Os avanços tecnológicos trouxeram mudanças em todos os aspectos da cadeia de suprimentos, inclusive na logística. Com o aumento das compras online em 2020, as empresas estão mais preocupadas com a experiência de compra do consumidor e buscam no omnichannel uma forma de se destacar no mercado.
Mas o omnichannel vai muito além da teoria, e manter um relacionamento com os clientes em todos os canais não é tarefa fácil. A integração dos canais de comunicação e atendimento das empresas de todos os portes se tornou necessária para atender a demanda de um consumidor que não sabe mais diferenciar o online do offline.
A logística omnichannel, por sua vez, precisa estar de acordo com os objetivos da empresa, alinhar o estoque dos centros de distribuição com os canais de venda e simplificar as entregas para satisfazer o cliente.
Se a sua empresa está com dificuldades em alinhar a logística com a proposta omni e a experiência do cliente, você está no lugar certo. A seguir, vamos falar sobre a importância da logística omnichannel.
O que é omnichannel?
De forma simplificada, o omnichannel visa proporcionar a mesma experiência de compra para o cliente independente do canal de atendimento ou venda da empresa. Ou seja, não importa o canal que for utilizado, o nome da loja e sua reputação são os mesmos, e a integração entre eles é a peça chave para a experiência do cliente. Não é ter todos os canais, mas alinhar os que já possui.
Logística omnichannel
Alinhar todo o processo logístico da empresa pode ser o diferencial competitivo entre uma empresa e outra. O cliente espera receber informações atualizadas e que o prazo prometido no momento da compra seja cumprido. Então cabe à empresa buscar opções que tornam o transporte eficiente e a experiência do consumidor cativante.
A integração dos canais online e offline demanda da logística uma agilidade maior nas entregas. Surge uma diversidade de modalidades de entrega para suprir o imediatismo do online.
Entregas expressas, agendadas e pontos de retirada são tendências cada vez mais frequentes. Termos como same day delivery (entrega no mesmo dia) são trabalhados na operação a fim de diminuir cada vez mais o tempo entre o click no comprar e a encomenda entregue.
Em qualquer situação, a logística é fator decisivo para fidelizar o cliente. Se a etapa de entrega for um sucesso, certamente a empresa será lembrada em novas compras. Mas se houver problemas (avarias, atrasos, falta de comunicação), o consumidor dificilmente pensará na empresa no futuro.
As empresas se tornam cada vez mais tecnológicas com o auxílio de ferramentas que integram os sistemas internos e estoques, auxiliam nas entregas ágeis – como um roteirizador – e entregam visibilidade em tempo real sobre todo o evento tanto ao consumidor quanto ao embarcador.
A mesma ferramenta que entrega visibilidade também pode auxiliar na segurança, visto que os registros de ocorrências de roubos e furtos crescem a cada ano. Dispositivos de rastreamento ou monitoramento ainda entregam relatórios precisos com índices de desempenho e informações atualizadas.
Notou como o transporte é uma das etapas mais importantes de uma compra? Por isso, as empresas devem buscar por transportadoras de confiança, que utilizam as ferramentas certas para tornar a entrega mais eficiente e econômica. Separamos um checklist para escolher a transportadora ideal para a sua empresa, confira aqui.
Ficou com alguma dúvida sobre a importância da logística omnichannel? Em parceria com a Intelipost, desenvolvemos um material sobre os impactos do omnichannel na experiência do consumidor. Você pode baixar o e-book aqui.
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