Qual é a melhor maneira de fugir da crise e manter as vendas em dia?
Com certeza isso já passou pela sua cabeça nos últimos dias, onde os reflexos do novo coronavírus estão afetando os comércios fechados, a falta de produtos essenciais e colocando as pessoas em quarentena em suas casas.
Apostar em uma loja virtual, no E-commerce, um dos mercados que mais cresce atualmente, pode trazer os resultados que a sua empresa procura.
Você sabia que na primeira quinzena de março de 2020, algumas lojas virtuais que oferecem produtos como alimentos, bebidas, beleza e saúde, chegaram a registar um aumento de mais de 180% nas transações online?
Pois é. Continue a leitura e entenda melhor os motivos que levam você ao mundo digital, um pouco sobre as plataformas para seu site e os investimentos para ficar online.
Por que abrir um E-commerce?
Separamos 7 motivos para a sua loja migrar para o mundo digital e fazer parte do E-commerce brasileiro. Confira:
1 – Estimativa econômica
O varejo é o setor de mercado que mais deve crescer na próxima década e isso não é novidade.
O crescimento do E-commerce tem se expandido no mundo a cada ano e no Brasil, a expectativa para 2020 é um aumento de 18% em comparação ao ano anterior.
Com a ascensão dos meios digitais, até o fim do ano no Brasil, as lojas virtuais devem chegar a cerca de 135 mil, segundo a ABComm.
O gráfico abaixo apresenta as vendas de varejo de comércio eletrônico em todo o mundo, de 2014 a 2023, em bilhões de dólares.
Lançado pela Statista, plataforma global de dados corporativos, apresenta a previsão de vendas entre 2020 e 2023, e dados concretos dos anos anteriores.
Esses dados já são motivos suficientes para você colocar a sua loja online e apresentá-la ao mundo, mas se não ficou satisfeito, conheça outros motivos.
2 – Menor investimento
Imagine o seu site como uma extensão da sua loja, uma filial, mas sem a necessidade de pagar aluguel, luz e outros gastos básicos de uma loja física.
Para começar, um pequeno espaço em sua loja é suficiente, para a equipe trabalhar e manter o site funcionando.
Claro que, para ter um site, existe um investimento, mas nada comparado ao valor que seria pago para montar uma loja física do zero.
O estoque é outro ponto. Sem a necessidade de alugar um espaço, é possível compartilhar com o espaço da loja física.
Mas importante diferenciar os estoques, para se manter um controle do que é vendido fisicamente e do que é vendido online.
3 – Abranger mais clientes
Em um país onde mais de 79,9% da população têm acesso a internet, ter um site permite que a marca da sua empresa ganhe reconhecimento, alcance e crie presença onde os seus clientes realmente estão, sem grandes esforços.
A internet é um lugar flexível, onde é possível, além de obter mais clientes, manter uma conexão, um relacionamento com eles.
Se fazer presente traz credibilidade para a sua empresa, seja através de um formulário, e-mail ou telefone, até um pequeno espaço “Sobre nós”, explicando como a empresa começou e o que fez chegar onde chegou.
Essas são algumas formas que tornam a sua empresa mais próxima do consumidor, que garantem uma conexão e a familiaridade da loja física.
4 – Praticidade
Já pensou em não se preocupar com a hora que você tem que sair de casa, com o trânsito, com nada em relação a abrir ou fechar a loja?
Essa é uma das principais vantagens do e-commerce: além de não se preocupar com o trânsito a loja funciona 24 horas durante 7 dias por semana.
Claro que o atendimento deve manter um horário, sua equipe de suporte, envio e recebimentos de produtos não vai trabalhar 24 horas, então personalize esse horários como você desejar.
Mas o seu produto vai estar todo tempo disponível para compra, basta o cliente acessar seu site.
5 – Use as mídias a seu favor
A possibilidade de disponibilizar links em suas redes sociais, que levam até seu site, traz tráfego orgânico, muito bom para o marketing digital.
Resumidamente, o tráfego orgânico são todas as visitas que seu site recebe de usuários que buscaram seu site por iniciativa própria ou até indicação de amigos, sem a necessidade de você investir nisto.
Investindo, trabalhamos com a mídia paga: são os visitantes atraídos por anúncios no Google e em outras redes sociais.
Mesmo com apenas a loja física, é essencial investir em marketing digital e nas inúmeras possibilidades de divulgação e vendas que ele carrega.
Se a sua empresa não investe nesse segmento, essa é a hora.
Atualmente, com o mundo digital, as redes sociais são as principais formas de divulgação de produtos e serviços, e são nelas que você consegue prender a atenção do consumidor com anúncios, dados e informações sobre o seu produto.
O Facebook, por exemplo, é a rede social mais conhecida atualmente, com mais de 2 bilhões de usuários ativos no mundo.
Ele é ideal para a empresa manter uma página atualizada, com informações da empresa e divulgação de conteúdo rico.
Além dele, encontramos o LinkedIn, a rede social dos negócios, o Youtube, famosa plataforma de vídeos, que permite webinars, lives e muito mais, e o Instagram, rede social focada em fotos e stories de momentos.
Foque no conteúdo certo para cada rede social, além do formato e tamanho das mídias.
Seguindo as dicas, o volume de tráfego para o seu site aumenta e consequentemente, os canais de vendas são abertos.
6 – Ofereça outros conteúdos
A possibilidade de entrar no mundo virtual e mostrar a sua empresa para o mundo, faz com que outras portas sejam abertas.
Se você sempre sonhou em ensinar para seus clientes a melhor maneira de utilizar o seu produto, mostrar o quanto ele é benéfico ao mundo, ou qualquer outro incentivo a utilizá-lo, essa é a hora de apostar em complementos no seu site, como blogs, tutoriais, vídeos e tudo que a criatividade fluir.
7 – Acompanhamento de desempenho
Quando escolher o sistema onde a loja virtual irá ficar, é necessário que ele forneça as informações certas e que estas chegam até você em tempo real.
Acompanhar o movimento no site, o estoque, relatórios de vendas e satisfação dos clientes, são alguns dados que devem ser fornecidos.
Além disso, é importante que a comunicação entre os seus fornecedores seja clara e precisa, do jeito que a sua empresa preferir.
A ferramenta certa irá ajudar na hora da burocracia e do monte de papéis empilhados na mesa, tudo para que o e-commerce da sua marca se torne prático e fácil.
Plataformas para abrir o site
Na busca em abrir um site, a parte mais importante é escolher onde a loja vai permanecer e se desenvolver.
Existem várias maneiras de se abrir uma loja virtual, você pode até mesmo criar através de Plugins do WordPress, desenvolver com o seu time de TI ou utilizar uma plataforma, que além de ser mais prática, permite resultados de alta qualidade e facilidades na hora de escolher a aparência.
Não existe a melhor plataforma, até porque a tecnologia evolui constantemente e elas são sempre atualizadas, mas existe a plataforma certa para o seu negócio e que vai ajudar na hora de vender.
Comece com uma pesquisa do mercado, conheça as opções, o que vale mais, saiba o seu investimento para isso também.
Investimento para abrir um E-commerce
Como já falamos, sem dúvidas o investimento para abrir um E-commerce é muito menor do que para abrir e manter uma loja física, então vale a pena apostar.
Mas então quais são os custos?
Para chegar na loja ideal e de qualidade, vários passos devem ser seguidos ao abrir o e-commerce e mantê-lo operando depois.
Esses passos podem ter custo ou não, depende da estrutura que a sua empresa já possui, para poder contar com os próprios colaboradores, como o TI, ou se você vai terceirizar o serviço.
A começar pelo planejamento, você pode estudar sozinho todo o passo a passo ou contratar algum curso ou especialista.
Os processos fiscais são complexos, inclui impostos, tributação, faturamento e muito mais. Se não entender do tema, vale a pena possuir um contador.
O conteúdo, que inclui tudo o que o cliente irá ver quando acessar o seu site, é a mesma coisa: você pode fazer tudo sozinho ou optar por especialistas, depende do quanto você sabe do assunto ou de quanto quer investir.
Já o Marketing, que são as ações para promover a sua marca e levar clientes para a loja virtual, concretizando a venda, é um dos principais investimentos.
Se você mesmo irá fazer, é investimento do seu tempo. Se for um especialista ou agência especializada, é investimento de dinheiro.
Um fator muito importante que muitas vezes acaba sendo esquecido é a logística do e-commerce, a parte mais importante para o cliente após a compra.
É ela uma das principais responsáveis pela avaliação do cliente, então é importante ter conhecimento do fluxo logístico, das tecnologias que podem ser usadas a seu favor e da principal decisão: terceirizar as entregas ou ter frota própria?
Tudo deve ser estudado e planejado junto a sua equipe de profissionais especializados em cada área, da tecnologia da informação ao marketing, e a logística.
Conclusão
Entenda o site como um complemento para a sua loja física, uma nova filial que, dado as expectativas do setor, terá destaque nas vendas quando você fizer o levantamento.
Conheça as facilidades do E-commerce e como ele pode ser útil no seu negócio. Faça parte do mercado que mais cresce atualmente no mundo.
E na hora de realizar as entregas da sua loja, aposte nas tecnologias que estão presentes na logística para ter o melhor custo benefício e resultados positivos com o cliente final.
download wordpress themeswordpress plugins crackedwordpress themes nulledfree download wordpress pluginsudemy course free downloaddownload wordpress pluginsudemy tutorial free downloadfree download lynda tutorialdownload wordpress pluginsdownload wordpress plugins