Que empresa não sonha com uma logística bem planejada, executada e controlada, que gera bons frutos e resultados positivos? Para alcançar essas práticas e evitar gastos que podem pesar no orçamento e gerar dores de cabeça, existem opções simples para reduzir os custos logísticos e melhorar as perspectivas da organização, mantendo a qualidade do serviço.
Para começar, é muito importante que a empresa entenda a fundo seus custos logísticos essenciais, com o objetivo de buscar formas de polir esses gastos e encontrar alternativas que não comprometam a qualidade do serviço.
Por isso, nesta leitura separamos algumas informações importantes sobre gestão de custos logísticos e como ele é constituído. Confira!
O que constituem os custos logísticos?
A logística engloba todos os processos que ocorrem na cadeia de suprimentos, desde o envio pelo fornecedor, a produção, até chegar no cliente final. Os custos logísticos variam de empresa para empresa e dependem de uma série de fatores, mas as etapas mais comuns são: transporte, estoque, armazenagem e administrativo. Vamos entender como funcionam estas etapas:
Transporte: gastos relacionados à venda de produtos e à sua transferência entre pontos de armazenagem, unidades de distribuição, operadores e cliente final.
Estoque: custo financeiro; seguro; obsolescência; depreciação; perdas e danos.
Armazenagem: manuseio de cargas nos armazéns; acomodação e conservação do produto.
Administrativo: custos com a estrutura administrativa da logística.
Quando somados, os gastos com a logística podem pesar no orçamento. Em muitos casos, o gestor pode cortar custos logísticos e acaba não trazendo o resultado que gostaria, o que faz com que reduzir sem planejamento não seja uma opção.
Aquela famosa história de que o barato pode sair caro. Então é possível melhorar o orçamento sem ter problemas com o consumidor final, como atrasos na entrega e revisitas, usando meios práticos e eficientes, como a tecnologia.
Melhores práticas
Para facilitar a gestão, existem boas práticas que podem ser seguidas para auxiliar na redução de custos. Separamos algumas dicas que ajudam a reduzir e otimizar o seu orçamento, de forma que os custos da empresa não causem dores de cabeça no fim do ano. Confira:
1 – Conheça seus custos
Como montar um planejamento se você não tem conhecimento sobre o que vai gerar gastos? Conheça seus gastos para buscar melhorias em lugares que podem ser poupados. Liste em uma planilha, ou através de ferramentas próprias, todos os gastos fixos e variáveis da operação. A partir disso, crie metas e objetivos que tornam a gestão mais controlada.
2 – Fornecedores
Um bom relacionamento com os fornecedores é essencial para receber o material dentro do prazo com o melhor custo-benefício e não atrasar os próximos passos da cadeia. Focar em fornecedores comprometidos gera fidelidade, que pode resultar em descontos nos produtos.
3 – Tecnologia
Uma das melhores técnicas para reduzir custos logísticos é a automação dos processos. Bem utilizada, a tecnologia adotada reduz a complexidade da operação e simplifica o processo. Já falamos dos benefícios de sistemas como o roteirizador de entregas que são ótimos aliados na redução de custos e trazem agilidade na hora de entregar.
4 – Mapear processos
Todo processo pode sofrer falhas. É importante identificar e corrigir rapidamente, transformando-as em oportunidades de melhorias. Assim, mapear os processos para saber o que será feito é uma maneira de não ter surpresas e agir rapidamente quando necessário.
5 – Gestão de estoque
É comum o estoque ser considerado um desafio ou até mesmo dor de cabeça em uma empresa, uma vez que a falta de organização pode prejudicar todo o negócio. Por isso, utilize a curva ABC para gerir melhor o estoque da empresa. Produtos parados não dão lucros e é um dinheiro que pode ser investido em outra coisa. Entenda melhor sobre a curva ABC.
6 – Equipe preparada
Um profissional capacitado rende mais e é mais ágil, por isso é importante investir em cursos e capacitações para melhorar o rendimento e a qualidade dos seus colaboradores. Além disso, é possível criar rankings saudáveis para motivar os funcionários a melhorar suas performances.
Nem sempre o setor logístico está preparado financeiramente para ajudar a empresa. Organizar os custos logísticos para não ter surpresas indesejadas é o que você, gestor de logística, deve fazer!
Para te ajudar nesse processo, confira o e-book Organizar os Custos Logísticos, um material completo para o seu aprendizado:
A sua empresa já está utilizando alguma dessas dicas para reduzir os custos do orçamento? Não deixe para depois o que você pode economizar hoje!
Esperamos que esse conteúdo possa te ajudar! Continue acompanhando nosso blog e qualquer dúvida entre em contato.
wordpress themes crackedlynda course free downloadfree download wordpress pluginsudemy tutorial free downloadudemy course free downloadfree download wordpress pluginswordpress plugins nulledwordpress themes crackedfree download wordpress themesdownload wordpress themes