecimento de receita, que é realizado no momento em que o produto foi devidamente entregue, fornecendo as informações de forma transparente e reduzindo custos com automatização dos processos. 

Chegou a hora de automatizar os processos

Automatizar os processos logísticos com as ferramentas certas aumenta a credibilidade da empresa no mercado, reduz o risco de erros para a operação, aumenta a produtividade dos colaboradores e melhora a tomada de decisão. Além disso, é possível ter um controle maior sobre os processos logísticos com uma ferramenta de integração, que permite simplificar a comunicação com os fornecedores e prestadores de serviço. 

A sua empresa está com o processo de automatização da logística alinhado? As ferramentas que citamos fazem parte do seu dia a dia? Se a resposta for não, conheça as ferramentas do sistema AgileProcess, que são desenvolvidas para automatizar os processos logísticos e simplificar o dia a dia da operação. Fale agora mesmo com um especialista:

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Gostou? Compartilhe com seus colegas para que a automação dos processos também torne a sua empresa mais tecnológica e competitiva no mercado. 

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INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

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Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.