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Como acompanhar o desempenho da operação logística?

  • julho 12, 2022
  • 10:00 am

Muitas métricas e indicadores são utilizados para analisar e acompanhar o desempenho de uma equipe. Quando o assunto é venda, os indicadores ajudam a entender como está o fluxo e a qualidade dos leads. No marketing, as métricas demonstram o sucesso ou não das campanhas desenvolvidas. Você sabe como funciona na logística? Na nossa área, as métricas e indicadores servem para analisar as entregas e acompanhar o desempenho da operação logística. 

Indicadores de desempenho, ou KPIs (Key Performance Indicators), são utilizados para visualizar e otimizar os processos dentro da operação logística. Além de avaliar a performance, os dados obtidos contribuem para fazer os ajustes necessários de uma maneira rápida, caso esses índices não estejam bons. 

Para definir os indicadores, é necessário levar em consideração as características gerais da empresa, como o tipo de transporte, mercadorias e estoques. Assim, a análise e o uso correto desses KPIs pode trazer redução de custos, maior produtividade, tomadas de decisões mais assertivas e aumentar a qualidade das entregas.

Como acompanhar o desempenho da operação logística?

Separamos alguns itens que não podem ficar de fora quando o assunto é análise da operação logística, acompanhe.

Entregas dentro do prazo

Para identificar possíveis problemas no processo de atendimento de pedidos, nas entregas, nos prazos estipulados e no total de pedidos, é possível utilizar uma conta básica: dividir as entregas dentro do prazo, pelo total de entregas e multiplicar por 100. Se o resultado desta operação for superior a 90%, significa que está tudo ok, sem problemas que precisam ser corrigidos com urgência.

O indicador é conhecido como OTD – On-Time Delivery, ou Percentual de Entregas Realizadas no Prazo. Do lado do consumidor, é esperado que a data prevista para a entrega seja cumprida. Por isso, o transportador deve definir estratégias para isso e se esforçar para atender a expectativa. Se isso não acontecer, abre margem para o cliente buscar outros fornecedores para realizar a demanda. 

Tempo de entrega

Este indicador é utilizado para rastrear o tempo que um pedido leva entre o momento em que é realizado até a entrega ao cliente. Com essas informações, é possível calcular o tempo médio das entregas, que contribui para repassar ao cliente final os prazos corretos. 

O principal fator para melhorar esse indicador é o motorista, responsável por ser objetivo nas entregas ou não. Apostar em treinamentos para alinhar a equipe com os objetivos da empresa pode ser uma alternativa para atingir bons resultados.

Métricas de produtividade

São aquelas relacionadas ao volume de serviços realizados pela operação. Alguns exemplos:

  • Número de entregas agendadas no dia;
  • Número de entregas realizadas;
  • Número de entregas canceladas ou reagendadas.

Métricas de performance

Essas são as que medem a qualidade do trabalho, muito importante para avaliar o desempenho dos motoristas/entregadores. São elas:

  • Avaliações através de pesquisas de satisfação pós entregas;
  • Número de reclamações registradas;
  • Tempo de entrega/coleta – atendimento.

Fluxo de caixa

Engana-se quem pensa que fluxo de caixa é apenas para o setor financeiro. Ele deve ser usado pela operação também, para registrar com cuidado todos os produtos que entram ou saem da operação. Assim, o controle do estoque é feito de uma forma mais prática e muitas vezes já automática. Mais um fator importante que contribui para acompanhar o desempenho da operação.

Tecnologias para aumentar o desempenho da operação

A melhor maneira para acompanhar a operação e ter uma visão geral de tudo que está acontecendo é utilizar ferramentas que apresentam o desempenho da frota e das entregas em tempo real. Uma das soluções que a ferramenta da AgileProcess possui é a gestão de entregas, desenvolvida para acompanhar toda a sua operação e entregar as informações de forma simples e objetiva, atualizadas de minuto em minuto.

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No painel da gestão de entregas é possível verificar informações de forma instantânea, acompanhar as entregas e coletas, verificar a baixa dada pelo motorista no lugar exato, visualizar as informações gerais ou filtrar pelos centros de distribuição (os famosos CDs), verificar o tempo de atendimento e vários outros indicadores que apontam o passo a passo do motorista. 

Por isso, a melhor maneira para acompanhar o desempenho da operação logística e facilitar o dia a dia é apostar em tecnologias eficientes que automatizam os processos e reduzem o risco de falhas. 

Quer acompanhar o desempenho da operação da sua empresa com mais tranquilidade? Entre em contato e converse com um especialista. Junto com o roteirizador que cria rotas mais econômicas, nosso sistema é preparado para entregar em tempo real as informações para a sua empresa entregar mais e melhor sempre. 

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INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

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Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.