Você sabe como as entregas da sua empresa impactam diretamente as avaliações de SAC na logística? Confira o que fazer para atender as expectativas do consumidor nesta etapa.
As avaliações da sua empresa que não são 5 estrelas estão atreladas a algum problema durante a entrega? Atrasos, tentativas não executadas, falta de atualização dos processos, falta de comunicação que gera desencontro entre entregador e destinatário e muitos outros problemas estão sujeitos a acontecer com quem realiza transporte.
Em todas as etapas de uma venda, a logística pode beneficiar o SAC: no pré-vendas ao repassar informações sobre prazo de entrega e frete; ao longo da compra com informações de visibilidade em tempo real das remessas; e no pós-venda, quando necessário, com o trabalho de logística reversa.
Com planejamento e o auxílio de ferramentas tecnológicas, o gestor pode mudar este cenário. Confira a seguir algumas dicas para melhorar as avaliações de SAC na logística.
Como melhorar as avaliações de SAC na logística
Planejamento
Para qualquer negócio, planejamento é o primeiro passo. Organize a sua frota, conheça a área que será atendida pela empresa e escolha as melhores ferramentas para auxiliar em todas as etapas do processo.
Não deixe de fora a política de trocas e as questões relacionadas à logística reversa. São etapas fundamentais em que o SAC será acionado e depende do trabalho da logística para ter sucesso. A logística reversa vai muito além da troca de um produto: pode gerar economia e tornar a empresa mais sustentável. Entenda mais neste e-book.
Opções de frete justos e prazos de entrega claros
Você também é consumidor e se hoje você realiza uma compra e o prazo para entrega é de 3 dias úteis, se passar o prazo você certamente não ficará satisfeito com a empresa. Então busque entregar ao seu cliente a experiência que você gostaria de receber. Procure maneiras de otimizar os prazos passados ao consumidor, além de fornecer prazos realistas baseados na realidade da sua operação.
Estoques físico e online integrados e atualizados
Fazer um inventário do estoque é essencial para não vender mais do que a empresa possui. Uma boa gestão de estoque é realizada quando o gestor tem uma noção do fluxo de vendas da empresa, consegue antecipar as demandas dos clientes e se prepara bem para datas comemorativas ou importantes para o comércio.
Utilize ferramentas que integram o estoque físico do online para garantir que as informações coincidem em ambos. Saiba mais sobre gestão de estoque aqui.
Centros de distribuição estratégicos para diminuir o tempo das entregas
Ao planejar os centros de distribuições da empresa, pense nos benefícios geográficos do local. Entenda que não é necessário ter inúmeros CDs, mas alinhar a localização de cada um com as regiões atendidas pela operação. Assim, o prazo de entrega repassado ao consumidor pode ser menor e o valor do frete mais acessível.
Roteirização automática para diminuir custos
Uma ferramenta de roteirização facilita a vida de todo gestor de entregas. A tecnologia utilizada é eficaz na hora de traçar as melhores rotas e entregar agilidade e economia para toda a operação.
Todo o trabalho manual de organizar as rotas, analisar as melhores opções no mapa e passar para cada motorista o seu itinerário do dia é automatizado por um roteirizador. Ainda é possível alinhar com a separação das cargas, que separa automaticamente para cada veículo conforme as características necessárias ou exigidas pela carga.
A roteirização automática otimiza a frota, traça rotas mais assertivas e rápidas e auxilia na redução de custos. Saiba tudo sobre roteirização de entregas e coletas.
Informações do status da entrega atualizadas
Um dos principais problemas de uma entrega, na visão do consumidor, é não saber em que nível do processo o seu produto se encontra e quando ele chegará ao destino. Surge então a importância de utilizar ferramentas de visibilidade em tempo real com informações do status da entrega sempre atualizadas.
Se a sua empresa não está entregando visibilidade nos eventos logísticos, chegou a hora de conhecer e utilizar ferramentas que podem ser úteis para a função. Com visibilidade é possível obter melhores resultados na entrega, aumentar a satisfação do cliente final e diminuir as reclamações no SAC da empresa.
Depois de entender como melhorar as avaliações de SAC na logística, conheça as ferramentas do sistema AgileProcess e como elas podem auxiliar a sua empresa a se posicionar melhor no mercado, diminuir os custos com as entregas e entregar uma experiência satisfatória para o consumidor. Converse com um especialista e saiba mais.
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