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Logística para o fim do ano: como aproveitar as lições do Natal para otimizar processos o ano todo

  • dezembro 13, 2022
  • 10:00 am

O fim do ano finalmente chegou e este é um dos períodos mais importantes – e desafiadores – para a logística. Só para se ter uma ideia, quem trabalha com varejo e e-commerce precisa atender uma demanda até 100% maior neste período. A Black Friday 2022 foi uma prova do que está por vir para a logística no fim do ano.

Se por um lado esse cenário representa um aquecimento das vendas e a possibilidade de crescimento do negócio, por outro, traz desafios que afetam o mercado logístico de várias formas. Desde a maior movimentação nas estradas até a menor disponibilidade de mão de obra e motoristas, além da necessidade de maior espaço para fazer o manuseio das cargas dentro das transportadoras. 

Não dá para esquecer que com um volume de 100% a mais de pedidos, nem sempre vem um aumento de 100% do espaço disponível para armazenagem e movimentação e nem tampouco da frota ou mão de obra.

Além disso, como boa parte das encomendas de Natal são de presentes, a urgência do consumidor e sua preocupação com as entregas dentro do prazo é ainda maior. Afinal, ninguém quer ficar sem aquele item prometido para alguém especial.

É possível considerar que as empresas de transportes são os “papais noéis” e operam verdadeiros milagres para entregar o dobro do volume, com muito menos que o dobro de recursos, ao cliente final, que deseja ter uma experiência de entrega perfeita. Para fazer isso acontecer, as empresas precisam de apoio.

Crescimento nas vendas

O setor de vendas online teve um aumento exponencial desde o início de 2020. O faturamento total de 2021 chegou a R$ 182,7 bilhões, um crescimento de 27% em relação ao ano anterior, segundo pesquisa da Ebit Nielsen.

Um outro relatório, The Global Payments Report 2022, aponta um crescimento constante do e-commerce nos próximos anos, com uma média de 18% anual até 2025. Ou seja, a expectativa é que o número de entregas cresça em paralelo com o comércio eletrônico.

Assim, mais uma vez é esperado que as compras de Natal deste ano sejam históricas, e para que tudo ocorra bem, a logística é peça fundamental do e-commerce.

O apoio das inovações tecnológicas

Para lidar com esse cenário, e-commerces, transportadoras, distribuidores e outras empresas de logística montam estratégias específicas com foco em garantir que as encomendas cheguem ao seu destino da melhor maneira possível. E as inovações tecnológicas têm um papel crucial em proporcionar maior produtividade e reduzir custos nesse período.

Soluções voltadas para a gestão das entregas incluem funcionalidades como a roteirização e o monitoramento das entregas, que permitem reduzir o tempo de movimentação e processos. O foco é no cliente final, mantendo-o 100% informado de todo o processo de entrega com precisão de minutos. Com o sistema, o transportador consegue fazer mais entregas com a frota que já possui.

A importância da logística reversa

Nós já discutimos aqui no blog da AgileProcess a importância da logística reversa para sua empresa, e esse é justamente um dos pontos que merecem atenção na hora de montar uma estratégia eficiente para o fim do ano. 

Isso porque após o Natal começa um novo período de grande volume para a área logística: o das trocas e devoluções de produtos. Por isso, é crucial que a logística reversa esteja bem estruturada e apoiada em sistemas de gerenciamento pensados tanto para os cenários de entrega, quanto de coleta das mercadorias.  

E ainda é preciso ter em mente que a troca ou devolução de um produto por si só já gera um certo desgaste para o consumidor, então é importante estabelecer uma comunicação adequada e ágil durante o processo da logística reversa, de forma que possa garantir a satisfação do cliente e aumentar as chances de novas vendas.


Ações que trazem benefícios para o ano todo

É importante ter em mente que os ganhos relacionados à otimização de processos e aumento da produtividade na época do Natal e do Ano Novo podem ser aplicados em outros períodos para gerar os melhores resultados para sua empresa o ano todo. No início do ano, o cenário tende a voltar a patamares normais e as demandas constantes. É nesse momento que o ganho com soluções de otimização e produtividade mostram seu maior potencial. 

Além disso, fatores previstos no planejamento do Natal, como uso de roteirizadores de entrega e coleta, o apoio da tecnologia e a atenção especial ao cálculo do frete, não estão restritos a estratégias sazonais, podendo ser mantidos em todos os meses.

Para exemplificar, confira o caso da Copapel, que após otimizar os seus processos, conseguiu reduzir os quilômetros rodados na operação e aumentar a eficiência logística. 

Lembre-se que uma empresa que possui uma cadeia logística constantemente eficiente e estruturada está melhor preparada para os desafios de épocas de pico de demandas – inclusive próximo do Natal.

Dicas para realizar boas entregas no fim do ano

Realize o planejamento das rotas com um roteirizador de qualidade que faça a separação das entregas conforme cada veículo da frota.

  • Acompanhe em tempo real o passo a passo de toda a operação, podendo auxiliar os motoristas com veículos de apoio direto da central.
  • Mantenha o cliente final com o máximo de informação possível, enviando SMS com live tracking de suas encomendas.
  • Integre a comunicação entre os parceiros para apresentar as informações das entregas de forma simples e na sua linguagem.
  • Cuidado com os prazos, a satisfação do cliente final depende muito desse fator.
  • Faça a comprovação digital das entregas, assim o transportador sabe em tempo real que o cliente recebeu suas encomendas, sem a necessidade de digitalizar os canhotos no fim do dia.
  • Entregue relatórios completos dos eventos logísticos ao embarcador.

Agora é com você! Aproveite os ensinamentos de 2022 e aplique as novidades na sua operação em 2023. Transforme a logística da sua empresa com ferramentas tecnológicas que podem fazer muito mais com os veículos que você já tem. 

Temos um ano novo com 365 oportunidades de crescer, entregar e alcançar bons resultados. Aproveite para começar o ano com as rotas traçadas automaticamente, os comprovantes digitais em tempo real e uma gestão de entregas completa. Fale com um especialista, podemos te ajudar!

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INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

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Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.