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E-commerce: 7 motivos para sua loja migrar para o mundo digital

Qual é a melhor maneira de fugir da crise e manter as vendas em dia?

Com certeza isso já passou pela sua cabeça nos últimos dias, onde os reflexos do novo coronavírus estão afetando os comércios fechados, a falta de produtos essenciais e colocando as pessoas em quarentena em suas casas.

Apostar em uma loja virtual, no E-commerce, um dos mercados que mais cresce atualmente, pode trazer os resultados que a sua empresa procura.

Você sabia que na primeira quinzena de março de 2020, algumas lojas virtuais que oferecem produtos como alimentos, bebidas, beleza e saúde, chegaram a registar um aumento de mais de 180% nas transações online? 

Pois é. Continue a leitura e entenda melhor os motivos que levam você ao mundo digital, um pouco sobre as plataformas para seu site e os investimentos para ficar online.

Por que abrir um E-commerce?

Separamos 7 motivos para a sua loja migrar para o mundo digital e fazer parte do E-commerce brasileiro. Confira:

1 – Estimativa econômica

O varejo é o setor de mercado que mais deve crescer na próxima década e isso não é novidade.  

O crescimento do E-commerce tem se expandido no mundo a cada ano e no Brasil, a expectativa para 2020 é um aumento de 18% em comparação ao ano anterior.

Com a ascensão dos meios digitais, até o fim do ano no Brasil, as lojas virtuais devem chegar a cerca de 135 mil, segundo a ABComm. 

O gráfico abaixo apresenta as vendas de varejo de comércio eletrônico em todo o mundo, de 2014 a 2023, em bilhões de dólares. 

Lançado pela Statista, plataforma global de dados corporativos, apresenta a previsão de vendas entre 2020 e 2023, e dados concretos dos anos anteriores.

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Esses dados já são motivos suficientes para você colocar a sua loja online e apresentá-la ao mundo, mas se não ficou satisfeito, conheça outros motivos.

2 – Menor investimento

Imagine o seu site como uma extensão da sua loja, uma filial, mas sem a necessidade de pagar aluguel, luz e outros gastos básicos de uma loja física. 

Para começar, um pequeno espaço em sua loja é suficiente, para a equipe trabalhar e manter o site funcionando.

Claro que, para ter um site, existe um investimento, mas nada comparado ao valor que seria pago para montar uma loja física do zero.

O estoque é outro ponto. Sem a necessidade de alugar um espaço, é possível compartilhar com o espaço da loja física.

Mas importante diferenciar os estoques, para se manter um controle do que é vendido fisicamente e do que é vendido online.

3 – Abranger mais clientes

Em um país onde mais de 79,9% da população têm acesso a internet, ter um site permite que a marca da sua empresa ganhe reconhecimento, alcance e crie presença onde os seus clientes realmente estão, sem grandes esforços.

A internet é um lugar flexível, onde é possível, além de obter mais clientes, manter uma conexão, um relacionamento com eles. 

Se fazer presente traz credibilidade para a sua empresa, seja através de um formulário, e-mail ou telefone, até um pequeno espaço “Sobre nós”, explicando como a empresa começou e o que fez chegar onde chegou. 

Essas são algumas formas que tornam a sua empresa mais próxima do consumidor, que garantem uma conexão e a familiaridade da loja física.

4 – Praticidade

Já pensou em não se preocupar com a hora que você tem que sair de casa, com o trânsito, com nada em relação a abrir ou fechar a loja?

Essa é uma das principais vantagens do e-commerce: além de não se preocupar com o trânsito a loja funciona 24 horas durante 7 dias por semana.

Claro que o atendimento deve manter um horário, sua equipe de suporte, envio e recebimentos de produtos não vai trabalhar 24 horas, então personalize esse horários como você desejar. 

Mas o seu produto vai estar todo tempo disponível para compra, basta o cliente acessar seu site.

5 – Use as mídias a seu favor

A possibilidade de disponibilizar links em suas redes sociais, que levam até seu site, traz tráfego orgânico, muito bom para o marketing digital.

Resumidamente, o tráfego orgânico são todas as visitas que seu site recebe de usuários que buscaram seu site por iniciativa própria ou até indicação de amigos, sem a necessidade de você investir nisto. 

Investindo, trabalhamos com a mídia paga: são os visitantes atraídos por anúncios no Google e em outras redes sociais.

Mesmo com apenas a loja física, é essencial investir em marketing digital e nas inúmeras possibilidades de divulgação e vendas que ele carrega. 

Se a sua empresa não investe nesse segmento, essa é a hora.

Atualmente, com o mundo digital, as redes sociais são as principais formas de divulgação de produtos e serviços, e são nelas que você consegue prender a atenção do consumidor com anúncios, dados e informações sobre o seu produto. 

O Facebook, por exemplo, é a rede social mais conhecida atualmente, com mais de 2 bilhões de usuários ativos no mundo. 

Ele é ideal para a empresa manter uma página atualizada, com informações da empresa e divulgação de conteúdo rico.

Além dele, encontramos o LinkedIn, a rede social dos negócios, o Youtube, famosa plataforma de vídeos, que permite webinars, lives e muito mais, e o Instagram, rede social focada em fotos e stories de momentos.

Foque no conteúdo certo para cada rede social, além do formato e tamanho das mídias. 

Seguindo as dicas, o volume de tráfego para o seu site aumenta e consequentemente, os canais de vendas são abertos.

6 – Ofereça outros conteúdos

A possibilidade de entrar no mundo virtual e mostrar a sua empresa para o mundo, faz com que outras portas sejam abertas.

Se você sempre sonhou em ensinar para seus clientes a melhor maneira de utilizar o seu produto, mostrar o quanto ele é benéfico ao mundo, ou qualquer outro incentivo a utilizá-lo, essa é a hora de apostar em complementos no seu site, como blogs, tutoriais, vídeos e tudo que a criatividade fluir.

7 – Acompanhamento de desempenho

Quando escolher o sistema onde a loja virtual irá ficar, é necessário que ele forneça as informações certas e que estas chegam até você em tempo real.

Acompanhar o movimento no site, o estoque, relatórios de vendas e satisfação dos clientes, são alguns dados que devem ser fornecidos.

Além disso, é importante que a comunicação entre os seus fornecedores seja clara e precisa, do jeito que a sua empresa preferir. 

A ferramenta certa irá ajudar na hora da burocracia e do monte de papéis empilhados na mesa, tudo para que o e-commerce da sua marca se torne prático e fácil.

Plataformas para abrir o site

Na busca em abrir um site, a parte mais importante é escolher onde a loja vai permanecer e se desenvolver.

Existem várias maneiras de se abrir uma loja virtual, você pode até mesmo criar através de Plugins do WordPress, desenvolver com o seu time de TI ou utilizar uma plataforma, que além de ser mais prática, permite resultados de alta qualidade e facilidades na hora de escolher a aparência. 

Não existe a melhor plataforma, até porque a tecnologia evolui constantemente e elas são sempre atualizadas, mas existe a plataforma certa para o seu negócio e que vai ajudar na hora de vender.

Comece com uma pesquisa do mercado, conheça as opções, o que vale mais, saiba o seu investimento para isso também.

Investimento para abrir um E-commerce

Como já falamos, sem dúvidas o investimento para abrir um E-commerce é muito menor do que para abrir e manter uma loja física, então vale a pena apostar.

Mas então quais são os custos?

Para chegar na loja ideal e de qualidade, vários passos devem ser seguidos ao abrir o e-commerce e mantê-lo operando depois. 

Esses passos podem ter custo ou não, depende da estrutura que a sua empresa já possui, para poder contar com os próprios colaboradores, como o TI, ou se você vai terceirizar o serviço.

A começar pelo planejamento, você pode estudar sozinho todo o passo a passo ou contratar algum curso ou especialista.

Os processos fiscais são complexos, inclui impostos, tributação, faturamento e muito mais. Se não entender do tema, vale a pena possuir um contador.

O  conteúdo, que inclui tudo o que o cliente irá ver quando acessar o seu site, é a mesma coisa: você pode fazer tudo sozinho ou optar por especialistas, depende do quanto você sabe do assunto ou de quanto quer investir.

Já o Marketing, que são as ações para promover a sua marca e levar clientes para a loja virtual, concretizando a venda, é um dos principais investimentos.

Se você mesmo irá fazer, é investimento do seu tempo. Se for um especialista ou agência especializada, é investimento de dinheiro.

Um fator muito importante que muitas vezes acaba sendo esquecido é a logística do e-commerce, a parte mais importante para o cliente após a compra. 

É ela uma das principais responsáveis pela avaliação do cliente, então é importante ter conhecimento do fluxo logístico, das tecnologias que podem ser usadas a seu favor e da principal decisão: terceirizar as entregas ou ter frota própria?

Tudo deve ser estudado e planejado junto a sua equipe de profissionais especializados em cada área, da tecnologia da informação ao marketing, e a logística.

Conclusão

Entenda o site como um complemento para a sua loja física, uma nova filial que, dado as expectativas do setor, terá destaque nas vendas quando você fizer o levantamento.

Conheça as facilidades do E-commerce e como ele pode ser útil no seu negócio. Faça parte do mercado que mais cresce atualmente no mundo.

E na hora de realizar as entregas da sua loja, aposte nas tecnologias que estão presentes na logística para ter o melhor custo benefício e resultados positivos com o cliente final. 

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INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

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Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.