fbpx
galpao-logistico-agileprocess

Galpão logístico: alugar, comprar ou construir?

Fazer a gestão dos processos logísticos de uma empresa vai muito além de comprar uma frota ou realizar uma entrega. Desafios como custos elevados, reclamações dos clientes, falta de tempo e de espaço são obstáculos para a gestão. Na questão de espaço, utilizar um galpão logístico tende a ser uma solução.

Além de armazenar e organizar o estoque de produtos, os galpões logísticos agilizam os processos da operação, desde recebimento dos produtos, separação e distribuição. Ele se torna um espaço amplo e organizado para manter o controle de tudo que entra e sai da operação.

Com o e-commerce em alta, o número de galpões logísticos espalhados pelo Brasil tem crescido rapidamente. Segundo levantamento da SiiLA, plataforma de pesquisas, apenas no primeiro trimestre de 2021, cerca de 215 mil metros quadrados de galpões foram construídos no Brasil. No total, a taxa de ocupação dos galpões chega a 87%, o que torna a disputa por um espaço acirrada.

Mas na hora de ter um galpão, surgem as dúvidas sobre o que vale mais: alugar, comprar ou construir? 

O que é um galpão logístico

Um galpão logístico é um espaço destinado para as atividades logísticas da empresa. Para escolher a melhor opção, o primeiro passo é entender a necessidade da empresa e o investimento disponível para isso. Depois, avaliar as melhores opções e as características de cada imóvel, se for alugar ou comprar, como as condições estruturais, a localização, tamanho e altura. 

Nem sempre a opção mais barata será a mais vantajosa, por isso é importante entender a necessidade da empresa. Confira a seguir as principais vantagens e desvantagens de cada categoria na hora de organizar o espaço para a logística da empresa. 

Prós e contras

Realize um planejamento do que a empresa pretende com um galpão logístico. Tem planos para expansão? Aumentar a gama de produtos atendidos? Expandir a frota? Todas essas perguntas são válidas para entender se é melhor alugar, comprar ou construir o galpão logístico da empresa. 

Construir

O sonho de muitas empresas é ter um espaço organizado do seu modo, com as características que representam o negócio. Porém, é preciso colocar no papel todos os gastos envolvidos: aquisição do terreno, matéria-prima, empresa e profissionais especializados e de confiança, tempo de conclusão, manutenção, segurança, entre outros. A opção é bem vista para empresas que têm capital suficiente para fazê-la, mas para outras, pode pesar no orçamento.

Mas essa opção não deixa de ser válida por isso. A construção pode ainda auxiliar no crescimento e expansão da empresa e oferecer um espaço a mais para áreas comuns aos funcionários. O planejamento vai mostrar se é o momento ideal para a construção de um galpão logístico do zero.

Vantagens: escolha da localização, com tamanho, altura e organização estrutural conforme as necessidades da empresa. 

Desvantagens: custo envolvidos com a construção, tempo para a finalização, gastos com manutenção e segurança.

Comprar

Ao comprar um galpão, as principais dores de cabeça com a construção são eliminadas: gastos e tempo para a finalização da obra. Após a compra, os trabalhos podem começar imediatamente. 

Porém, com a grande procura, os preços podem pesar no orçamento da empresa. Localização estratégica, modernização e segurança tornam o lugar mais caro. Sem contar os gastos com possíveis reformas para tornar o lugar adequado às necessidades da operação. 

Como no caso da construção, ao comprar o imóvel, a empresa também se torna responsável pela manutenção e segurança de todo o ambiente. Sem contar que com os gastos, uma mudança de localização não é viável por um bom período.

Vantagens: ocupação imediata.

Desvantagens: grande capital investido, dificuldade para mudança de localização, gastos com manutenção e segurança.

Alugar

Alugar um espaço não requer um grande investimento. Existem inúmeros condomínios logísticos que oferecem uma localização estratégica, infraestrutura completa, manutenção e segurança com valor acessível para a empresa começar a operar. Colocando no papel, o aluguel de um galpão logístico pode se tornar a opção mais econômica. 

Com o aluguel, a empresa consegue visualizar o ambiente pronto, entrar imediatamente e não ter muitas burocracias, nem mesmo se decidir mudar de localização. Mas antes de mudar de endereço, existe a possibilidade de aumentar ou diminuir o espaço alugado de acordo com as necessidades. É possível escolher o imóvel com base nas necessidades dos produtos, como o pé direito com uma altura suficiente ou com o piso que aguenta grandes cargas. 

Vantagens: menor investimento, possibilidade de troca de lugar sem grandes burocracias, localização e infraestrutura oferecidas.

Desvantagens: o valor investido não tem um prazo final, ou seja, o valor será cobrado enquanto estiver sendo usado, diferente do espaço comprado, que a conta uma hora acaba. Outra desvantagem é que, como em qualquer lugar alugado, pode ser necessário sair do local antes do previsto – por solicitação do locador, por exemplo – e os custos com mudança rápida de um local para outro podem ser altos.

Entenda a necessidade da empresa

É possível criar um projeto do zero, construindo o próprio espaço do jeito que a empresa preferir, comprar um pronto, que reduz os custos com a construção, ou alugar com empresas especializadas, que em muitos casos torna-se a opção mais barata. Tudo depende da necessidade e da disponibilidade de investimento do momento. 

Leve em consideração alguns fatores que contribuem para o bom uso de um galpão logístico: a localização, crucial para reduzir o tempo e facilitar as entregas; a área total do imóvel, para garantir a execução dos processos desde o estoque até o estacionamento dos veículos; a altura do galpão, o pé direito, para garantir a ventilação e um bom espaço para estocar os produtos empilhados verticalmente.

Depois de optar pela melhor opção, chegou a hora de montar e organizar o estoque físico da empresa. Saiba mais neste artigo.

download wordpress pluginsdownload wordpress pluginswordpress plugins crackedfree download udemy coursewordpress themes crackedfree download wordpress themesfree download lynda tutorialfree download lynda coursedownload wordpress pluginswordpress plugins nulled

Já vai? Que tal fazer um teste GRÁTIS no software antes?

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

acompanhar-entregas-em-tempo-real

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.