Tempo de leitura: 4 minutos.
Que empresa não sonha com uma logística bem planejada, executada e controlada, que gera bons frutos e resultados positivos? Para alcançar essas práticas e evitar gastos que podem pesar no orçamento e gerar dores de cabeça, existem opções simples para reduzir os custos logísticos e melhorar o orçamento da organização, mantendo a qualidade do serviço.
Para começar, é muito importante que a empresa entenda a fundo seus custos logísticos essenciais, para buscar formas de polir esses gastos e encontrar alternativas que não comprometam a qualidade do serviço.
Já listamos anteriormente aqui no blog algumas dicas para criar um orçamento logístico mais assertivo e ágil. A partir das experiências que a AgileProcess adquiriu ao longo dos projetos, essas orientações são simples e rápidas de serem colocadas em prática, independentemente do porte da empresa ou setor de atuação. Mas você sabe como funciona a gestão dos custos logísticos e o que os constituem? Nesta leitura você vai entender como otimizar os custos do seu orçamento logístico para 2020.
O que constituem os custos logísticos?
A logística engloba todos os processos que ocorrem na cadeia de suprimentos, desde o envio pelo fornecedor, a produção, até chegar no cliente final. Os custos logísticos variam de empresa para empresa e dependem de uma série de fatores, mas as etapas mais comuns são: transporte, estoque, armazenagem e administrativo. Vamos entender como funcionam estas etapas:
Transporte: gastos relacionados à venda de produtos e à sua transferência entre pontos de armazenagem, unidades de distribuição, operadores e cliente final.
Estoque: custo financeiro; seguro; obsolescência; depreciação; perdas e danos.
Armazenagem: manuseio de cargas nos armazéns; acomodação e conservação do produto.
Administrativo: custos com a estrutura administrativa da logística.
Quando somados, os gastos com a logística podem pesar no orçamento. Em muitos casos, pode acontecer do gestor cortar custos logísticos e acabar não trazendo o resultado que gostaria, o que faz com que reduzir sem planejamento não é uma opção. Aquela famosa história que o barato pode sair caro. Então é possível melhorar o orçamento sem ter problemas com o consumidor final, como atrasos na entrega e revisitas, usando meios práticos e eficientes, como a tecnologia.
Melhores práticas
Para facilitar a gestão, existem boas práticas que podem ser seguidas para auxiliar na redução de custos. Separamos algumas dicas que quando seguidas, ajudam a reduzir e otimizar o seu orçamento, de forma que o orçamento da empresa não cause dores de cabeça no fim do ano. Confira:
1- Conheça seus custos
Como montar um orçamento se você não tem conhecimento sobre o que vai gerar gastos? Conheça seus gastos para buscar melhorias em lugares que podem ser poupados. Crie metas e objetivos que tornam a gestão mais controlada.
2- Fornecedores
Um bom relacionamento com os fornecedores é essencial para receber o material dentro do prazo com o melhor custo-benefício e não atrasar os próximos passos da cadeia. Focar em fornecedor comprometidos gera fidelidade, que pode resultar em descontos nos produtos.
3- Tecnologia
Uma das melhores técnicas para reduzir custos logísticos é a automação dos processos. Bem utilizada, a tecnologia adotada reduz a complexidade da operação e simplifica o processo. Já falamos dos benefícios de sistemas como roteirizador de entregas que são ótimos aliados na redução de custos e trazem agilidade na hora de entregar.
4- Mapear processos
Todo processo pode sofrer falhas. É importante identificar e corrigir rapidamente, transformando-as em oportunidades de melhorias. Assim, mapear os processos para saber o que será feito é uma maneira de não ter surpresas e agir rapidamente quando necessário.
5- Gestão de estoque
Utilize a curva ABC para gerir melhor o estoque da empresa. Produtos parados não dão lucros e é um dinheiro que pode ser investido em outra coisa. Entenda melhor sobre a curva ABC.
6- Equipe preparada
Um profissional capacitado rende mais e é mais ágil, invista em cursos e capacitações para melhorar o rendimento e a qualidade dos funcionários.
Nem sempre o setor logístico está preparado financeiramente para ajudar a empresa.
Organizar os custos logísticos para não ter surpresas indesejadas é o que você, gestor de logística, deve fazer!
Então expandimos as dicas e estamos disponibilizando um e-book, para Organizar os Custos Logísticos e aliviar o orçamento.
Quais são as práticas que a sua empresa utiliza para reduzir os custos do orçamento de logística? Compartilha com a gente para ajudar outras pessoas também. Continue acompanhando nosso blog e qualquer dúvida entre em contato.
lynda course free downloadwordpress plugins crackeddownload wordpress themesfree download lynda tutorialdownload wordpress pluginswordpress plugins crackedudemy tutorial free downloadwordpress themes crackedwordpress themes crackedfree download wordpress plugins