fbpx
lgpd-proteção-de-dados-na-logistica-agileprocess

LGPD e proteção de dados na logística

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor em janeiro de 2020 e atua na preservação e segurança de dados pessoais e sensíveis, além de estabelecer regras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais. LGPD e proteção de dados na logística são assuntos que estão em alta e precisam de uma atenção especial, uma vez que informações pessoais são captadas a todo momento para realizar entregas e coletas.

Devido ao alto volume de informações que circulam nas operações logísticas, tanto de pessoas jurídicas quanto físicas, os gestores devem estar cientes das normas para tomar os cuidados necessários conforme a legislação estabelece e não sofrer penalidades, que podem chegar a R$ 50 milhões. 

A LGPD garante que os dados coletados não serão acessados, compartilhados ou utilizados de forma indevida. A proteção de dados na logística permite que a organização se posicione no mercado como uma marca segura para seus clientes.

Erros comuns na proteção de dados na logística

A tecnologia tem conectado cada vez mais os sistemas de uma operação, facilitando a troca de informações e tornando os processos mais ágeis. Porém, a falta de proteção adequada pode causar prejuízos para toda a cadeia logística.

Em alguns casos, o sequestro de dados sensíveis pode fazer com que a operação pare, paralisando os negócios e trazendo prejuízos para a empresa, além de danos à imagem. Invasões a sistemas e vazamento de informações estão frequentes no mercado, por isso é necessário evitar alguns pontos para que a empresa não seja atingida. 

Os principais erros ainda cometidos são: dados expostos, implementações erradas, falta de sistemas de segurança e defesa contra vírus e falta de backup. Felizmente, muitas organizações já estão tomando medidas para evitar que isso aconteça, a partir de políticas de gerenciamento de risco e implantação de sistemas de segurança.

Como adequar a logística às normas da LGPD

Confira algumas dicas para deixar a sua operação adequada às normas da LGPD:

  • Entenda os principais pontos da legislação e como eles podem interferir na operação;
  • Conscientize os líderes e gestores para auxiliar nas regulamentações;
  • Faça um levantamento de todos os pontos da operação que trabalham com dados pessoais de clientes e fornecedores e crie um plano para mantê-los em segurança;
  • Crie políticas internas de Violação de Dados Pessoais, de privacidade e Programas de Conscientização;
  • Realize treinamentos e palestras para capacitar os colaboradores sobre os impactos da lei em suas atividades diárias;
  • Garanta que os fornecedores ou destinatários de informações atendam às exigências da LGPD (em caso de vazamento de informações por parte de prestadores de serviço contratados, a sua empresa também será penalizada);
  • Tenha sistemas de segurança instalados para apontar possíveis tentativas de invasão.

Comprove suas entregas com segurança

Além do comprovante de papel ser um documento frágil que pode ser facilmente danificado ou perdido, ele contém informações sigilosas de clientes como nome e endereço, que devem ser mantidas em segurança. Por isso, a política de privacidade da operação deve estar alinhada com as normas da LGPD e os comprovantes digitais são fortes aliados da organização.

Isso porque, quando digitais, os comprovantes são armazenados em nuvem e não ficam expostos a terceiros, que podem ter más intenções e acabar prejudicando a empresa. As informações, tanto do cliente quanto do remetente, são enviadas diretamente para a central e seguem em sigilo.

Para saber mais sobre comprovantes digitais e como eles auxiliam na proteção de dados na logística, conheça a solução da AgileProcess aqui ou fale agora mesmo com um especialista no assunto e garanta segurança para a sua operação.

fale-conosco-agileprocess-logistica

free download wordpress themesfree download udemy courselynda tutorial free downloadfree download wordpress pluginsdownload wordpress themeswordpress plugins crackedwordpress plugins crackedfree download wordpress themesdownload wordpress themesfree download udemy tutorial

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

acompanhar-entregas-em-tempo-real

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.