Para auxiliar na organização das empresas, muitas contam com o apoio de um sistema ERP, que proporciona gerenciamento e otimização dos processos com agilidade e precisão. Na logística, um ERP fornece benefícios para o transportador como a integração com outros setores, possibilitando a comunicação fácil e rápida para, por exemplo, comunicar a necessidade de compra de algum item.
É comum que alguns desses sistemas ofereçam também um módulo de roteirização para auxiliar no momento da entrega. Porém, esse módulo pode não ser o ideal para a sua empresa nesse momento. Vamos entender o por quê?
O que é um ERP?
Antes de mais nada, é importante entender o que é um ERP e conhecer suas principais funcionalidades.
Enterprise Resource Planning, ou Planejamento dos Recursos da Empresa ou ERP, é o sistema ideal para quem busca organização, integração e visão clara de todos os processos da empresa. A ferramenta permite registrar em um só lugar e de maneira segura os dados e informações de colaboradores, produtos, clientes, fornecedores, vendas, compras, pagamentos, impostos, entre outros.
Com a utilização de um ERP, a empresa encontra diversos benefícios, como a redução de custos ao automatizar processos manuais – e reduzir o uso do papel e consequente aumento na produtividade da operação, reduz erros com uma visão completa de todo negócio e ainda possibilita aumentar a margem de lucro.
Para a logística, o ERP auxilia no controle de estoque, ao enviar informações entre os setores automaticamente, no controle de processos e emite relatórios atualizados para facilitar a visualização de gargalos logísticos e melhorá-los.
Módulo de roteirização do ERP
Alguns sistemas ERP contam com um módulo de roteirização para a criação de rotas para as entregas. Esse módulo costuma ser utilizado principalmente por empresas menores, pois consegue atender de forma mais fácil um número menor de entregas.
De maneira geral, o ERP cria rotas a partir das informações que são enviadas para ele, sequenciando as entregas de forma simples e rápida. O sistema não possui a complexidade de um sistema especialista e por isso, pode não contar com alguns critérios importantes na hora de criar as rotas.
Como criar as rotas ideais
Vale ressaltar que o ERP é um sistema muito importante para a logística como um todo, entrega muitas funcionalidades e consegue agregar diversos benefícios para a operação. Porém, quando o assunto é criação de rotas eficientes e econômicas, o transportador deve apostar em sistemas especialistas que entregam resultados imediatos. Então como criar as rotas ideais?
Vamos colocar alguns critérios para escolher o sistema ideal para definir as rotas e acompanhar as entregas:
- Qual o nível de complexidade das entregas da minha operação?
- Um sistema simples consegue me atender?
- Esse sistema possui os critérios que preciso para criar as rotas?
- Permite criar janelas de entregas?
- Permite definir zonas e regiões de risco?
Como o módulo de roteirização de um ERP costuma ser mais genérico, se a operação for muito complexa ele pode não entregar os resultados esperados. Entender o nível de capacidade de entrega desse sistema e se faz sentido para o momento da operação é o ponto inicial para buscar melhores resultados.
Vamos a um exemplo: um transportador ou distribuidor de medicamentos e suprimentos hospitalares possui, geralmente, um número gigantesco de pedidos e conta com um módulo de ERP para criar as rotas. O hospital, por sua vez, tem horários específicos para receber entregas e não pode ficar desabastecido de medicamentos para atender os pacientes. Dessa forma, a exigência de assertividade da operação na entrega é muito mais alta em relação a distribuição em locais mais simples, como em um mercado de bairro.
Assim, o transportador precisa levar em consideração a janela de horário para atendimento, a rota ideal mais rápida e econômica, a comunicação com o cliente que estará informado sobre o momento da entrega e outros pontos que permitem atender o nível de serviço esperado.
Ao avaliar o módulo de roteirização do ERP que a empresa possui hoje, é preciso entender se existe algum critério que esse módulo não atende ou não considera, mas que é extremamente importante para a operação. Se a resposta for sim, então chegou o momento de contratar um roteirizador especialista.
Com um sistema de roteirização, além de considerar diversos critérios importantes conforme a necessidade da operação, o transportador consegue visibilidade para acompanhar em tempo real o andamento das entregas e a produtividade dos motoristas, permite tomar decisões rápidas e assertivas para garantir a entrega dentro do prazo, diferencia a oferta de frete do transportador e ainda possibilita deixar o cliente final informado sobre o status da sua entrega.
Frequentemente os especialistas da AgileProcess encontram empresas no mercado que utilizam o módulo de roteirização de algum ERP, mas que o nível de maturidade desses módulos é baixo e não atende a necessidade da operação. Por isso buscamos apresentar as vantagens na contratação de um roteirizador especialista.
Se você quer saber mais sobre essas vantagens, converse agora mesmo com um dos nossos consultores, queremos te ajudar a entregar mais e melhor o quanto antes!
download wordpress themeswordpress themes nulledfree download udemy coursefree download wordpress themesudemy tutorial free downloadudemy tutorial free downloadwordpress themes nulleddownload wordpress themesfree download wordpress pluginswordpress themes cracked