Os avanços tecnológicos trouxeram mudanças em todos os aspectos da cadeia de suprimentos, inclusive na logística. Com o aumento das compras online em 2020, as empresas estão mais preocupadas com a experiência de compra do consumidor e buscam no omnichannel uma forma de se destacar no mercado.
Mas o omnichannel vai muito além da teoria, e manter um relacionamento com os clientes em todos os canais não é tarefa fácil. A integração dos canais de comunicação e atendimento das empresas de todos os portes se tornou necessária para atender a demanda de um consumidor que não sabe mais diferenciar o online do offline.
A logística omnichannel, por sua vez, precisa estar de acordo com os objetivos da empresa, alinhar o estoque dos centros de distribuição com os canais de venda e simplificar as entregas para satisfazer o cliente.
Se a sua empresa está com dificuldades em alinhar a logística com a proposta omni e a experiência do cliente, você está no lugar certo. A seguir, vamos falar sobre a importância da logística omnichannel.
O que é omnichannel?
De forma simplificada, o omnichannel visa proporcionar a mesma experiência de compra para o cliente independente do canal de atendimento ou venda da empresa. Ou seja, não importa o canal que for utilizado, o nome da loja e sua reputação são os mesmos, e a integração entre eles é a peça chave para a experiência do cliente. Não é ter todos os canais, mas alinhar os que já possui.
Logística omnichannel
Alinhar todo o processo logístico da empresa pode ser o diferencial competitivo entre uma empresa e outra. O cliente espera receber informações atualizadas e que o prazo prometido no momento da compra seja cumprido. Então cabe à empresa buscar opções que tornam o transporte eficiente e a experiência do consumidor cativante.
A integração dos canais online e offline demanda da logística uma agilidade maior nas entregas. Surge uma diversidade de modalidades de entrega para suprir o imediatismo do online.
Entregas expressas, agendadas e pontos de retirada são tendências cada vez mais frequentes. Termos como same day delivery (entrega no mesmo dia) são trabalhados na operação a fim de diminuir cada vez mais o tempo entre o click no comprar e a encomenda entregue.
Em qualquer situação, a logística é fator decisivo para fidelizar o cliente. Se a etapa de entrega for um sucesso, certamente a empresa será lembrada em novas compras. Mas se houver problemas (avarias, atrasos, falta de comunicação), o consumidor dificilmente pensará na empresa no futuro.
As empresas se tornam cada vez mais tecnológicas com o auxílio de ferramentas que integram os sistemas internos e estoques, auxiliam nas entregas ágeis – como um roteirizador – e entregam visibilidade em tempo real sobre todo o evento tanto ao consumidor quanto ao embarcador.
A mesma ferramenta que entrega visibilidade também pode auxiliar na segurança, visto que os registros de ocorrências de roubos e furtos crescem a cada ano. Dispositivos de rastreamento ou monitoramento ainda entregam relatórios precisos com índices de desempenho e informações atualizadas.
Notou como o transporte é uma das etapas mais importantes de uma compra? Por isso, as empresas devem buscar por transportadoras de confiança, que utilizam as ferramentas certas para tornar a entrega mais eficiente e econômica. Separamos um checklist para escolher a transportadora ideal para a sua empresa, confira aqui.
Ficou com alguma dúvida sobre a importância da logística omnichannel? Em parceria com a Intelipost, desenvolvemos um material sobre os impactos do omnichannel na experiência do consumidor. Você pode baixar o e-book aqui.
download wordpress pluginsfree download wordpress pluginswordpress themes crackedfree download lynda coursedownload wordpress pluginswordpress plugins crackedfree download wordpress themesudemy tutorial free downloadfree download lynda coursewordpress plugins cracked




Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta. 