fbpx
trabalhar-com-diversas-transportadoras-agileprocess-software-logistica

Como trabalhar com diversas transportadoras ao mesmo tempo

Em grandes operações logísticas, e-commerces, indústrias e embarcadores contam com o apoio de várias empresas de transporte para entregar as mercadorias certas, nos lugares corretos e dentro do prazo estabelecido no momento da compra. Mas trabalhar com diversas transportadoras ao mesmo tempo não é uma tarefa fácil. Por isso, a integração logística e a gestão de transportes devem andar juntas para nortear o trabalho e gerenciar os processos logísticos. 

Segundo dados de 2020 da ANTT, Associação Nacional de Transportes Terrestres, no Brasil existem mais de 700 mil transportadoras e frotas registradas, entre autônomos, empresas e cooperativas. Quase 2 milhões de veículos estão envolvidos no transporte de mercadorias por todo território nacional. Dessa forma, acaba se tornando corriqueiro que grandes organizações trabalhem com diversas transportadoras em uma mesma operação. 

E trabalhar com diversas transportadoras aumenta alguns desafios no dia a dia, que vão além da própria comunicação com os motoristas. Para manter o controle sobre as transportadoras, o ideal é automatizar os processos através de tecnologias e fazer uma mudança de hábitos no ambiente de trabalho, assim, é possível estabelecer padrões nas informações recebidas e trabalhar com eficiência. 

Como trabalhar com diversas transportadoras ao mesmo tempo

Confira algumas dicas para aumentar a produtividade e reduzir os erros na gestão de transporte. 

Acordo de nível de serviço

Antes de dar início a uma parceria com alguma transportadora, determine os critérios do Service Level Agreement, SLA, ou na tradução, Acordo de Nível de Serviço. Com ele é possível regulamentar e especificar os serviços prestados pelos fornecedores, junto com acordos sobre o prazo e a qualidade do produto que será entregue. 

Aqui é possível definir as informações que o embarcador irá receber, desde rastreamento dos produtos, estratégias para extravios ou roubo de cargas, entre outros. Todas as estratégias devem estar de acordo com a política da empresa para evitar problemas futuros.

Faça um planejamento

Frisamos com frequência aqui no blog que o planejamento é o primeiro passo para o sucesso de uma operação logística. Traçar um plano é mostrar o caminho para atingir os objetivos da empresa, colocando no papel todos os gastos e as necessidades da operação.

Os indicadores logísticos, quando aplicados de forma adequada, entregam as informações básicas e de acordo com a operação que todo gestor precisa conhecer, desde os gastos e o consumo de combustível de cada veículo, indicadores de produtividade e muitos outros. Ao trabalhar com diversas transportadoras, eles são fundamentais para mostrar para qual direção a operação está andando. Confira neste material gratuito os principais indicadores da logística.

Planejamento de rotas

Na busca pela redução de custos, surge a necessidade de planejar as rotas para realizar entregas mais assertivas, rápidas e econômicas. O roteirizador de entregas é uma ferramenta que traz benefícios para a operação, diminui a ociosidade e otimiza a frota da melhor maneira possível. 

A roteirização se torna um diferencial para as empresas. Por considerar as principais variáveis do negócio, o uso da tecnologia permite ainda análises e controle dos dados para otimizar a gestão e se tornar mais competitiva no mercado.

Se você ainda tem dúvidas sobre os processos da roteirização ou se os transportadores que realizam as entregas em sua operação não utilizam ou não conhecem um roteirizador, compartilhe este artigo completo com tudo sobre roteirização de entregas e coletas.

Crie estratégias eficientes

Implantar as melhores tecnologias do mercado na operação sem capacitar os colaboradores só irá trazer prejuízos para a empresa. Alinhar a comunicação interna e prestar os devidos treinamentos, além de mostrar que todos fazem parte da mesma equipe, pode reforçar bons hábitos na empresa e principalmente no trânsito. 

Entregar o produto mais rápido para o cliente é objetivo de todo transportador, mas se o produto chegar danificado, por não ter sido armazenado ou acondicionado nos veículos de forma adequada, não fará diferença o tempo da entrega. Bons profissionais se destacam com a qualidade do produto. Um conjunto de ações fará com que a operação atinja o sucesso nos resultados. 

Dê informações para os motoristas

Por muito tempo as entregas foram realizadas a partir de rotas criadas em mapas de papel ou da própria cabeça do motorista. Com os avanços tecnológicos, isso não é mais necessário. As informações que o próprio roteirizador entrega para a operação, desde separação da carga até a rota ideal, devem ser repassadas aos motoristas de forma simples e clara.

O dia a dia nas estradas não permite perder tempo decifrando informações. O sistema que chega ao motorista, no seu celular por exemplo, deve focar na usabilidade para simplificar o trabalho. Informações claras e simples garantem bons resultados na produtividade dos transportadores.

Dicas rápidas para trabalhar com diversas transportadoras

Simplifique a comunicação com ferramentas de integração;

→ Estabeleça metas e rankings saudáveis entre os transportadores;

→ Conheça o mercado e os concorrentes;

→ Se possível, conheça a frota e entenda os limites dos transportadores;

→ Invista em outras tecnologias que auxiliam na redução de custos;

→ Faça treinamentos periódicos;

→ Tenha controle dos gastos com o auxílio do guia Como organizar custos logísticos.

 

A gestão de transportadores quando feita corretamente, torna toda a operação mais prática e eficiente. Trabalhar com diversas transportadoras ao mesmo tempo pode ser possível com organização, eficiência e o auxílio de tecnologias. Com os avanços tecnológicos, investir em automação é o presente e o futuro das operações logísticas. Temos certeza que a sua empresa quer se destacar no mercado. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus colegas para que todos estejam alinhados e saibam como trabalhar com diversas transportadoras ao mesmo tempo.

download wordpress pluginswordpress plugins nulleddownload wordpress pluginswordpress themes nulledwordpress plugins crackedfree download wordpress themesfree download udemy tutorialudemy course free downloadwordpress themes crackedfree download lynda tutorial

Já vai? Que tal fazer um teste GRÁTIS no software antes?

INTEGRAÇÃO COM SOFTWARES PARCEIROS

Facilitar a comunicação entre o embarcador e suas transportadoras é a principal função do AgileHub (ferramenta de integração entre parceiros). Desenvolvido pela AgileProcess, o sistema agrega visibilidade nas entregas, controla com maior facilidade e entrega uma melhor experiência para o usuário. As informações a serem compartilhadas vão de acordo com as necessidades do embarcador (fotos, assinaturas, geolocalização e outros dados relacionados ao recebedor e à entrega dos produtos).
  • Integração entre transportadoras, distribuidoras e indústrias no padrão que a sua empresa necessita.
  • Automatização de comunicação entre diversos softwares.
  • Maior visibilidade nos eventos de entrega e coleta junto ao sistema do seu parceiro logístico.
  • Integração fácil, rápida e segura.

COMPROVANTE DE ENTREGA DIGITAL COM CERTIFICAÇÃO JURÍDICA

Diretamente no aplicativo, o entregador coleta a assinatura do cliente em um canhoto digital. É gerado um documento assinado pelo entregador que contém os dados da entrega, o canhoto digital assinado, a rota, geolocalização, entre outros pontos. Este documento é certificado juridicamente e qualquer alteração realizada posteriormente, torna-o inválido. Sua garantia é legal através da ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • Assinatura direto na tela do Aplicativo, sem impressão de papel
  • Autenticidade no documento, garantia de que o conteúdo não foi adulterado
  • Não repúdio, que faz com que seja impossível negar a autenticidade da mensagem.
  • Tempestividade, que mostra quando, onde e em qual horário aquele comprovante foi assinado digitalmente

Gestão de Entregas

Painel de Gestão:

acompanhar-entregas-em-tempo-real

Todas informações retornam automaticamente para o sistema de gestão da empresa, sem a necessidade de digitação ou qualquer intervenção humana, os dados ficarão disponíveis no painel de indicadores AgileProcess, onde, por meio de seus gráficos, a equipe poderá tomar decisões ágeis, precisas e desenvolver novas estratégias para o crescimento da empresa. Todas as principais informações são armazenadas e geram gráficos gerenciais que são mantidos e atualizados em tempo real.

  • Acompanhe a performance de cada motorista durante a jornada de entrega e coleta.
  • Veja em tempo real quais eventos estão em aberto, atrasados, cancelados e finalizados.
  • Indicadores de gestão atualizados de forma automática.
  • Tenha informações concretas para tomada de decisão.

Alerta o cliente VIA SMS:

Conforme estratégia definida pela empresa, o alerta via SMS manterá o cliente final informado sobre o status de sua entrega ou coleta via SMS, permitindo que o cliente colabore para um atendimento ágil e eficiente. Com a solução de alerta, o cliente também ajudará na antecipação de qualquer dificuldade para o recebimento, adiantando ações do SAC ou do próprio motorista. Evite revisitas ao cliente final com a solução de mensagem via SMS.

  • Ganhe minutos em cada evento de entrega e coleta.
  • Seu cliente estará pronto para receber o produto.
  • Seu cliente pode informar caso ocorra algum problema antes do recebimento, agilizando as ações da central para reorganizar a rota.
  • Diminuição no número de revisitas ao local de entrega e coleta.

Comprovantes de entrega digital

Ao efetuar a entrega, o comprovador digital AgileProcess entrará em ação. De forma simples e ágil, a ferramenta seguirá o processo conforme definido, solicitando a foto do canhoto da nota ou a assinatura do cliente, a leitura de um código de barras ou, ainda, complementando com alguma informação extra. O comprovante de entrega digital será encaminhado automaticamente para a central, permitindo que as etapas seguintes sigam em frente antes mesmo de o motorista retornar à base. O motorista pode registrar para a base o sucesso ou problema na hora da entrega ou coleta em tempo real.

Aplicativo para motoristas

Com todas as informações da rota no celular, o GPS mobile AgileProcess conduz o motorista ao local de cada entrega com facilidade. Sem perda de tempo ou erros, todas as entregas e coletas são executadas até o fim. O aplicativo informa as rotas mais econômicas e eficientes para o seu negócio. Caso tenha necessidade de alteração de rota, o motorista recebe a informação e o cálculo é feito automaticamente colocando o motorista em sua nova rota de entrega ou coleta.

Roteirização e Separação de entregas.

Por meio das informações extraídas automaticamente do sistema de gestão da sua empresa sobre todas as coletas e entregas que precisam ser realizadas, o AgileProcess geolocaliza os endereços, gera todas as rotas necessárias e otimiza a frota para a próxima jornada. Por ser integrado ao sistema de gestão, os romaneios são gerados com apenas um clique. Ao fim, o roteirizador encaminha a rota e todas as informações necessárias para a sua execução ao motorista, de forma que este é liberado para iniciar a sua jornada. Todo processo de Roteirização AgileProcess ocorre em poucos minutos e sem a necessidade de interferência humana, graças à tecnologia de ponta desenvolvida para utilizar inteligência artificial em seu processo. Antes de iniciar a roteirização o sistema ainda efetua a separação da carga conforme capacidade de cada veículo, gerando agilidade e segurança em cada entrega e coleta.
  • Fazemos a integração completa com o seu sistema de gestão, facilitando a implantação do produto e agilizando o seu processo de economia.
  • A separação de carga é feita de forma automatizada conforme capacidade de cada veículo.
  • O roteirizador monta a rota mais assertiva e econômica para suas entregas e coletas.
  • Um dos únicos produtos do mercado que utiliza inteligência artificial em sua composição.
  • Caso necessário as rotas podem ser alteradas em tempo real.
  • Tenha a previsão de chegada em cada evento de coleta e entrega.
  • Roteirize para diversos endereços ao mesmo tempo.
  • Tenha maior controle sobre os motoristas.