A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor em janeiro de 2020 e atua na preservação e segurança de dados pessoais e sensíveis, além de estabelecer regras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais. LGPD e proteção de dados na logística são assuntos que estão em alta e precisam de uma atenção especial, uma vez que informações pessoais são captadas a todo momento para realizar entregas e coletas.
Devido ao alto volume de informações que circulam nas operações logísticas, tanto de pessoas jurídicas quanto físicas, os gestores devem estar cientes das normas para tomar os cuidados necessários conforme a legislação estabelece e não sofrer penalidades, que podem chegar a R$ 50 milhões.
A LGPD garante que os dados coletados não serão acessados, compartilhados ou utilizados de forma indevida. A proteção de dados na logística permite que a organização se posicione no mercado como uma marca segura para seus clientes.
Erros comuns na proteção de dados na logística
A tecnologia tem conectado cada vez mais os sistemas de uma operação, facilitando a troca de informações e tornando os processos mais ágeis. Porém, a falta de proteção adequada pode causar prejuízos para toda a cadeia logística.
Em alguns casos, o sequestro de dados sensíveis pode fazer com que a operação pare, paralisando os negócios e trazendo prejuízos para a empresa, além de danos à imagem. Invasões a sistemas e vazamento de informações estão frequentes no mercado, por isso é necessário evitar alguns pontos para que a empresa não seja atingida.
Os principais erros ainda cometidos são: dados expostos, implementações erradas, falta de sistemas de segurança e defesa contra vírus e falta de backup. Felizmente, muitas organizações já estão tomando medidas para evitar que isso aconteça, a partir de políticas de gerenciamento de risco e implantação de sistemas de segurança.
Como adequar a logística às normas da LGPD
Confira algumas dicas para deixar a sua operação adequada às normas da LGPD:
- Entenda os principais pontos da legislação e como eles podem interferir na operação;
- Conscientize os líderes e gestores para auxiliar nas regulamentações;
- Faça um levantamento de todos os pontos da operação que trabalham com dados pessoais de clientes e fornecedores e crie um plano para mantê-los em segurança;
- Crie políticas internas de Violação de Dados Pessoais, de privacidade e Programas de Conscientização;
- Realize treinamentos e palestras para capacitar os colaboradores sobre os impactos da lei em suas atividades diárias;
- Garanta que os fornecedores ou destinatários de informações atendam às exigências da LGPD (em caso de vazamento de informações por parte de prestadores de serviço contratados, a sua empresa também será penalizada);
- Tenha sistemas de segurança instalados para apontar possíveis tentativas de invasão.
Comprove suas entregas com segurança
Além do comprovante de papel ser um documento frágil que pode ser facilmente danificado ou perdido, ele contém informações sigilosas de clientes como nome e endereço, que devem ser mantidas em segurança. Por isso, a política de privacidade da operação deve estar alinhada com as normas da LGPD e os comprovantes digitais são fortes aliados da organização.
Isso porque, quando digitais, os comprovantes são armazenados em nuvem e não ficam expostos a terceiros, que podem ter más intenções e acabar prejudicando a empresa. As informações, tanto do cliente quanto do remetente, são enviadas diretamente para a central e seguem em sigilo.
Para saber mais sobre comprovantes digitais e como eles auxiliam na proteção de dados na logística, conheça a solução da AgileProcess aqui ou fale agora mesmo com um especialista no assunto e garanta segurança para a sua operação.
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