fbpx
logística 2018

Perspectivas e tendências para a logística em 2018

Tempo de leitura: 3 minutos.

Entre gargalos no sistema de transportes e inovações tecnológicas no mercado, 2018 promete ser um ano de desafios para a logística no Brasil. Por isso, preparamos este post para ajudar sua empresa a acompanhar as tendências e perspectivas do mercado. Confira a seguir, alguns fatores que devem influenciar a logística brasileira neste ano.

Aumento de movimentação de cargas e do custo logístico

De acordo com matéria publicada pela revista Exame, a previsão é de retomada na economia, com a movimentação de cargas voltando aos níveis pré-crise. O volume de produtos em circulação no país deverá chegar a 1,68 trilhão de toneladas por quilômetro, o mesmo que foi transportado em 2014.

Mas com o aumento de circulação, cresce também o custo logístico.  Dados do Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos) já estimavam ao final do ano passado, que os gastos das empresas brasileiras com transporte, estoque e armazenagem chegariam a 790 bilhões de reais em 2017, 40 bilhões de reais a mais do que o ano anterior.

Ano eleitoral e investimentos em infraestrutura

Os investimentos em infraestrutura para escoamento de cargas devem seguir insuficientes neste ano. Segundo dados da consultoria Inter.B, a previsão é de que em 2018, sejam destinados 36 bilhões de reais no Brasil para rodovias, ferrovias, aeroportos e hidrovias, valor 30% menor do que foi investido em 2014.

As eleições de outubro também devem impactar na área da infraestrutura. Com a campanha eleitoral no segundo semestre, as possibilidades de avanços concretos e investimentos do setor público em reformas estruturais devem ficar para 2019.

Inovações tecnológicas

Neste cenário de deficiências no sistema de transportes e de aumentos de custos, a tecnologia se consolida cada vez mais como um fator fundamental para aumentar a competitividade no mercado da logística.

Na hora de reduzir custos, por exemplo, o uso de ferramentas inovadoras permite sua empresa definir a melhor rota de entregas, além de alinhar rotinas e padronizar processos por meio da automação.

Além disso, algumas tecnologias cuja aplicação pode crescer neste ano são: o uso de drones para entregas, a técnica de machine learning, a computação na nuvem e a internet das coisas.

É claro que a tecnologia não consegue eliminar todos os entraves que afetam o setor, mas seu uso estratégico torna-se um aliado cada vez mais necessário para as empresas que buscam aumentar sua eficiência, presença e escala no setor logístico.

Crescimento do e-commerce

O uso de novas tecnologias no mercado da logística torna-se ainda mais necessário devido ao crescimento do e-commerce, que segue como uma tendência forte no mercado brasileiro em 2018.

De acordo com estudos feitos pelo instituto de pesquisa Forrester, em pesquisa encomendada pelo Google, a projeção é de que até 2021, o e-commerce dobre sua participação no varejo brasileiro, crescendo, em média, 12,4% ao ano.

E se as vendas online crescem, aumenta também a demanda de entregas e transporte de produtos. Nesse cenário, as transportadoras que possuem processos mais eficientes, conseguem ganhar maior competitividade em termos de valores de fretes e prazos de entrega, o que pode fazer toda a diferença quando o assunto é e-commerce.

Conclusão

Com a manutenção de problemas históricos para a logística no Brasil, como a insuficiência da infraestrutura rodoviária; aliada ao momento econômico que ainda passa por uma lenta retomada, a saída para o mercado da logística está na inovação.

Do uso de novas ferramentas até a atenção ao crescimento do e-commerce no país, a tecnologia é cada dia mais uma forte aliada das empresas do setor para garantir maior eficiência e agilidade. E consequentemente, obter maior vantagem competitiva, e reduzir custos.

E agora que você já está por dentro das perspectivas para este ano, chegou a hora de sua empresa se preparar para acompanhar essas tendências e otimizar todo o processo logístico em 2018.

Pensando nisso, a AgileProcess preparou um material com cinco dicas para otimizar a logística da sua empresa em 2018. Clique na imagem abaixo para fazer o download gratuito:


Fonte: Exame, Forrester, Ilos, Inter.B, TranspoBrasil

download wordpress themeslynda tutorial free downloaddownload wordpress pluginsdownload wordpress pluginsdownload wordpress pluginswordpress plugins nulledwordpress plugins nulleddownload wordpress themesudemy tutorial free downloadlynda tutorial free download

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

acompanhar-entregas-em-tempo-real

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.