Calcular o valor do frete cobrado pelas transportadoras pode ser confuso. Os custos de envio de mercadorias variam conforme vários fatores envolvidos: dimensões e peso da embalagem, destino da remessa, serviços adicionais, cuidados especiais, prazos diferenciados, e muitos outros.
É importante que o gestor conheça cada fator e busque valores que tragam um resultado positivo para a empresa, mas sem prejudicar o consumidor. Para simplificar o processo, confira a seguir as principais informações que o transportador deve conhecer para calcular o valor do frete de suas entregas.
Tabela de frete ANTT
A tabela de frete da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) determina os valores mínimos para os transportes feitos no Brasil. Ela faz parte da Política de Preços Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas, instituída em 2018 após a greve dos caminhoneiros que paralisou o Brasil.
A tabela deve ser utilizada por qualquer transportador rodoviário, sejam empresas ou autônomos. Para simplificar o cálculo, utilize o seguinte passo a passo:
- Identifique a categoria da empresa e verifique a distância da entrega conforme a tabela.
- Com o valor do custo do quilômetro por eixo na faixa de distância, multiplique pelo número de eixos do caminhão que será utilizado.
- Por último, multiplique o valor pela quilometragem.
Por exemplo, em um transporte de carga frigorificada, com um veículo de 3 eixos e 220 km percorridos o cálculo fica: 0,83 x 3 = 2,49 x 220 = R$ 547,80 cobrado de frete mínimo. Além do frete mínimo, outras informações precisam ser avaliadas.
O que levar em consideração ao calcular o frete
Para determinar o tipo de frete usado pela transportadora, algumas características são levadas em consideração, como a forma de contratação, o tipo de frete e de carga e outras características variáveis que podem alterar o valor do frete cobrado. Confira:
Forma de contratação
CIF
Mais utilizado em negociações B2C, o Cost, Insurance and Freight ou Custo, Seguro e Frete trata os custos pelo transporte e todo o serviço como responsabilidade do vendedor. Ou seja, o vendedor se encarrega das despesas, do manuseio e do transporte dos produtos até o consumidor final. Assim, os custos já estão inclusos no preço dos itens, por isso o valor é cobrado no início da transação.
FOB
Free On Board, ou Livre a bordo, é o contrário do sistema anterior. Ele é utilizado principalmente em negociações B2B, em que o comprador assume os riscos e se responsabiliza por todos os processos logísticos. Neste caso, o pagamento é realizado apenas no fim do processo, quando os produtos já estão com o cliente.
Tipos de cargas
Carga fracionada
Carga fracionada é o nome da modalidade de transporte em que as mercadorias são transportadas em quantidades menores, não ocupam todo o espaço do veículo e possibilitam que cargas de outros clientes, que utilizam a mesma rota e tenham as mesmas características, sejam acrescentadas. Saiba mais aqui.
Carga fechada
Também conhecida como carga completa ou lotação, este tipo de carga é o oposto da carga fracionada. Nessa categoria, a carga transportada ocupa um volume maior do veículo, não sendo possível dividir a viagem com outros clientes. Em muitos casos, ela é utilizada para transporte de produtos químicos e cargas perigosas. A principal desvantagem é que o valor do frete é apenas de um cliente.
Tipos de frete
De forma simplificada, conheça quais são os tipos de frete considerados ao calcular o valor do frete.
Frete direto
Considerado como o tipo de frete normal, é uma das operações mais utilizadas, na qual a carga é coletada pela transportadora no remetente e levada até o destinatário.
Frete por subcontratação
Aqui o frete é terceirizado pela transportadora, sendo ela responsável apenas por gerenciar a logística de todo o processo.
Frete por redespacho
Nesse processo, nem todo o percurso é terceirizado. A transportadora coleta a carga e leva até um ponto e, a partir desse ponto, contrata um terceiro para finalizar o processo.
Características variáveis que influenciam no valor do frete
Cada característica da entrega influencia de alguma forma na hora de calcular o frete. Agora vamos entender outros detalhes, como distância, cubagem e outros.
Distância
Quanto mais longa a distância, mais cara fica a entrega. Nesse ponto, o transportador deve considerar o combustível gasto e as horas de trabalho. Um sistema de roteirização pode auxiliar na coleta dos dados e entregar relatórios precisos.
Peso e cubagem
É importante entender a diferença entre eles. Peso real é o peso da carga, já com a embalagem, enquanto o peso cubado é a relação de peso com o volume do produto. Saber essa diferença é o que vai definir qual dos dois levar em consideração ao calcular o frete.
Em cargas onde a cubagem é maior que o peso, o valor será referente a cubagem, já que o pacote ocupa um grande espaço no veículo. É o caso do algodão e papel higiênico, por exemplo. Por outro lado, consideramos o peso para o cálculo quando a carga não preenche o caminhão mas atinge o nível de peso máximo, como é o caso de alguns maquinários e madeiras.
Trajeto
O transportador deve avaliar o trajeto que será percorrido para coletar o produto no remetente até o destinatário final. Trechos sem pavimentos ou perigosos e rotas urbanas são pontos que precisam estar no radar do gestor. Com a ajuda de uma ferramenta de roteirização automática, as melhores rotas podem ser traçadas desviando destes tipos de terreno.
TDE – taxa de dificuldade de entrega
A Taxa de Dificuldade de Entrega é cobrada quando a entrega gera algum custo adicional ao transportador. Em geral, as situações que impactam na entrega e que podem resultar na taxa são:
- Envio de mercadoria fora do horário comercial, resultando em horas extras;
- Lista de exigências que aumentam o custo da entrega;
- Necessidade de mais pessoas para realizar o carregamento, descarregamento ou entrega;
- Filas que tornam a entrega demorada, atrasando outros trabalhos.
Os profissionais costumam seguir a orientação da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logísticas (NTC & Logística), que determina que o piso da TDE é de 20% do frete ou um valor mínimo de R$ 20.
Por fim, para realizar o cálculo do frete, além de considerar todas as informações anteriores, o transportador pode contar com sistemas que auxiliam na redução de custos do transporte e consequentemente no frete que será cobrado para o consumidor final. Um roteirizador de entregas e coletas, por exemplo, é um ótimo aliado na busca por redução de custos. Saiba mais aqui.
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