Muitas métricas e indicadores são utilizados para analisar e acompanhar o desempenho de uma equipe. Quando o assunto é venda, os indicadores ajudam a entender como está o fluxo e a qualidade dos leads. No marketing, as métricas demonstram o sucesso ou não das campanhas desenvolvidas. Você sabe como funciona na logística? Na nossa área, as métricas e indicadores servem para analisar as entregas e acompanhar o desempenho da operação logística.
Indicadores de desempenho, ou KPIs (Key Performance Indicators), são utilizados para visualizar e otimizar os processos dentro da operação logística. Além de avaliar a performance, os dados obtidos contribuem para fazer os ajustes necessários de uma maneira rápida, caso esses índices não estejam bons.
Para definir os indicadores, é necessário levar em consideração as características gerais da empresa, como o tipo de transporte, mercadorias e estoques. Assim, a análise e o uso correto desses KPIs pode trazer redução de custos, maior produtividade, tomadas de decisões mais assertivas e aumentar a qualidade das entregas.
Como acompanhar o desempenho da operação logística?
Separamos alguns itens que não podem ficar de fora quando o assunto é análise da operação logística, acompanhe.
Entregas dentro do prazo
Para identificar possíveis problemas no processo de atendimento de pedidos, nas entregas, nos prazos estipulados e no total de pedidos, é possível utilizar uma conta básica: dividir as entregas dentro do prazo, pelo total de entregas e multiplicar por 100. Se o resultado desta operação for superior a 90%, significa que está tudo ok, sem problemas que precisam ser corrigidos com urgência.
O indicador é conhecido como OTD – On-Time Delivery, ou Percentual de Entregas Realizadas no Prazo. Do lado do consumidor, é esperado que a data prevista para a entrega seja cumprida. Por isso, o transportador deve definir estratégias para isso e se esforçar para atender a expectativa. Se isso não acontecer, abre margem para o cliente buscar outros fornecedores para realizar a demanda.
Tempo de entrega
Este indicador é utilizado para rastrear o tempo que um pedido leva entre o momento em que é realizado até a entrega ao cliente. Com essas informações, é possível calcular o tempo médio das entregas, que contribui para repassar ao cliente final os prazos corretos.
O principal fator para melhorar esse indicador é o motorista, responsável por ser objetivo nas entregas ou não. Apostar em treinamentos para alinhar a equipe com os objetivos da empresa pode ser uma alternativa para atingir bons resultados.
Métricas de produtividade
São aquelas relacionadas ao volume de serviços realizados pela operação. Alguns exemplos:
- Número de entregas agendadas no dia;
- Número de entregas realizadas;
- Número de entregas canceladas ou reagendadas.
Métricas de performance
Essas são as que medem a qualidade do trabalho, muito importante para avaliar o desempenho dos motoristas/entregadores. São elas:
- Avaliações através de pesquisas de satisfação pós entregas;
- Número de reclamações registradas;
- Tempo de entrega/coleta – atendimento.
Fluxo de caixa
Engana-se quem pensa que fluxo de caixa é apenas para o setor financeiro. Ele deve ser usado pela operação também, para registrar com cuidado todos os produtos que entram ou saem da operação. Assim, o controle do estoque é feito de uma forma mais prática e muitas vezes já automática. Mais um fator importante que contribui para acompanhar o desempenho da operação.
Tecnologias para aumentar o desempenho da operação
A melhor maneira para acompanhar a operação e ter uma visão geral de tudo que está acontecendo é utilizar ferramentas que apresentam o desempenho da frota e das entregas em tempo real. Uma das soluções que a ferramenta da AgileProcess possui é a gestão de entregas, desenvolvida para acompanhar toda a sua operação e entregar as informações de forma simples e objetiva, atualizadas de minuto em minuto.

No painel da gestão de entregas é possível verificar informações de forma instantânea, acompanhar as entregas e coletas, verificar a baixa dada pelo motorista no lugar exato, visualizar as informações gerais ou filtrar pelos centros de distribuição (os famosos CDs), verificar o tempo de atendimento e vários outros indicadores que apontam o passo a passo do motorista.
Por isso, a melhor maneira para acompanhar o desempenho da operação logística e facilitar o dia a dia é apostar em tecnologias eficientes que automatizam os processos e reduzem o risco de falhas.
Quer acompanhar o desempenho da operação da sua empresa com mais tranquilidade? Entre em contato e converse com um especialista. Junto com o roteirizador que cria rotas mais econômicas, nosso sistema é preparado para entregar em tempo real as informações para a sua empresa entregar mais e melhor sempre.
free download lynda coursewordpress plugins nulledlynda tutorial free downloaddownload wordpress pluginswordpress plugins crackedfree download lynda tutorialwordpress plugins crackedwordpress themes nulledfree download wordpress pluginswordpress plugins nulled





Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta. 