A Logística Empresarial pode ser entendida como a organização administrativa, operacional e de recursos humanos, que tem como finalidade fazer chegar um produto ao cliente final, da forma mais rápida, segura e ao mais baixo custo possível.
Sabe-se que a logística, por si só, existe antes da era de Jesus Cristo e era utilizada nas guerras pelos militares da época. Abastecimento de comidas, armas, munições e outros elementos eram tratados logisticamente, inclusive o desenvolvimento das estratégias para poder atacar seus inimigos e assim, planejar, “como”, “quando” e “onde”
Já a Logística Empresarial no Brasil surge mais firmemente a partir dos anos 90, época em que as economias da América do Sul começaram a ter uma maior estabilidade e, consequentemente, melhores tecnologias de transporte.
Sem sombra de dúvidas, a tecnologia atualmente é um grande aliado para que as empresas possam desenvolver melhores estratégias de mercado e assim atender o cliente mais rapidamente – e ao menor custo possível.
Além disso, a logística faz parte de nosso dia a dia e tem condições de melhorar a qualidade de vida das pessoas, se for bem aplicada.
Desafios da Logística Empresarial
A logística empresarial e os profissionais desta área tem o grande desafio de aplicar todas as técnicas atuais com a finalidade de atender os processos administrativos e operacionais das organizações, para desenvolver um trabalho enxuto ao menor custo possível.
Sempre que movimentarmos um produto de um lugar para outro, estaremos falando em logística, e estaremos falando de compras, administração de materiais, armazenagem, controle de estoque, inventários, transporte, separação de pedidos e expedição dos mesmos. Também devemos destacar a Logística Reversa, que ainda é pouco explorada hoje pelas empresas.
Logística = Compra de materiais = Administração de Materiais e Recursos = Planejamento e controle de estoque = Movimentação e armazenagem = Transportes.
Existem ainda, no Brasil, empresas que não aplicam esta cadeia “natural” de organização dentro dos CDs (Centros de Distribuição), com o qual perdem possibilidades de um faturamento maior e manter seu portfólio de clientes sempre ativo.
A falta de organização interna dentro dos CDs impacta em grandes perdas, inclusive não mensurada por muitas dessas empresas.
Nas minhas consultorias de gestão empresarial e nas minhas aulas, sempre digo que nós, os profissionais de logística, temos o potencial de definir o futuro da empresa, pois lidamos diretamente com os custos operacionais e satisfação do cliente final – o que apenas ressalta a importância da Logística Empresarial nas organizações.
Dentro da logística empresarial, a qualidade (SLA) de atendimento ao cliente também é um claro desafio da gerência, com o qual devemos implantar estratégias competitivas e sem deixar de lado os processos organizacionais.
Para o Recursos Humanos, também existe o desafio de manter uma equipe bem treinada e com vasto conhecimento das funções, evitando retrabalhos e perda de tempo.
E para terminar este artigo, também temos que falar de sistemas tecnológicos integrados, visando velocidade e qualidade nos processos. Escolher ferramentas adequadas para cada operação é muito importante para competir com os concorrentes.
Neste sentido, Os E.R.P’s (Enterprise Resource Planning) são softwares que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.
O E.R.P estará sempre ligado a os seguintes softwares: para manter uma correta organização administrativa e logística.
- SCM: Supply Chain Management ( Gestão de cadeia de suprimentos).
- CRM: Customer Relationship Management (Relacionamento com Clientes)
- MRP: Manufacturing Resource Planning
- FRM: Finance Resource Management (Controle e administração das finanças).
- HRM: Human Resource Management. (Recursos Humanos)
E para a manutenção correta de todas as questões operacionais:
- WMS: Warehouse Management (Gerenciamento de armazém)
No quesito Transportes e Distribuição falamos de:
- M.S. (Transportation Management System): Sistema de Transporte e Distribuição
Artigo: Professor Saul M Sosa
Gostou do conteúdo? Aproveite para compartilhar com os seus colegas. Não deixe de conferir outros assuntos aqui no blog!