Muitas métricas e indicadores são utilizados para analisar e acompanhar o desempenho de uma equipe. Quando o assunto é venda, os indicadores ajudam a entender como está o fluxo e a qualidade dos leads. No marketing, as métricas demonstram o sucesso ou não das campanhas desenvolvidas. Você sabe como funciona na logística? Na nossa área, as métricas e indicadores servem para analisar as entregas e acompanhar o desempenho da operação logística.
Indicadores de desempenho, ou KPIs (Key Performance Indicators), são utilizados para visualizar e otimizar os processos dentro da operação logística. Além de avaliar a performance, os dados obtidos contribuem para fazer os ajustes necessários de uma maneira rápida, caso esses índices não estejam bons.
Para definir os indicadores, é necessário levar em consideração as características gerais da empresa, como o tipo de transporte, mercadorias e estoques. Assim, a análise e o uso correto desses KPIs pode trazer redução de custos, maior produtividade, tomadas de decisões mais assertivas e aumentar a qualidade das entregas.
Como acompanhar o desempenho da operação logística?
Separamos alguns itens que não podem ficar de fora quando o assunto é análise da operação logística, acompanhe.
Entregas dentro do prazo
Para identificar possíveis problemas no processo de atendimento de pedidos, nas entregas, nos prazos estipulados e no total de pedidos, é possível utilizar uma conta básica: dividir as entregas dentro do prazo, pelo total de entregas e multiplicar por 100. Se o resultado desta operação for superior a 90%, significa que está tudo ok, sem problemas que precisam ser corrigidos com urgência.
O indicador é conhecido como OTD – On-Time Delivery, ou Percentual de Entregas Realizadas no Prazo. Do lado do consumidor, é esperado que a data prevista para a entrega seja cumprida. Por isso, o transportador deve definir estratégias para isso e se esforçar para atender a expectativa. Se isso não acontecer, abre margem para o cliente buscar outros fornecedores para realizar a demanda.
Tempo de entrega
Este indicador é utilizado para rastrear o tempo que um pedido leva entre o momento em que é realizado até a entrega ao cliente. Com essas informações, é possível calcular o tempo médio das entregas, que contribui para repassar ao cliente final os prazos corretos.
O principal fator para melhorar esse indicador é o motorista, responsável por ser objetivo nas entregas ou não. Apostar em treinamentos para alinhar a equipe com os objetivos da empresa pode ser uma alternativa para atingir bons resultados.
Métricas de produtividade
São aquelas relacionadas ao volume de serviços realizados pela operação. Alguns exemplos:
- Número de entregas agendadas no dia;
- Número de entregas realizadas;
- Número de entregas canceladas ou reagendadas.
Métricas de performance
Essas são as que medem a qualidade do trabalho, muito importante para avaliar o desempenho dos motoristas/entregadores. São elas:
- Avaliações através de pesquisas de satisfação pós entregas;
- Número de reclamações registradas;
- Tempo de entrega/coleta – atendimento.
Fluxo de caixa
Engana-se quem pensa que fluxo de caixa é apenas para o setor financeiro. Ele deve ser usado pela operação também, para registrar com cuidado todos os produtos que entram ou saem da operação. Assim, o controle do estoque é feito de uma forma mais prática e muitas vezes já automática. Mais um fator importante que contribui para acompanhar o desempenho da operação.
Tecnologias para aumentar o desempenho da operação
A melhor maneira para acompanhar a operação e ter uma visão geral de tudo que está acontecendo é utilizar ferramentas que apresentam o desempenho da frota e das entregas em tempo real. Uma das soluções que a ferramenta da AgileProcess possui é a gestão de entregas, desenvolvida para acompanhar toda a sua operação e entregar as informações de forma simples e objetiva, atualizadas de minuto em minuto.
No painel da gestão de entregas é possível verificar informações de forma instantânea, acompanhar as entregas e coletas, verificar a baixa dada pelo motorista no lugar exato, visualizar as informações gerais ou filtrar pelos centros de distribuição (os famosos CDs), verificar o tempo de atendimento e vários outros indicadores que apontam o passo a passo do motorista.
Por isso, a melhor maneira para acompanhar o desempenho da operação logística e facilitar o dia a dia é apostar em tecnologias eficientes que automatizam os processos e reduzem o risco de falhas.
Quer acompanhar o desempenho da operação da sua empresa com mais tranquilidade? Entre em contato e converse com um especialista. Junto com o roteirizador que cria rotas mais econômicas, nosso sistema é preparado para entregar em tempo real as informações para a sua empresa entregar mais e melhor sempre.
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