O fim do ano finalmente chegou e este é um dos períodos mais importantes – e desafiadores – para a logística. Só para se ter uma ideia, quem trabalha com varejo e e-commerce precisa atender uma demanda até 100% maior neste período. A Black Friday 2020, foi uma prova do que está por vir para a logística no fim do ano.
E se por um lado esse cenário representa um aquecimento das vendas e a possibilidade de crescimento do negócio; por outro, traz desafios que afetam o mercado logístico de várias formas: desde a maior movimentação nas estradas, até a menor disponibilidade de mão de obra e motoristas, e a necessidade de maior espaço para se poder fazer o manuseio das cargas dentro das transportadoras. Não dá para esquecer que com um volume de 100% a mais de pedidos, não vem um aumento de 100% do espaço disponível para armazenagem e movimentação e nem tampouco da frota ou mão de obra.
Além disso, como boa parte das encomendas de Natal são de presentes, a urgência do consumidor e sua preocupação com as entregas dentro do prazo é ainda maior. Afinal, ninguém quer ficar sem aquele item prometido para alguém especial.
É possível considerar que as empresas de transportes são os “papais noéis” e operam verdadeiros milagres para entregar o dobro do volume com muito menos que o dobro de recursos a um cliente final, que deseja ter uma experiência de entrega perfeita. Para fazer isso acontecer, as empresas precisam de apoio.
Vendas em 2020
Segundo dados disponibilizados pelo Fantástico, o setor de vendas on-line teve um aumento de 70% em 2020. Só entre janeiro e novembro, já são mais de 270 milhões de pedidos em todo o Brasil. Assim, é esperado que as compras de Natal sejam históricas, e para que tudo ocorra bem, a logística é peça fundamental do e-commerce.
O apoio das inovações tecnológicas
Para lidar com esse cenário, marcas de e-commerce, transportadoras, distribuidores e outras empresas de logística montam estratégias específicas para garantir que as encomendas cheguem ao seu destino da melhor maneira possível. E as inovações tecnológicas têm um papel crucial para garantir maior produtividade e reduzir custos nesse período.
Soluções voltadas para a gestão das entregas incluem funcionalidades como a roteirização e o monitoramento das entregas, que permitem reduzir os tempos de movimentação e processos. O foco é no cliente final, mantendo-o 100% informado de todo o processo de entrega com precisão de minutos. Com o sistema, o transportador consegue fazer mais com o que já possui.
A importância da logística reversa
Nós já discutimos aqui no blog da AgileProcess a importância da logística reversa para sua empresa, e esse é justamente um dos pontos que merecem atenção na hora de montar uma estratégia eficiente para o fim do ano.
Isso porque após o Natal começa um novo período de grande volume para a área logística: o das trocas e devoluções de produtos. Por isso, é crucial que a logística reversa esteja bem estruturada e apoiada em sistemas de gerenciamento pensados tanto para os cenários de entrega, quanto de coleta das mercadorias.
Além disso, é preciso ter em mente que a troca ou devolução de um produto por si só já gera um certo desgaste para o consumidor, por isso é importante estabelecer uma comunicação adequada e ágil durante o processo da logística reversa para garantir a satisfação do cliente e aumentar as chances de novas vendas.
Ações que trazem benefícios para o ano todo
É importante ter em mente que os ganhos relacionados à otimização de processos e aumento da produtividade na época do Natal e do Ano Novo podem ser aplicados em outros períodos para gerar os melhores resultados para sua empresa o ano todo.
No início do ano o cenário tende a voltar a patamares normais. É nesse momento que o ganho com soluções de otimização e produtividade mostram seu maior potencial. Em geral, é uma época onde a demanda se torna menor e constante. Por isso, a necessidade de recursos é menor.
Além disso, fatores previstos no planejamento do Natal, como uso de roteirizadores de entrega e coleta, o apoio da tecnologia e a atenção especial ao cálculo do frete não estão restritos a estratégias sazonais, podendo ser mantidos em todos os meses.
Lembre-se que uma empresa que possui uma cadeia logística constantemente eficiente e estruturada está melhor preparada para os desafios de épocas de pico de demandas – inclusive próximo do Natal.
Dicas para realizar boas entregas no fim do ano
- Realize o planejamento das rotas com um roteirizador de qualidade que faça a separação das entregas conforme cada veículo da frota.
- Acompanhe em tempo real o passo a passo de toda a operação, podendo auxiliar os motoristas com veículos de apoio direto da central.
- Mantenha o cliente final com o máximo de informação possível, enviando SMS com live tracking de suas encomendas.
- Integre a comunicação entre os parceiros para apresentar as informações das entregas de forma simples e na sua linguagem.
- Cuidado com os prazos, a satisfação do cliente final depende muito desse fator.
- Faça a comprovação digital das entregas, assim o transportador sabe em tempo real que o cliente recebeu suas encomendas, sem a necessidade de digitalizar os canhotos no fim do dia.
- Entregue relatórios completos dos eventos logísticos ao embarcador.
Agora é com você! Aproveite os ensinamentos de 2020 e aplique as novidades na sua operação em 2021. Transforme a logística da sua empresa com ferramentas tecnológicas que podem fazer muito mais com os veículos que você já tem.
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