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Como melhorar as avaliações de SAC na logística

As avaliações da sua empresa que não são 5 estrelas são atreladas a algum problema durante a entrega? Atrasos, tentativas não executadas, falta de atualização dos processos, falta de comunicação que gera desencontro entre entregador e destinatário e muitos outros problemas estão sujeitos a acontecer com quem realiza transporte. 

Felizmente, com planejamento e o auxílio de ferramentas tecnológicas, o gestor pode mudar este cenário. Confira a seguir algumas dicas para melhorar as avaliações de SAC na logística. 

Em todas as etapas de uma venda, a logística pode beneficiar o SAC: no pré-vendas ao repassar informações sobre prazo de entrega e frete; ao longo da compra com informações de visibilidade em tempo real das remessas; e no pós-venda, quando necessário, com o trabalho de logística reversa.

Como melhorar as avaliações de SAC na logística 

Planejamento

Para qualquer negócio, planejamento é o primeiro passo. Organize a sua frota, conheça a área que será atendida pela empresa e escolha as melhores ferramentas para auxiliar em todas as etapas do processo. 

Não deixe de fora a política de trocas e as questões relacionadas à logística reversa. São etapas fundamentais em que o SAC será acionado e depende do trabalho da logística para ter sucesso. A logística reversa vai muito além da troca de um produto: pode gerar economia e tornar a empresa mais sustentável. Entenda mais neste e-book.

Opções de frete justos e prazos de entrega claros

Você também é consumidor e se hoje você realiza uma compra e o prazo para entrega é em 5 dias úteis, se passar o prazo você certamente não ficará satisfeito com a empresa. Então busque entregar ao seu cliente a experiência que você gostaria de receber. Procure maneiras de otimizar os prazos passados ao consumidor, além de fornecer prazos realistas baseados na realidade da sua operação. 

Estoques físico e online integrados e atualizados

Fazer um inventário do estoque é essencial para não vender mais do que a empresa possui. Uma boa gestão de estoque é realizada quando o gestor tem uma noção do fluxo de vendas da empresa, consegue antecipar as demandas dos clientes e se prepara bem para datas comemorativas ou importantes para o comércio. 

Utilize ferramentas que integram o estoque físico do online para garantir que as informações coincidem em ambos. Saiba mais sobre gestão de estoque aqui. 

Centros de distribuição estratégicos para diminuir o tempo das entregas

Ao planejar os centros de distribuições da empresa, pense nos benefícios geográficos do local. Entenda que não é necessário ter inúmeros CDs, mas alinhar a localização de cada um com as regiões atendidas pela operação. Assim, o prazo de entrega repassado ao consumidor pode ser menor e o valor do frete mais acessível. 

Roteirização automática para diminuir custos

Uma ferramenta de roteirização facilita a vida de todo gestor de entregas. A tecnologia utilizada é eficaz na hora de traçar as melhores rotas e entregar agilidade e economia para toda a operação. 

Todo o trabalho manual de organizar as rotas, analisar as melhores opções no mapa e passar para cada motorista o seu itinerário do dia é automatizado por um roteirizador. Ainda é possível alinhar com a separação das cargas, que separa automaticamente para cada veículo conforme as características necessárias ou exigidas pela carga. 

A roteirização automática otimiza a frota, traça rotas mais assertivas e rápidas e auxilia na redução de custos. Saiba tudo sobre roteirização de entregas e coletas.

Informações do status da entrega atualizadas

Um dos principais problemas de uma entrega, na visão do consumidor, é não saber em que nível do processo o seu produto se encontra e quando ele chegará ao destino. Surge então a importância de utilizar ferramentas de visibilidade em tempo real com informações do status da entrega sempre atualizadas. 

Segundo relatório do Gartner, até 2023, 50% das empresas líderes globais terão investido em soluções de visibilidade em tempo real para atender as demandas dos consumidores. O relatório sugere que uma empresa com visibilidade em tempo real pode ter uma economia de até 20% com custos e acelerar o processo de transporte em até 5%. Isso representa eficiência na operação e resulta em satisfação do cliente.

Se a sua empresa não está entregando visibilidade nos eventos logísticos, chegou a hora de conhecer e utilizar ferramentas que podem ser úteis para a função. Com visibilidade é possível obter melhores resultados na entrega, aumentar a satisfação do cliente final e diminuir as reclamações no SAC da empresa.

Depois de entender como melhorar as avaliações de SAC na logística, conheça as ferramentas do sistema AgileProcess e como elas podem auxiliar a sua empresa a se posicionar melhor no mercado, diminuir os custos com as entregas e entregar uma experiência satisfatória para o consumidor. Converse com um especialista e saiba mais.

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INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

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Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.