fbpx
logistica-omnichannel-agileprocess

Como a logística virou estratégia do omnichannel

Os avanços tecnológicos trouxeram mudanças em todos os aspectos da cadeia de suprimentos, inclusive na logística. Com o aumento das compras online em 2020, as empresas estão mais preocupadas com a experiência de compra do consumidor e buscam no omnichannel uma forma de se destacar no mercado. 

Mas o omnichannel vai muito além da teoria, e manter um relacionamento com os clientes em todos os canais não é tarefa fácil. A integração dos canais de comunicação e atendimento das empresas de todos os portes se tornou necessária para atender a demanda de um consumidor que não sabe mais diferenciar o online do offline. 

A logística omnichannel, por sua vez, precisa estar de acordo com os objetivos da empresa, alinhar o estoque dos centros de distribuição com os canais de venda e simplificar as entregas para satisfazer o cliente. 

Se a sua empresa está com dificuldades em alinhar a logística com a proposta omni e a experiência do cliente, você está no lugar certo. A seguir, vamos falar sobre a importância da logística omnichannel.

O que é omnichannel?

De forma simplificada, o omnichannel visa proporcionar a mesma experiência de compra para o cliente independente do canal de atendimento ou venda da empresa. Ou seja, não importa o canal que for utilizado, o nome da loja e sua reputação são os mesmos, e a integração entre eles é a peça chave para a experiência do cliente. Não é ter todos os canais, mas alinhar os que já possui. 

Logística omnichannel

Alinhar todo o processo logístico da empresa pode ser o diferencial competitivo entre uma empresa e outra. O cliente espera receber informações atualizadas e que o prazo prometido no momento da compra seja cumprido. Então cabe à empresa buscar opções que tornam o transporte eficiente e a experiência do consumidor cativante. 

A integração dos canais online e offline demanda da logística uma agilidade maior nas entregas. Surge uma diversidade de modalidades de entrega para suprir o imediatismo do online. 

Entregas expressas, agendadas e pontos de retirada são tendências cada vez mais frequentes. Termos como same day delivery (entrega no mesmo dia) são trabalhados na operação a fim de diminuir cada vez mais o tempo entre o click no comprar e a encomenda entregue.

Em qualquer situação, a logística é fator decisivo para fidelizar o cliente. Se a etapa de entrega for um sucesso, certamente a empresa será lembrada em novas compras. Mas se houver problemas (avarias, atrasos, falta de comunicação), o consumidor dificilmente pensará na empresa no futuro.

As empresas se tornam cada vez mais tecnológicas com o auxílio de ferramentas que integram os sistemas internos e estoques, auxiliam nas entregas ágeis – como um roteirizador – e entregam visibilidade em tempo real sobre todo o evento tanto ao consumidor quanto ao embarcador.

A mesma ferramenta que entrega visibilidade também pode auxiliar na segurança, visto que os registros de ocorrências de roubos e furtos crescem a cada ano. Dispositivos de rastreamento ou monitoramento ainda entregam relatórios precisos com índices de desempenho e informações atualizadas.

Notou como o transporte é uma das etapas mais importantes de uma compra? Por isso, as empresas devem buscar por transportadoras de confiança, que utilizam as ferramentas certas para tornar a entrega mais eficiente e econômica. Separamos um checklist para escolher a transportadora ideal para a sua empresa, confira aqui.

Ficou com alguma dúvida sobre a importância da logística omnichannel? Em parceria com a Intelipost, desenvolvemos um material sobre os impactos do omnichannel na experiência do consumidor. Você pode baixar o e-book aqui. 

Já vai? Que tal fazer um teste GRÁTIS no software antes?

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

acompanhar-entregas-em-tempo-real

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.