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6 indicadores logísticos de performance essenciais na gestão de entregas

  • abril 5, 2022
  • 9:00 am

Com uma grande quantidade de informações circulando todos os dias em uma operação, a maneira mais eficiente para encontrar falhas e problemas que podem interferir no desempenho dos processos é mapear e identificar os principais indicadores logísticos de performance. Eles são essenciais para atingir os objetivos traçados pela empresa.

Quando o assunto é gestão de entregas, alguns indicadores logísticos são ainda mais relevantes, por permitirem análises mais profundas sobre os motoristas, os processos, os veículos e mais. Informações necessárias para todos os gestores logísticos que você vai conferir agora.  

Indicadores logísticos de performance para gestão de entregas

1 – Avaliação de desempenho dos motoristas

Ter uma equipe de motoristas focada em alcançar os objetivos e realizar as entregas com sucesso é um dos pilares de qualquer operação. Os motoristas são peças fundamentais para o bom desempenho da logística da empresa, por isso é importante conhecer como cada um trabalha, seus pontos fracos e fortes. Dentre os indicadores logísticos, esse é um dos mais importantes para garantir a qualidade das entregas.

Uma das melhores alternativas para acompanhar o desempenho dos motoristas é através de um ranking, com critérios estabelecidos pela empresa. Além de avaliar o desempenho e pontos de melhorias individuais e como equipe, é possível realizar premiações, como uma forma de instigar a melhor conduta dos motoristas.

Os critérios podem ser os mais variados, como:

  • Por objetivos: como o consumo de combustível, multas, acidentes, cargas avariadas, entre outros;
  • Por competência: experiência, habilidades, cumprimento de prazos e horários, entre outros.

Muitas ferramentas tecnológicas podem auxiliar a mensurar os resultados dos motoristas, como o monitoramento e rastreamento da frota, que permite avaliar a conduta do motorista durante a condução do veículo. 

2 – Gastos com combustível em relação ao faturamento

Com a alta dos combustíveis nos últimos tempos, o assunto costuma preocupar os gestores logísticos, uma vez que esse é um dos principais itens no orçamento de uma operação. 

Por isso é muito importante analisar a relação dos gastos com combustível com o faturamento mensal, com o intuito de deixá-la balanceada e sem prejuízos. Analise também quais são os principais fatores que estão auxiliando no consumo de combustível, seja o modelo do veículo, a forma como está sendo utilizado, ou a manutenção em dia, entre outros.

Não esqueça que ao planejar as rotas de entrega e coleta de forma mais eficiente, com a ajuda de um roteirizador especialista, por exemplo, é possível reduzir os quilômetros percorridos e assim, o consumo de combustível. A Copapel conseguiu reduzir de 15 a 20% os quilômetros rodados com roteirização, entenda aqui. 

3 – On Time & In Full – OTIF 

OTIF é um dos principais indicadores logísticos, por mensurar a visão do cliente para as entregas. Vamos entender como ele funciona:

On Time – mede a pontualidade do pedido (dentro do prazo e local certo)

In Full – mede as especificações (qualidade, quantidade, preço, perfeitas condições e mais)

Para calcular, utilize as informações dos pedidos entregues dentro do prazo e também dentro das especificações. Confira:

On Time (em %): número de entregas feitas no prazo / número total de entregas 

In Full (em %): número de entregas que estavam dentro das especificações / número total de entregas

OTIF: On Time x In Full

Exemplo: Uma empresa faz 10.000 entregas no mês, sendo que 8.500 foram entregues dentro do prazo e 9.800 estavam dentro das especificações do cliente. Assim temos:

On Time: 8.500 / 10.000 = 0,85 ou 85%

In Full: 9.800 / 10.000 = 0,98 ou 98%

OTIF: 0,85 x 0,98 = 0,83 ou 83,3%

4 – Order Fill Rate – OFR 

Taxa de Atendimento do Pedido, esse indicador busca medir a performance da empresa ao processar os pedidos. É considerado todo o tempo gasto, do momento que o pedido chegou até a saída para a entrega (separação, picking e expedição).

Com ele é possível avaliar se a operação está atendendo às necessidades dos clientes como precisa. Aqui buscamos índices altos, quanto maior melhor, para aumentar a vantagem competitiva. 

Para calcular o OFR, considere: 

OFR: pedidos atendidos / pedidos totais expedidos x 100 

Exemplo: 10 / 15 x 100 = 66,66% dos pedidos processados.

É recomendado ter uma frequência de medição, seja ela diária, semanal, mensal, por cliente, linha de produto ou total.

5 – Percentual de entregas com avarias 

Analise com frequência também o percentual de entregas com avarias, pois esses dados podem indicar problemas maiores que causam prejuízos para toda a empresa. Logo, quanto antes mapear e tratar as causas, melhor.

As avarias no transporte podem acontecer por diversos motivos, como empilhamento errado das embalagens, altas temperaturas e escolha errada dos veículos. 

Para fazer o cálculo, utilize:

Índice de avarias de entrega = volume de avarias / volume total de entregas 

Exemplo: 5 / 80 = 6,25% de avaria

Lembre-se que quanto menor o percentual, significa que menos entregas chegaram ao cliente final com avarias.

6 – R$ em multas por km rodados

Por último, um indicador importante para mensurar os gastos com multas no trânsito. Os cuidados na direção são essenciais para os motoristas que estão realizando entregas, por isso é importante que eles tenham conhecimento das leis de trânsito e também sejam prudentes ao volante, respeitando as velocidades de cada rodovia. Realizar treinamentos periódicos pode reforçar essas informações.

Multas/km rodado = valor gasto em multas mensalmente / quilômetros rodados

Exemplo: R$ 1.200,00 / 6.500 km = R$ 0,18 por km rodado

O indicador é interessante para as empresas que possuem sistemas de gestão que medem a quilometragem percorrida pela frota. Fazendo o cálculo periodicamente, é possível ver mais a fundo problemas e constâncias, seja nos veículos, nas rotas ou nos motoristas.

Para saber mais sobre indicadores logísticos de performance, conheça nosso material gratuito que contém os principais KPIs para quem vive logística todos os dias. 

Faça uma gestão de entregas eficiente com a AgileProcess

Além de acompanhar os principais indicadores logísticos da sua operação, você pode contar com uma ferramenta que recebe informações automaticamente sobre as entregas que estão sendo executadas pelos motoristas, possibilitando analisar e tomar decisões concretas.

Acompanhe em tempo real os eventos que estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados. Tenha uma comunicação clara com o cliente final, entregando diferentes formas de acompanhamento que agilizam o processo de recebimento de cada entrega ou coleta. Conheça agora mesmo a solução de gestão de entregas da AgileProcess e saiba como ter mais visibilidade dos processos da sua operação em um só lugar.

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INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

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Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.