Em qualquer área, se destacar no mercado não é uma tarefa fácil. Muitas vezes leva anos, outras depende de investimentos e assim vai. Mas quem trabalha como transportador sabe que, para se destacar, é preciso muitas vezes fazer além do esperado.
Segundo levantamento recente de transportadores inscritos no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas, existem mais de 700 mil empresas ativas no Brasil, transportadoras e frotas registradas, entre autônomos, empresas e cooperativas, somando quase 2 milhões de veículos. Em um segmento que cresce ano após ano, o que a sua empresa está fazendo para ir além dos seus concorrentes?
Como ser um transportador destaque no mercado
Se o objetivo da sua transportadora é se destacar no mercado, separamos a seguir alguns pontos importantes que você deve avaliar e considerar para receber esse reconhecimento, confira:
- Defina o perfil do seu cliente
- Cumpra com o SLA
- Entregue dentro do prazo
- Analise e conheça os concorrentes
- Utilize tecnologias
- Tenha sua tabela de frete
- Aposte no marketing
Defina o perfil do seu cliente
Já ouviu falar que quem faz tudo não faz nada? Então, para ser um transportador destaque, é preciso definir o perfil dos seus clientes e suas principais dores, com base no que você consegue oferecer para eles. Dessa forma, a sua transportadora conseguirá se comunicar de maneira mais clara e eficiente com o público e, consequentemente, fará ótimas parcerias.
Após definir o seu cliente ideal, não esqueça de cultivar um relacionamento com seus clientes para garantir novas oportunidades de fretes. Trate-os com cordialidade, pois a fidelização deles pode gerar indicações valiosas da sua empresa para o mercado.
Cumpra com o SLA
O SLA (Service Level Agreement) é o acordo de nível de serviço estabelecido entre fornecedores e clientes para definir os processos e analisar o serviço prestado. No caso de transporte, ele se torna uma ferramenta eficaz para reduzir riscos e aumentar a segurança tanto do transportador, quanto do contratante, por conter detalhes de como será realizado o serviço e até mesmo medidas para cancelar o contrato.
Uma vez que a sua transportadora estabeleceu esses acordos com os fornecedores e com os clientes, é preciso garantir que tudo ocorra como previsto. Utilizar ferramentas para entregar dentro do prazo, embalagens resistentes e veículos com capacidade para carregar tais mercadorias, garantindo a qualidade do produto, dentre outros detalhes.
Dessa forma, ao cumprir com o combinado pelo SLA, sua transportadora será vista com bons olhos por seus clientes, que poderão indicar o seu serviço para outras empresas e, assim, aumentar ainda mais suas entregas.
Entregue dentro do prazo
Reforçamos esse tópico por sua importância. Além de garantir a satisfação do cliente, entregar dentro do prazo está diretamente ligado com o cliente do seu cliente, ou seja, o consumidor final. Ao realizar uma compra online, geralmente o e-commerce disponibiliza várias opções de frete, que chegam mais rápido ou que são mais em conta, por exemplo.
O consumidor escolhe a opção que será mais favorável para ele. Digamos que a compra é de um vestido para uma festa que irá acontecer em 10 dias. Se um dos prazos de entrega é de 5 dias e o outro de 8, certamente ele irá escolher a primeira opção.
Logo, se o transportador atrasar a entrega estará comprometendo um evento importante para o consumidor, mesmo sem saber. Com isso, o consumidor irá avaliar a transportadora de forma negativa, o que pode afetar significativamente os negócios se for algo corriqueiro.
Por isso, estabeleça alternativas para entregar dentro do prazo e esteja preparado para eventuais imprevistos. Mantenha uma comunicação eficaz e atualizada com o consumidor para avisá-lo caso aconteça qualquer atraso, pelo menos assim ele estará ciente.
Analise e conheça os concorrentes
Estar por dentro do mercado que está inserido é uma estratégia importante para entender tendências, conhecer os pontos fortes e fracos de seus concorrentes e como utilizá-los a seu favor. Lembra que quem faz tudo não faz nada? Então conheça as dores dos seus concorrentes e aposte em formas de não trazê-las para o seu negócio. Assim, além de você entregar um bom trabalho, também poderá alcançar entregas que são mais difíceis para outros transportadores.
Utilize tecnologias
Existem atualmente inúmeras tecnologias disponíveis para auxiliar o transportador a entregar melhor, mais rápido e mais em conta. Para ser um transportador destaque no mercado, você precisa conhecê-las e aplicá-las em sua operação, e assim melhorar os processos e atingir melhores resultados.
Destacamos aqui algumas tecnologias:
- Roteirizador de entregas: a ferramenta ideal para quem busca criar roteiros de entregas econômicos e eficientes. Com o auxílio de um roteirizador especialista, você poderá diminuir os quilômetros rodados no mês como a Copapel, entenda aqui.
- Comprovantes digitais: comprove suas entregas no momento exato em que foram recebidas pelo cliente. A comprovação digital, além de diminuir os custos com papel, traz mais agilidade para a operação.
- Gestão de entregas: depois de criar os roteiros de entregas, acompanhe em tempo real o andamento e a performance de cada motorista com um painel atualizado para a gestão de entregas. Com mais visibilidade para a operação, maior o controle e menor a chance de imprevistos para o transportador.
Tenha sua tabela de frete
Enviar valores de frete para os clientes sem muitas explicações não é a maneira certa para se destacar no mercado. O transportador deve levantar algumas informações importantes que alcancem os objetivos de quem irá contratá-lo, como os varejistas por exemplo.
Uma tabela de frete deve conter informações como:
- Modelo do veículo;
- Cubagem;
- Prazo de entrega;
- Distância percorrida;
- Combustível (que deve ser atualizado constantemente para evitar erros);
- Taxas e impostos.
Para saber mais sobre tabela de frete e evitar erros ao criá-la, confira mais informações aqui.
Aposte no marketing
Por último, mas não menos importante, apostar em marketing levará sua transportadora a outros patamares. Uma divulgação ampla será responsável por trazer novos clientes e melhorar a imagem da empresa no mercado.
Com a modernização, o potencial cliente certamente estará presente no digital, e por isso ter estratégias de marketing se torna ainda mais importante para aumentar a visibilidade da marca e atingir mais pessoas. Felizmente, as estratégias de marketing estão cada vez mais acessíveis, além de não envolver, necessariamente, altos custos.
Conheça algumas estratégias que podem fazer a diferença para a sua transportadora:
- Crie um site otimizado: não basta apenas ter um site na internet, é preciso que ele seja otimizado para as buscas de pesquisa, como o Google. Dessa forma, quando o seu cliente pesquisar por transportadora na sua cidade, por exemplo, você poderá aparecer em primeiro lugar.
- Tenha redes sociais que agradam: com o sucesso de muitas redes sociais, é importante estar inserido nelas, de forma positiva e abrangente. Conheça qual rede social seu público mais utiliza e crie campanhas para atrair mais seguidores qualificados e aumentar as suas vendas.
- Invista em anúncios: o Google disponibiliza uma ferramenta importante para quem possui orçamento e quer atingir um público mais específico. Investir em anúncios e palavras-chaves que fazem sentido para o seu negócio fará com que a sua empresa apareça em destaque quando um usuário pesquisar por esses termos.
- Não esqueça do marketing boca a boca: mesmo com tudo digital, indicações geralmente valem mais do que uma busca no Google. Por isso, tenha um bom relacionamento com os seus clientes para que estes indiquem a sua transportadora, tanto pelo serviço prestado quanto pelo atendimento no geral.
Agora é com você: seja uma transportador destaque no mercado
Temos certeza que, ao aplicar as dicas que apresentamos neste artigo, a sua transportadora ganhará mais reconhecimento no mercado. Por isso, não deixe de avaliar as necessidades e os pontos de melhoria para alcançar os objetivos do seu negócio.
Não esqueça que, ao pensar em ferramentas para rotas de entregas mais eficientes, a Agile é referência em otimização de entregas e visibilidade em tempo real. Fale agora mesmo com um especialista e entenda mais.
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