fbpx
impactos-roteirizador-logistica-agileprocess

Quais impactos que um roteirizador pode trazer para sua operação

Você deve saber que o dia a dia de uma operação é recheado de informações que devem ser recebidas e compartilhadas rapidamente, além de inúmeros processos que, muitas vezes, envolvem mais de uma pessoa. Porém, algumas tarefas podem ser facilmente automatizadas com uma ferramenta especialista no assunto. Quando falamos das rotas de entregas e coletas, a ferramenta ideal é o roteirizador. 

Alguns desses recursos voltados para outros processos, como o ERP por exemplo, possuem módulos para roteirização que criam rotas a partir das informações que são enviadas para ele, sem considerar pontos importantes para o roteiro. Diferente de um roteirizador especialista, que planeja a rota ideal focada em reduzir custos, em atender as necessidades e prioridades da operação e entregar com agilidade. 

Se hoje você está se perguntando se vale a pena ou não contar com um roteirizador especialista no assunto, quais os impactos e as vantagens que ele trará para a sua operação, esse artigo é para você! A seguir, confira 5 impactos positivos do roteirizador de entregas e coletas para a operação logística.

Impactos do roteirizador na operação

Redução de custos

Podemos considerar que a redução de custos é a principal vantagem de um roteirizador para a operação. Para entender melhor, vamos contextualizar. Segundo um levantamento do Dnit, o Brasil conta com 1,7 milhão de quilômetros de estradas, porém apenas 13%, ou 221.820 quilômetros, estão pavimentados. 

Os custos para trafegar em rodovias não pavimentadas é mais elevado, principalmente pelo desgaste dos veículos, como freios e pneus e o consumo de combustível. Logo, se para entregar de um ponto a outro existem duas rotas e uma delas conta com 20 km de estrada de chão, mais 10 km de asfalto e a outra 35 km de asfalto, apesar de mais longa, a segunda opção será a escolha de um roteirizador. 

Isso porque o roteirizador, ao determinar a rota ideal, avalia os quilômetros percorridos, o tipo de rodovia, o tempo em trânsito, entre outras variáveis. Tudo pode ser customizado dentro da ferramenta, conforme as necessidades da operação.

Dessa forma, quando falamos em redução de custos pelo roteirizador, o investimento na ferramenta é retornado para a operação em pouco tempo. Principalmente porque os custos com manutenção dos veículos, consumo de combustível e horas extras, são reduzidos. 

Otimização dos processos logísticos

Com tanta informação chegando ao mesmo tempo na operação, o trabalho manual pode se tornar cansativo e ainda estar sujeito a falhas e erros que podem prejudicar todo o andamento da cadeia. Por isso, a automatização dos processos, a partir de ferramentas inteligentes e tecnológicas, se torna uma importante alternativa para ajudar a operação a melhorá-los.

O roteirizador, neste caso, surge para criar as rotas com antecedência e sem muita interferência humana, o que possibilita que a pessoa encarregada de fazer essas rotas anteriormente, possa auxiliar em outros processos ou áreas dentro da operação. 

Na otimização dos processos, além de um roteirizador, outras ferramentas também tornam o dia a dia da operação mais eficiente, como TMS, WMS, ERP e outros. Confira 5 soluções para automatizar os processos logísticos neste outro artigo.

Otimização da frota

Outro benefício de um roteirizador de entregas é a otimização das rotas. Muitas vezes a operação conta com veículos que saem praticamente vazios para fazer uma rota simples ou até mesmo ficam ociosos no pátio porque outros estão saindo sobrecarregados.

Ao utilizar o roteirizador, você consegue avaliar quantos veículos serão necessários para realizar as entregas do dia com antecedência. Por exemplo, no lugar de sair com 20 veículos que a operação possui, o roteirizador cruza as entregas do dia com os veículos disponíveis e encarrega cada um da melhor forma, reduzindo de 20 para 18 veículos. 

Isso reflete diretamente no consumo de combustível da operação, uma vez que dois veículos serão poupados. Quantos quilômetros seriam reduzidos na sua operação se dois veículos fossem poupados todo dia? 

Separação da carga

Alguns sistemas de roteirização contam com separação da carga. Aliada à otimização da frota, a separação leva em consideração as características de cada veículo e de cada produto que será transportado, destinando cargas refrigeradas para veículos refrigerados, ou cargas maiores para veículos com uma cubagem maior, por exemplo.

Vale ressaltar que nem todos os roteirizadores contam com essa característica importante. Realizar a separação da carga de forma eficiente e otimizando toda a capacidade dos veículos é importante para reduzir custos, não contaminar mercadorias e garantir a qualidade da entrega para o consumidor final. 

Parâmetros da roteirização

Por fim, um dos principais impactos do roteirizador na operação é criar e utilizar parâmetros e variáveis durante as entregas que melhoram ainda mais a rota e levam em consideração pontos importantes para todo o trajeto. 

Alguns parâmetros que podem ser considerados pelo roteirizador na hora de criar as melhores rotas:

  • Dimensões dos veículos para a separação da carga: peso (kg), cubagem (cm³), valor (R$), paletização, entre outros;
  • Veículo com melhor custo benefício;
  • Regiões perigosas e zonas de restrição;
  • Entregas prioritárias: quando determinados clientes só recebem as mercadorias em horários específicos, comuns em restaurantes e supermercados;
  • Rota aberta ou fechada: veículo precisa voltar ao centro de distribuição após o término da rota;
  • Jornada do motorista;
  • Rotas de N dias: rotas de mais de um dia;
  • N rotas dia: mais de uma rota no dia para o mesmo veículo.

Utilize o roteirizador para fazer mais entregas

Agora que você conhece os principais impactos do roteirizador para a operação, chegou a hora de colocar em prática e melhorar os processos relacionados às entregas na sua operação.

Converse com um especialista no assunto que irá entender as reais necessidades da sua operação e apresentará as vantagens do roteirizador de entregas e coletas da AgileProcess para te ajudar a entregar mais e melhor. Não fique de fora, revolucione a logística com a gente! 

fale-conosco-agileprocess-logistica

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

acompanhar-entregas-em-tempo-real

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.