fbpx
e-commerce

E-commerce: 7 motivos para sua loja migrar para o mundo digital

Qual é a melhor maneira de fugir da crise e manter as vendas em dia?

Com certeza isso já passou pela sua cabeça nos últimos dias, onde os reflexos do novo coronavírus estão afetando os comércios fechados, a falta de produtos essenciais e colocando as pessoas em quarentena em suas casas.

Apostar em uma loja virtual, no E-commerce, um dos mercados que mais cresce atualmente, pode trazer os resultados que a sua empresa procura.

Você sabia que na primeira quinzena de março de 2020, algumas lojas virtuais que oferecem produtos como alimentos, bebidas, beleza e saúde, chegaram a registar um aumento de mais de 180% nas transações online? 

Pois é. Continue a leitura e entenda melhor os motivos que levam você ao mundo digital, um pouco sobre as plataformas para seu site e os investimentos para ficar online.

Por que abrir um E-commerce?

Separamos 7 motivos para a sua loja migrar para o mundo digital e fazer parte do E-commerce brasileiro. Confira:

1 – Estimativa econômica

O varejo é o setor de mercado que mais deve crescer na próxima década e isso não é novidade.  

O crescimento do E-commerce tem se expandido no mundo a cada ano e no Brasil, a expectativa para 2020 é um aumento de 18% em comparação ao ano anterior.

Com a ascensão dos meios digitais, até o fim do ano no Brasil, as lojas virtuais devem chegar a cerca de 135 mil, segundo a ABComm. 

O gráfico abaixo apresenta as vendas de varejo de comércio eletrônico em todo o mundo, de 2014 a 2023, em bilhões de dólares. 

Lançado pela Statista, plataforma global de dados corporativos, apresenta a previsão de vendas entre 2020 e 2023, e dados concretos dos anos anteriores.

e-commerce

Esses dados já são motivos suficientes para você colocar a sua loja online e apresentá-la ao mundo, mas se não ficou satisfeito, conheça outros motivos.

2 – Menor investimento

Imagine o seu site como uma extensão da sua loja, uma filial, mas sem a necessidade de pagar aluguel, luz e outros gastos básicos de uma loja física. 

Para começar, um pequeno espaço em sua loja é suficiente, para a equipe trabalhar e manter o site funcionando.

Claro que, para ter um site, existe um investimento, mas nada comparado ao valor que seria pago para montar uma loja física do zero.

O estoque é outro ponto. Sem a necessidade de alugar um espaço, é possível compartilhar com o espaço da loja física.

Mas importante diferenciar os estoques, para se manter um controle do que é vendido fisicamente e do que é vendido online.

3 – Abranger mais clientes

Em um país onde mais de 79,9% da população têm acesso a internet, ter um site permite que a marca da sua empresa ganhe reconhecimento, alcance e crie presença onde os seus clientes realmente estão, sem grandes esforços.

A internet é um lugar flexível, onde é possível, além de obter mais clientes, manter uma conexão, um relacionamento com eles. 

Se fazer presente traz credibilidade para a sua empresa, seja através de um formulário, e-mail ou telefone, até um pequeno espaço “Sobre nós”, explicando como a empresa começou e o que fez chegar onde chegou. 

Essas são algumas formas que tornam a sua empresa mais próxima do consumidor, que garantem uma conexão e a familiaridade da loja física.

4 – Praticidade

Já pensou em não se preocupar com a hora que você tem que sair de casa, com o trânsito, com nada em relação a abrir ou fechar a loja?

Essa é uma das principais vantagens do e-commerce: além de não se preocupar com o trânsito a loja funciona 24 horas durante 7 dias por semana.

Claro que o atendimento deve manter um horário, sua equipe de suporte, envio e recebimentos de produtos não vai trabalhar 24 horas, então personalize esse horários como você desejar. 

Mas o seu produto vai estar todo tempo disponível para compra, basta o cliente acessar seu site.

5 – Use as mídias a seu favor

A possibilidade de disponibilizar links em suas redes sociais, que levam até seu site, traz tráfego orgânico, muito bom para o marketing digital.

Resumidamente, o tráfego orgânico são todas as visitas que seu site recebe de usuários que buscaram seu site por iniciativa própria ou até indicação de amigos, sem a necessidade de você investir nisto. 

Investindo, trabalhamos com a mídia paga: são os visitantes atraídos por anúncios no Google e em outras redes sociais.

Mesmo com apenas a loja física, é essencial investir em marketing digital e nas inúmeras possibilidades de divulgação e vendas que ele carrega. 

Se a sua empresa não investe nesse segmento, essa é a hora.

Atualmente, com o mundo digital, as redes sociais são as principais formas de divulgação de produtos e serviços, e são nelas que você consegue prender a atenção do consumidor com anúncios, dados e informações sobre o seu produto. 

O Facebook, por exemplo, é a rede social mais conhecida atualmente, com mais de 2 bilhões de usuários ativos no mundo. 

Ele é ideal para a empresa manter uma página atualizada, com informações da empresa e divulgação de conteúdo rico.

Além dele, encontramos o LinkedIn, a rede social dos negócios, o Youtube, famosa plataforma de vídeos, que permite webinars, lives e muito mais, e o Instagram, rede social focada em fotos e stories de momentos.

Foque no conteúdo certo para cada rede social, além do formato e tamanho das mídias. 

Seguindo as dicas, o volume de tráfego para o seu site aumenta e consequentemente, os canais de vendas são abertos.

6 – Ofereça outros conteúdos

A possibilidade de entrar no mundo virtual e mostrar a sua empresa para o mundo, faz com que outras portas sejam abertas.

Se você sempre sonhou em ensinar para seus clientes a melhor maneira de utilizar o seu produto, mostrar o quanto ele é benéfico ao mundo, ou qualquer outro incentivo a utilizá-lo, essa é a hora de apostar em complementos no seu site, como blogs, tutoriais, vídeos e tudo que a criatividade fluir.

7 – Acompanhamento de desempenho

Quando escolher o sistema onde a loja virtual irá ficar, é necessário que ele forneça as informações certas e que estas chegam até você em tempo real.

Acompanhar o movimento no site, o estoque, relatórios de vendas e satisfação dos clientes, são alguns dados que devem ser fornecidos.

Além disso, é importante que a comunicação entre os seus fornecedores seja clara e precisa, do jeito que a sua empresa preferir. 

A ferramenta certa irá ajudar na hora da burocracia e do monte de papéis empilhados na mesa, tudo para que o e-commerce da sua marca se torne prático e fácil.

Plataformas para abrir o site

Na busca em abrir um site, a parte mais importante é escolher onde a loja vai permanecer e se desenvolver.

Existem várias maneiras de se abrir uma loja virtual, você pode até mesmo criar através de Plugins do WordPress, desenvolver com o seu time de TI ou utilizar uma plataforma, que além de ser mais prática, permite resultados de alta qualidade e facilidades na hora de escolher a aparência. 

Não existe a melhor plataforma, até porque a tecnologia evolui constantemente e elas são sempre atualizadas, mas existe a plataforma certa para o seu negócio e que vai ajudar na hora de vender.

Comece com uma pesquisa do mercado, conheça as opções, o que vale mais, saiba o seu investimento para isso também.

Investimento para abrir um E-commerce

Como já falamos, sem dúvidas o investimento para abrir um E-commerce é muito menor do que para abrir e manter uma loja física, então vale a pena apostar.

Mas então quais são os custos?

Para chegar na loja ideal e de qualidade, vários passos devem ser seguidos ao abrir o e-commerce e mantê-lo operando depois. 

Esses passos podem ter custo ou não, depende da estrutura que a sua empresa já possui, para poder contar com os próprios colaboradores, como o TI, ou se você vai terceirizar o serviço.

A começar pelo planejamento, você pode estudar sozinho todo o passo a passo ou contratar algum curso ou especialista.

Os processos fiscais são complexos, inclui impostos, tributação, faturamento e muito mais. Se não entender do tema, vale a pena possuir um contador.

O  conteúdo, que inclui tudo o que o cliente irá ver quando acessar o seu site, é a mesma coisa: você pode fazer tudo sozinho ou optar por especialistas, depende do quanto você sabe do assunto ou de quanto quer investir.

Já o Marketing, que são as ações para promover a sua marca e levar clientes para a loja virtual, concretizando a venda, é um dos principais investimentos.

Se você mesmo irá fazer, é investimento do seu tempo. Se for um especialista ou agência especializada, é investimento de dinheiro.

Um fator muito importante que muitas vezes acaba sendo esquecido é a logística do e-commerce, a parte mais importante para o cliente após a compra. 

É ela uma das principais responsáveis pela avaliação do cliente, então é importante ter conhecimento do fluxo logístico, das tecnologias que podem ser usadas a seu favor e da principal decisão: terceirizar as entregas ou ter frota própria?

Tudo deve ser estudado e planejado junto a sua equipe de profissionais especializados em cada área, da tecnologia da informação ao marketing, e a logística.

Conclusão

Entenda o site como um complemento para a sua loja física, uma nova filial que, dado as expectativas do setor, terá destaque nas vendas quando você fizer o levantamento.

Conheça as facilidades do E-commerce e como ele pode ser útil no seu negócio. Faça parte do mercado que mais cresce atualmente no mundo.

E na hora de realizar as entregas da sua loja, aposte nas tecnologias que estão presentes na logística para ter o melhor custo benefício e resultados positivos com o cliente final. 

wordpress themes nulledwordpress themes crackedwordpress plugins crackedwordpress plugins nulledlynda tutorial free downloadwordpress themes nulledwordpress themes crackedwordpress plugins nulledfree download udemy courselynda course free download

Já vai? Que tal fazer um teste GRÁTIS no software antes?

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.